Pesquisa associa consumo de refrigerantes a comportamento violento em adolescentes
Consumo frequente da bebida foi associado a um aumento de 9% a 15% na probabilidade de se envolver em situações de violência
Pesquisadores americanos da Universidade de Vermont encontraram uma forte relação entre o consumo de refrigerantes e o comportamento violento entre adolescentes. O resultado do estudo mostrou que os jovens que bebiam mais de cinco latas de refrigerantes por semana — o que representou quase 30% da amostra analisada —eram mais propensos a portar uma arma e a ser agressivo com os colegas, familiares e namorados. O consumo frequente das bebidas foi associado a um aumento de 9% a 15% na probabilidade de se envolver em situações de violência.
A pesquisa, publicada na revista Injury Prevention, foi realizada em escolas públicas de Boston, e os entrevistados foram questionados sobre a frequência com que que bebiam refrigerantes e se envolviam em agressões. A análise foi utilizada para determinar o papel do consumo de refrigerantes neste comportamento. Os cientistas consideraram ainda fatores como sexo, idade, índice de massa corporal, padrões de sono, consumo de cigarro e álcool e a vivência em família.
A relação entre refrigerantes e violência poderia estar ligada ao açúcar ou cafeína presentes na composição destas bebidas, contudo, os cientistas não descartam a possibilidade de haver outros fatores responsáveis por esta ligação.
BEM-ESTAR DO CLICRBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário