sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

De olho no alho-poró

Parte de receitas sofisticadas, o vegetal contém substâncias que previnem doenças cardiovasculares




Com uma combinação única de flavonoides e nutrientes, o alho-poró é um alimento que traz sabor e saúde aos pratos. O vegetal, conhecido por fazer parte de receitas sofisticadas como risotos, quiches e cremes, tem propriedades digestivas, diuréticas, expectorantes e ainda ajuda a prevenir doenças como a arteriosclerose e a gripe –além de ser um ótimo descongestionante das vias respiratórias. Mas, conforme explica a nutricionista Ana Maria Bilotta, de São Paulo, pouca gente está habituada a prepará-lo, por isso ele não é presença frequente em todas as mesas.


Se você faz parte desse time, não se desespere. A nutricionista ensina como fazê-lo. De acordo com ela, se aproveita tanto o caule quanto as folhas. A única parte que deve ser retirada é a extremidade da raiz. Abra-o no sentido do comprimento até o centro para lavar bem o interior. Depois de lavar, a nutricionista recomenda cortar em fatias finas, ou cubos, e deixar descansar por cinco minutos. Segundo ela, agindo assim, você mantém as propriedades do alimento. Outra dica é escolher vegetais novos se for cozinhá-los no vapor. “É uma garantia a mais de maciez”, ensina.

Quanto às receitas, o ingrediente não fica restrito aos quiches e sopas. Ele pode ser consumido cru (cortado bem fininho) em saladas e patês, e cozido em massas, pratos especiais e sopas. Você também pode usá-lo recheado com queijo e tomates; para temperar carnes misturado a outras ervas; refogado com creme de leite para ser usado em massas; e até para dar um gostinho especial às batatas assadas. Para isso, misture o alho-poró com um pouco de leite. Deixe hidratar por alguns minutos. Jogue tudo sobre as batatas, com um pouco de alecrim, regue com azeite e leve ao forno.

Além de delicioso, o alho-poró também é rico em um flavonoide chamado kaempferol, eficaz na proteção dos vasos sanguíneos. “Essa substância ajuda na produção de ácido nítrico, que melhora a dilatação dos vasos sanguíneos”.



Outro componente importante do vegetal é o ácido fólico, uma vitamina do complexo B. “Ela previne doenças cardiovasculares, pois estabiliza os níveis de homocisteína, que em excesso, é fator de risco para doenças do coração”, explica a nutricionista.

Suflê de Alho-Poró



Ingredientes


1 colher de sopa de margarina

1 xícara de chá de leite desnatado

2 xícaras de chá de alho-poró em rodelas

3 colheres de sopa de farinha de trigo

4 gemas

4 claras em neve

sal a gosto

Modo de Preparo


Cozinhe as rodelas de alho-poró no leite por 5 minutos. Separe o alho-poró e reserve o leite. Em uma panela, derreta a margarina, junte a farinha de trigo e mexa bem. Junte lentamente o leite até engrossar. Adicione o sal e o alho-poró. Deixe esfriar, junte as gemas e, por último, às claras. Despeje em um refratário untado. Leve ao forno por 30 minutos ou até ficar dourado.



Escalopes ao Alho-Poró (para 4 porções)



Ingredientes



8 escalopes de carne de porco magra
farinha de trigo

80 g de manteiga

1 copo de vinho branco

sal e pimenta-do-reino a gosto

4 colheres (sopa) de óleo

4 alhos-poró

200 g de presunto



Modo de Fazer



Limpe, lave, elimine a parte verde dos alhos-poró e corte a parte branca em rodelinhas; reserve. Bata os escalopes levemente com o batedor de carne, passe-os na farinha de trigo e doure-os, de ambos os lados, em 30 g de manteiga derretida, aquecida e ligeiramente escura. Regue-os com o vinho branco, polvilhe-os com sal e pimenta-do-reino a gosto, diminua a chama e reduza lentamente o molho do cozimento. Enquanto isso, leve ao fogo uma frigideira com o óleo e a manteiga restante, adicione as rodelinhas de alho-poró e o presunto cortado em cubos.

Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto, banhe com um pouco de água e cozinhe, em fogo brando, por 20 minutos. Após esse tempo, despeje sobre os escalopes, deixe no fogo por alguns minutos e sirva bem quente com arroz branco. (Fonte: A Mesa)


Custom Editora
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário