Os cuidados com a higiene íntima são essenciais para evitar qualquer tipo de infecção, entre outros problemas que ameaçam a saúde da mulher. Mas além de observar com atenção este quesito, também é preciso ficar de olho na lavagem e conservação da roupa íntima.
Se for mal lavada, a calcinha se transforma no local ideal para o aparecimento de fungos e bactérias causadores de infecções vaginais e corrimentos. E não adianta tentar limpar a lingerie a seco, as calcinhas precisam de água e sabão.
Sabão de coco
Prefira o sabão de coco ou detergentes específicos para lavar lingerie e nada de produtos como alvejante, cloro e/ou água sanitária. O sabão em pó e o amaciante não representam uma ameaça, mas devem ser evitados porque contêm perfumes e corantes que podem provocar irritações na vagina. Lave sua lingerie sempre à mão. Algumas peças têm tecidos e detalhes muito delicados que podem estragar na lavadora. Separe as peças antes de lavar: brancas de um lado, coloridas de outro. Misturar tudo pode resultar em peças manchadas.
Não colocar de molho
Outra dica de como fazer a lingerie durar mais é não deixar as calcinhas de molho, principalmente se o tecido tiver cores fortes, pois isso também pode causar manchas.
Não torcer
Depois de lavar, não torça as peças, dê apenas uma espremida para retirar o excesso de água. Um truque para secar a calcinha mais rápido é enrolar em uma toalha e apertar. Deixe secar na sombra e evite usar a máquina de secar. Só recolha a lingerie do varal quando estiver bem seca, jamais guarde as peças se ainda estiverem úmidas.
Posso lavar as calcinhas no chuveiro?
As calcinhas podem sim ser lavadas no chuveiro, desde que depois elas passem pela lavagem convencional antes do uso. Ou seja, lavar a calcinha no chuveiro deve ser uma pré-higienização. Atenção também quanto à secagem: nada de deixar dentro do box do banheiro. O local é úmido e abafado, perfeito para que os fungos e bactérias se proliferem no tecido da calcinha.
O Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário