quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Região Sul tem maior incidência de câncer no país, segundo Inca
Em 2012, 91 mil novos casos devem ser registrados nos três estados. Segundo especialistas, as causas são o envelhecimento e os maus hábitos de vida, mas prevenção pode frear aumento

A Região Sul é a que concentra a maior incidência de câncer, proporcionalmente, no Brasil, segundo balanço divulgado pelo Ins­­tituto Nacional do Câncer e pelo Ministério da Saúde. Os dados são referentes a 2008 e 2009. Para 2012, os números são claros: deve haver aumento nos registros em todo o país.


Juntos, os três estados do Sul tiveram taxa de incidência anual da doença, em 2008 e 2009, de mais de 504 casos a cada 100 mil habitantes. No Sudeste, o índice ficou em 423 e, na Região Norte, em 159 – a menor entre as regiões brasileiras. Entre os estados, o Paraná foi o quinto colocado, com taxa de 437 pacientes.


Segundo ele, o câncer de estômago sempre foi relacionado ao consumo excessivo de sal e alimentos muito condimentados, mas hoje vem crescendo o número de casos associados ao uso exagerado de medicamentos para bloquear a produção de ácidos no estômago. “Quanto menor a acidez, maiores as chances de a pessoa ter o problema. Há alguns anos, notávamos uma redução na incidência, agora ela está subindo novamente.”


No caso do câncer de boca, os fatores de risco são tabagismo, principalmente pelo consumo de cigarros e cachimbos sem filtros; a ingestão exagerada de bebidas alcóolicas – quanto maior a ingestão e mais alto o teor alcóolico da bebida, maiores os riscos –; má higiene bucal e contato com HPV.

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário