Universitários bebem mais, diz OMS
Brasileiro bebe 24,4 litros por ano
A Organização Mundial de Saúde (OMS) divulgou em setembro um estudo sobre o consumo de álcool no mundo. Os dados brasileiros mostram que o consumo médio da população adulta é quatro vezes superior à média mundial. O levantamento indica que os homens brasileiros bebem até 24,4 litros de álcool por ano, enquanto que a média no mundo é de 6,1 litros. Já as mulheres bebem 10 litros em média.
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) também realizou recentemente um estudo sobre o uso do álcool entre os universitários das capitais brasileiras. Os dados apontaram que 80% dos entrevistados menores de 18 anos já beberam pelo menos uma vez na vida. Quase metade consumiu algum tipo de droga.
O Brasil conta hoje com quase 6 milhões de acadêmicos. O estudo da Senad contempla reposta de 18 mil estudantes vinculados a 100 instituições de ensino superior público e privado. Segundo o Ministério da Saúde, o abuso do álcool é responsável por 30% das ocorrências policiais, 20% dos acidentes de trabalho e 75% dos acidentes fatais de trânsito. De acordo com o psicólogo Dionísio Banaszewski, que há mais de 20 anos se dedica ao estudo e ao combate à dependência química, é raro conhecer alguém que não tenha ao menos experimentado bebidas alcoólicas antes dos 18 anos. "Isso acontece porque o consumo é incentivado em todas as situações sociais, mesmo dentro de casa. Via de regra, as pessoas começam a beber em casa", lembra. Banaszewski salienta que a dificuldade na fiscalização da venda de bebidas para menores não pode ser usada como pretexto. "Não é difícil fiscalizar. Diversos países, como o Chile, conseguiram grandes avanços a partir da fiscalização rigorosa", exemplifica. Dados do Ibope apontam que os comerciais de cerveja representam cerca de 80% de toda a propaganda de bebida alcoólica veiculada na TV. Aliado a isso, a OMS revela que a bebida preferida dos brasileiros é justamente a cerveja, com 54% da preferência.
No mundo, quase 2 bilhões de pessoas fazem uso de bebida alcoólica - apontada como agente causador de mais de 60 doenças e com participação em 3,8% das causas de morte. Segundo a OMS, 320 mil jovens entre 15 e 29 anos morrem ao redor do mundo, todos os anos, de causas relacionadas ao uso do álcool. Na comparação com outros países da América Latina, o Brasil aparece em terceiro lugar no consumo de álcool entre os adolescentes. Entre os brasileiros, 48% admitem consumir álcool.
C do Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário