Ahh, quem resiste a um bom chocolate???
Segundo um estudo inglês, o chocolate amargo, de cacau puro, reduz índices da pressão alta e infarto, combate a depressão, diminui as chances de derrame e ajuda evitar diabete. Também aumenta a produção de serotonina, que é uma substância do cérebro ligada à sensação de prazer e, com isso, alivia a depressão e a ansiedade. As calorias elevam os teores de endorfinas, o que explica a tal sensação de prazer citada pelos consumidores.
Além disso, descobertas científicas revelam que o alimento protege o coração, reforça as defesas do corpo e ainda auxilia no controle do apetite.
Mas é claro que você não deve começar a se entupir de chocolate só porque sabe que ele faz bem pra saúde, até porque ele é um alimento altamente calórico. Tudo o que é em excesso faz mal, e com o chocolate, não é diferente.
O recomendado para consumo é não ultrapassar o limite diário de até 30 gramas, em função dos altos teores de açúcar e gordura. Mas isso não é uma regra, pois depende das condições nutricionais individuais.
O chocolate meio amargo ou amargo são os mais saudáveis, pois possuem alta concentração de cacau. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. O menos indicado é o branco, pois ele não utiliza massa de cacau na sua composição e sim manteiga de cacau, açúcar e leite, portanto, é o mais calórico e gorduroso de todos.
Depois dessas dicas, é só escolher o chocolate de sua preferência e aproveitar os benefícios, sem exageros, é claro.
D C
Nenhum comentário:
Postar um comentário