segunda-feira, 13 de junho de 2011

Exercícios para dar fim à flacidez facial

Consequência do envelhecimento cronológico, a flacidez facial é inevitável. Mas assim como as rugas, ela também pode ter seu surgimento retardado. Se a flacidez já se instalou, ainda há maneiras de aliviar suas marcas. “Basta aliar hábitos saudáveis com a correta aplicação dos ativos apropriados”, garante a farmacêutica bioquímica e cosmetóloga, Joyce Rodrigues.

A especialista explica que o processo de flacidez facial é acompanhado do surgimento de rugas, sulcos e depressões na pele, principalmente nas pálpebras, maçãs do rosto, queixo, pescoço e na área ao redor da boca. A pele fica com aparência pouco firme, evidenciando partes caídas, ou seja, as áreas onde a flacidez é mais facilmente notada são pálpebras e maçãs do rosto.

“A melhor maneira de prevenir esse processo é utilizando cosméticos enrijecedores das fibras musculares, capazes de tonificar a pele, deixando-a mais firme e revigorada. Ter hábitos de vida saudáveis, como praticar esportes, não fumar e não se expor de maneira excessiva ao sol também são atitudes que fazem toda a diferença para retardar o processo de envelhecimento da pele”, garante Joyce.

Os primeiros sinais do problema aparecem a partir dos 35 anos de idade em 79% dos casos, esclarece a cosmetóloga. As principais causas são predisposição genética, falta de cuidado adequado e efeitos cumulativos do sol, além do envelhecimento natural. O estresse e o cigarro, porém, podem antecipar ainda mais o surgimento da flacidez.

O problema atinge todos os tipos de pele. Nas peles secas, porém, esse efeito pode ser mais precoce, pois a falta de hidratação deixa a pele sem nutrientes essenciais para a manutenção da beleza. “Ninguém deve esperar os sinais de flacidez para tratar da pele e quem tem pele seca deve cuidar-se o quanto antes”, adverte Joyce.

Passo a passo de exercícios para controlar a flacidez facial

PESCOÇO

Coloque a mão sobre a pele do pescoço fazendo uma suave pressão. Faça uma exagerada posição de “beijo” com os lábios, como se fosse beijar o espelho, forçando os cantos e relaxando o centro da boca. Continue alongando, até sentir uma sensação de formigamento. Lentamente, relaxe os lábios e sorria com os lábios juntos. Para finalizar, puxe os cantos da boca para baixo. Faça o exercício cinco vezes.

MAÇÃS DO ROSTO

Diga “ó” e “xix” 30 vezes seguidas.

PAPADA

Com a boca fechada, passe a língua pelo céu da boca. Repita dez vezes. “Esses exercícios darão resultado se forem praticados periodicamente e com atenção, de preferência toda noite. Aproveite aquele momento em que estiver vendo TV ou pensando na vida. Além disso, pratique exercícios físicos sempre que puder, pois estará trabalhando toda a musculatura. Lembre-se: músculos saudáveis, pele saudável”.

Da Latta
Especial para o Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário