Consumo de álcool interfere na função reparadora do sono
Um estudo sobre a relação entre o sono e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) mostra que o consumo de uma dose de bebida alcoólica pode interferir nas funções reparadoras do sono. O estudo foi publicado no periódico Alcoholism: Clinical & Experimental Research.
“Embora existam estudos de VFC, neste descrevemos os efeitos do álcool sobre o sistema nervoso parassimpático (SNP) durante o sono. E mostramos que beber pode levar à insônia”, diz o neuropsiquiatra Yohei Sagawa, da Universidade de Akita, no Japão.
O sistema nervoso parassimpático, ou autônomo, é responsável por estimular as ações que permitem ao organismo responder a situações de calma, como dormir. Essas ações são a desaceleração dos batimentos cardíacos, diminuição da pressão arterial, da adrenalina e de açúcar no sangue.
Para chegar aos resultados, Yohei e sua equipe reuniram dez voluntários, todos homens com idade média de 22 anos. Eles ofereceram aos participantes três doses diferentes de bebidas alcoólicas em intervalos de três semanas. Ao grupo controle foi oferecida uma bebida sem álcool; a outro grupo, uma dose de 0,5 g (dose baixa); e a outro, uma dose de 1 g (dose alta). Todos beberam a dose quase uma hora e meia antes de dormirem e o seu sono foi acompanhado pela equipe por meio de eletrocardiograma e polissonografia.
Os resultados mostraram que quanto maior a dose, maiores os efeitos sobre o SNP. “As consequências negativas para a saúde podem ser muito maiores. A interferência na atividade do SNP está associada à insônia, que inclui a dificuldade para dormir e manter o sono, para acordar cedo e sonolência diurna”, diz Sagawa. “A ingestão de álcool interfere na qualidade do sono e em seu papel restaurador, e essas consequências negativas podem ser maiores durante a ingestão crônica de álcool”.
Para o autor, os resultados são importantes, principalmente para o desenvolvimento de novos tratamentos de distúrbios físicos e psicológicos relacionados ao consumo de álcool.
Com informações da AAAS
BAND
Nenhum comentário:
Postar um comentário