quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Brasileiros gastam mais do que ganham
Pesquisa mostra que 53% das famílias têm despesas acima da renda. No entanto, número de brasileiros que poupam aumentou




O brasileiro está ficando cada vez mais endividado. Com o crescimento da renda e maior acesso ao crédito, o consumidor passou a comprar novos produtos e gastar mais do que recebe de rendimento.


De acordo com pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel em cerca de 8,2 mil domicílios do país, 53% das famílias têm despesas acima da renda obtida. Em geral, o brasileiro gasta em média R$ 2.171, valor superior à renda média de R$ 2.146.



Com a estabilidade econômica, muitos brasileiros começaram a consumir em maior quantidade outras categorias de produtos, como sorvetes e iogurtes, e também bens duráveis. “É um alerta. Mesmo com a alta de preços, eles não querem abrir mão dessas conquistas”, afirma Christine Pereira, diretora comercial da Kantar Worldpanel.



O levantamento mostra, por outro lado, que o endividamento é uma preocupação para as famílias. A parcela de brasileiros que pretende guardar dinheiro cresceu de forma expressiva do ano passado para cá. Em 2011, o índice chegou a 69%, bem superior aos 56% registrados em 2010.



“Em 2009, o percentual era 28%. É a primeira vez em três anos da pesquisa que a intenção de poupar no Brasil supera a média da América Latina, de 64% este ano”, diz a executiva.
 
Band

Nenhum comentário:

Postar um comentário