quinta-feira, 30 de junho de 2011

A internet pode ajudar na perda de peso?
Saiba mais


Estudos indicam que os programas via web funcionam


As pessoas tendem a perder um pouco mais de peso com a ajuda proporcionada pela internet do que com programas tradicionais de perda de peso, afirma um estudo japonês, que afirma também que combinar a internet com encontros pessoais parece ser a opção mais eficaz. Com o aumento da obesidade, tornaram-se comuns as tentativas de aproveitar as informações da internet para a perda de peso, principalmente porque acredita-se que isso seja mais fácil e barato. Mas embora o estudo, que envolveu uma análise de 23 estudos anteriores e foi publicado no Jornal Internacional da Obesidade, realmente tenha observado um impacto positivo da presença na internet na rotina das pessoas, o efeito geral foi pequeno.


"Programas de tratamento baseados na internet são atraentes nos cuidados preliminares por causa de sua capacidade de atingir um bom número de indivíduos a baixo custo", escreveram os pesquisadores, comandados por Hirohito Sone do Instituto de Medicina Clínica da Universidade de Tsukuba em Ibaraki, no Japão.


Em geral, pacientes envolvidos em programas relacionados à internet pederam em média 3,3 quilos a mais que participantes de programas tradicionais, descobriu o grupo.


A internet foi usada de várias formas, incluindo instruções individualizadas, comunicação com instrutores de estilo de vida, aconselhamento e registro de ingestão de alimentos.



Ademais, os programas diferiam na quantidade de uso da internet dos participantes.


Porém, os pesquisadores descobriram que os métodos mais eficazes são os que combinam internet e encontros pessoais.


Por exemplo, quando a internet substituiu os aconselhamentos presenciais, as pessoas acabaram ganhando até 6,6 quilos, em média, do que outros que não tiveram "ajuda" pela internet.


No entanto, quando os programas combinaram internet e aconselhamento, os participantes acabaram 4,4 quilos mais leves que pessoas que não usaram a Web.

Reuters 
Foto: Getty Images
Promoção de edredons na Verità Moda

Verità Moda, na Avenida Getúlio Vargas entre o Palácio dos Esportes e o Hotel Soprana.


Telefone 3322 8535
Genes associados à magreza têm relação com doenças do coração
Variantes do gene IRS1 reduzem a gordura sob a pele, mas não eliminam a gordura em torno dos órgãos




Genes relacionados à magreza estão sendo ligados a problemas cardíacos e diabetes tipo 2, problemas geralmente associados ao excesso de peso. O estudo realizado pelo Conselho de Pesquisa Médica do Reino Unido e publicado na revista Nature Genetics sugere que variantes do gene IRS1 reduzem a gordura sob a pele, mas não eliminam a gordura mais perigosa — que fica em torno de órgãos como o coração e o fígado.


Os pesquisadores, segundo a BBC News, analisaram os genes de mais de 76 mil pessoas. A ligação entre as variantes genéticas e as condições comprovadas pelo estudo seriam mais forte nos homens.


A médica Ruth Loos, que conduziu a pesquisa, admitiu que a descoberta foi intrigante.


— Não são somente os indivíduos acima do peso que podem estar predispostos a essas doenças metabólicas, da mesma forma que magros não devem supor que são saudáveis com base apenas na sua aparência — disse.


De acordo com Ian Frame, diretor de pesquisa da ONG Diabetes UK, o estudo pode lançar luz sobre a razão pela qual 20% das pessoas com diabetes tipo 2 tem um peso saudável.


Os especialistas afirmam que, apesar da constatação não amenizar o fato de que a obesidade é maléfica para a saúde do coração, o resultado é um alerta para que as pessoas magras não descuidem da saúde.




BEM-ESTAR
CLICRBS
Brócolis pode ser aliado na luta contra o Alzheimer
Cientistas investigam o poder do brócolis na defesa de células vitais do cérebro humano


Cientistas da Dundee University investigam as propriedades benéficas do brócolis contra o mal de Alzheimer, segundo informou o jornal britânico Daily Mail nesta terça-feira (28).


O sulforafano presente no vegetal e também encontrado na rúcula, couve e repolhos, foi definido como um importante agente de defesa do corpo e de células vitais do cérebro contra os radicais livres.


Os pesquisadores concluíram que um produto químico derivado do vegetal pode ajudar o órgão a se manter ativo e em pleno funcionamento na velhice. Sendo assim, pílulas baseadas nesta química podem ser ainda mais eficazes ainda do que ingerir o próprio brócolis, uma vez que o efeito biológico causado pelo alimento varia de pessoa para pessoa.


Espera-se que o produto possa retardar ou até mesmo parar a progressão da doença de Alzheimer e que remédios similares também possam atuar no combate a outros tipos de doenças como Parkinson, derrame e câncer.


Terra

domingo, 26 de junho de 2011

Fio emana é a nova promessa para reduzir celulite
Material é usado em calcinhas, bodies, bermudas e tops e já foi aprovado pela Anvisa

Na hora de escolher a lingerie, as mulheres querem conforto e beleza, mas se puderem usufruir de um benefício a mais, como diminuir a celulite, por exemplo, fica perfeito. É o que prometem as peças produzidas com o fio emana, da Rhodia. Grandes marcas apostam em uma variedade de calcinhas, bodies, bermudas, tops. Tudo para ajudar a reduzir o famigerado efeito casca de laranja na pele. A promessa é redução de um grau de celulite a cada 60 dias. Mas pra isso é necessário usar peças fabricadas com o fio milagroso durante 6 horas diárias, no mínimo.


O processo no organismo parece simples. O calor emitido pelo corpo ao entrar em contato com o tecido faz com que sejam emanados cristais bioativos. O calor é devolvido ao corpo na forma de raios infravermelhos longos, ativando a microcirculação e diminuindo os sinais de celulite.


E não foram poucas as peças apresentadas no maior evento voltado ao mercado de roupas íntimas, o Salão de Moda Brasil, em São Paulo. Grande parte delas deve chegar ao mercado em agosto, mas já tem uma legião à espera da tecnologia que promete milagres.




Embora não haja toxidade, porque o processo desencadeado é físico, e nenhum material estranho à pele é expelido, o fio entra na área da cosmética e foi submetido à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Outra presença forte no salão foram as peças que deixam o corpo com as curvas marcadas e colocam cada gordurinha em seu lugar. O apelo estético fica por conta do que não se vê, como cortes a laser e ausência de costuras.


DONNA DC
Câncer de próstata deve ser encarado como um problema do casal
Disfunção erétil, comum no tratamento, é um problema que deve ser encarado junto


Se um diagnóstico de câncer já assusta, o de próstata causa ainda mais insegurança. O tema é tratado como tabu, sobretudo no que se refere à manutenção da potência sexual do paciente. Ter o apoio da companheira, nesta hora, é de suma importância.


— O câncer de próstata tem de ser encarado como um problema do casal, especialmente por conta desses mitos que envolvem a vida sexual do paciente — afirma o consultor Ewaldo Endler, presidente da Associação pela Saúde da Próstata.


De acordo com Endler, o fantasma da impotência torna a carga emocional ainda mais aguda. Por isso, ele recomenda que o casal vá junto às consultas para que os dois saibam o que é a doença e quais os seus riscos. Segundo Oren Smaletz, coordenador de pesquisa clínica em oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein, o diagnóstico precoce é fundamental, já que quando a doença se concentra na próstata, as chances de cura são mais altas.


— Quando chegam em metástase, a cura é só virtual. Entre aqueles que têm câncer de próstata, 30% a 40% terão a doença na forma metastática.


É essa última perspectiva que afeta a autoimagem masculina de forma mais nociva. O tratamento primevo para os que já têm câncer em metástase é a hormonioterapia, que inibe a produção de testosterona e é eficaz em 30% dos pacientes, por mais ou menos dois anos. Apesar de garantir a sobrevida, sem testosterona não há libido, e isso pode ser um agravante no relacionamento.


— Nessa hora é que a mulher precisa ter paciência e um amor especial, já que, em geral, o homem não tem relações sexuais — diz Antônio Buzaid, chefe geral do Centro Avançado de Oncologia do Hospital São José.


Um dos efeitos colaterais dos tratamentos contra o câncer de próstata é a impotência sexual. Tanto na cirurgia de retirada, que pode atingir nervos que controlam a ereção, quanto na hormonioterapia, que inibe a produção de testosterona, o paciente acaba não conseguindo mais manter o pênis ereto. Essas disfunções também podem ocorrer de outras formas e, nesses casos, a compreensão da mulher é ainda mais necessária.


O urologista João Abdo afirma que as reações femininas são muito variadas. Assim como o homem, elas também colocam o sexo como parte fundamental da relação e, quando o parceiro apresenta alguma disfunção erétil, muitas se sentem responsáveis, acreditando que deixaram de ser interessantes para seus maridos.


— Algumas também pensam que o companheiro mantém outro relacionamento. O grande problema é que, nesses momentos, a vergonha dos homens é tamanha que as companheiras acabam não sabendo o que está ocorrendo de fato — ressalta Abdo.


Há hoje no mercado medicamentos capazes de melhorar o cotidiano de pacientes em estágio avançado. Em 2011, foi lançado o Cazabitaxel (comercializado com o nome fantasia de Jevtana), um inibidor dos microtúbulos responsáveis pela mitose das células cancerígenas e que reduz ainda mais o risco de morte nesses casos.


O teste padrão


O PSA é um ingrediente do sêmen produzido pela próstata e suas taxas são normais no sangue. Para detectar alterações é feito o teste antígeno prostático. O resultado indicará a necessidade de tratamento.


Em homens saudáveis, as taxas são:


- 2.5 mg/ml, para homens entre 40 e 50 anos;


- Até 4.0 mg/ml, para homens entre 50 e 60 anos;


- Nível de PSA maior que 4.0mg/ml pode indicar câncer de próstata.


CADERNO VIDA ZH
Pulseira que promete estimular desejo sexual chega ao Brasil
Acessório que libera feromônios não possui eficácia comprovada


Se você está solteiro(a) e busca soluções milagrosas para encontrar um novo amor, talvez se interesse por um produto que chegou recentemente ao mercado de itens eróticos no Brasil. Trata-se da "Pheromone Bracelet Erotic Stimulant Attractant", uma pulseira feita de silicone com "feromônios 100% infundidos".

De acordo com o fabricante, ao utilizar a pulseira, uma reação das glândulas que produzem o suor é ativada, o que permite a liberação de feromônio, substância química que funcionaria como um "atrativo sexual natural".


Entretanto, há um alerta para quem pensa em comprar a pulseira milagrosa. A eficácia dos feromônios para estimular o desejo sexual em seres humanos ainda não é comprovada por pesquisadores do assunto. Em suma: para atrair alguém, vale mais investir mais em si próprio(a) do que optar por fórmulas que garantem benefícios instantaneamente.


DONNA ZH ONLINE
Veneno de aranha pode ajudar na cura da impotência sexual



Foi dado mais um passo para o combate à impotência sexual. Estudos realizados por cientistas da Universidade Federal de Minas Gerais mostraram que o veneno da picada da aranha-armadeira (Phoneutria nigriventer) em camundongos faz com que os animais tenham ereção persistente e involuntária.


Além disso, uma das toxinas do veneno se mostrou dez vezes mais eficaz do que a morfina no tratamento da dor, com menos efeitos colaterais, como confusão mental.


Segundo os cientistas, o veneno da aranha seria bom até para arritmias cardíacas (melhora ritmo e frequência das batidas do coração) e para o tratamento de isquemias cerebral e na retina (diminui morte de células e reestabelece funções de neurônios).


As toxinas ainda não foram testadas em humanos.


O Dia
Mulungu: remédio natural combate a ansiedade e ajuda a diminuir o apetite
Chá é usado como sedativo natural, pois estabiliza o sistema nervoso central




Distúrbios como síndrome do pânico, depressão e stress atingem uma fatia cada vez maior da população. Consequentemente, aumentam as vendas de medicamentos. Apesar desses males serem reflexo da vida moderna é na milenar sabedoria popular que estão as melhores alternativas: os remédios naturais.


O mulungu, árvore encontrada no Nordeste do país, é usada há muito tempo como sedativo natural, pois estabiliza o sistema nervoso central.


Além do combater a insônia, o chá é eficaz para diminuir a ansiedade pela comida, segundo a nutricionista Bettina Moritz. Ela recomenda a ingestão de três xícaras do chá por dia. A planta medicinal também em efeito antioxidante, que fortalece o fígado, além de regular os ritmos cardíacos.


Ritmo acelerado


Boa parte dessas doenças são causadas pela rotina atribulada, pelo bombardeamento constante de informações e pela falta de prioridade que é dada para a saúde, principalmente a mental.


O resultado é visto nos 23 milhões de brasileiros, 12% da população, que precisam de algum atendimento em saúde mental, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria de 2010.


Donna DC
Estudo: batata chips é a maior causadora de aumento de pesoO grande monstro da dieta dos americanos é a batata chips

Segundo pesquisa da consagrada universidade de Harvard, dos Estados Unidos, publicada nesta quinta-feira no New England Journal of Medicine e reproduzida pela Fox News, o alimento traz mais malefícios que refrigerantes, doces e sorvetes. O motivo? Ninguém consegue comer apenas uma.


A obesidade é um grande problema nos EUA. Dois terços dos americanos adultos estão acima do peso ou são obesos. A pesquisa traz a solução: coma mais frutas, vegetais, grãos integrais e nozes. Corte batatas, carne vermelha, doces e refrigerante.


Médicos analisaram a mudança na dieta e estilo de vida de 120 mil pessoas. Todos não eram obesos no início. O peso dessas pessoas foi medido a cada quatro anos em duas décadas e, em média, os participantes ganharam 17 quilos durante 20 anos. Para cada período de quatro anos, as escolhas alimentares contribuíram para quase 4 quilos.


Batata chip foi o maior agressor da dieta. Cada dose diária, contendo cerca de 15 batatinhas e 160 calorias, levou o aumento de 1,69 quilos ao longo de quatro anos. Refrigerante adicionou um quilo nesse período. Comer mais frutas e verduras não ocasionou ganho de peso.


Terra
Foto: Getty Images
Atenção: bactérias e insetos podem contamiar seu travesseiro
Travesseiros são ambientes ideais para fungos e bactérias


É assustador, mas cerca de 1/3 do peso do travesseiro pode ser composto por pele morta, poeira, insetos e suas fezes. Acontece que os travesseiros são o ambiente ideal para organismos causadores de doenças como lepra, catapora, difiteria e gripe, segundo cientistas disseram ao Daily Mail desta quinta-feira (23).


Enquanto alguns insetos procuram os ambientes hospitalares e o clima tropical para se reproduzirem, outros encontram na sua cama o conforto ideal para viver, segundo o médico Arthur Tucker, após estudar centenas de travesseiros utilizados por pacientes do Barts e do London NHS Trust, hospitais ingleses.


Testes realizados pela equipe do médico encontraram altos índices de contaminação na parte externa dos travesseiros e, nos que apresentavam rasgos, a contaminação também estava no interior do acessório. Alguns possuíam bactérias como a E.coli, que tem levado diversos pacientes ao óbito na Europa, enquanto outros tinham germes que causam de infecção urinária a problemas respiratórios graves.


Tucker descobriu ainda que os tecidos de alguns travesseiros de hospitais possuem mais de um milhão de bactérias por milímetro, como a Staphylococcus hominus, que causa infecções severas em pessoas de baixa imunidade. "A presença destes organismos significa que eles podem ser transmitidos entre os pacientes", explicou o médico.


Mas o problema não está limitado apenas aos hospitais. Segundo Tucker, mais de 1/3 do peso do travesseiro é composto por células de pele morta, poeira e ácaros. "Travesseiros são ótimos para cultivar bactérias, porque têm espumas que absorvem os fluídos corporais, ricos em vários nutrientes, além de manter uma ótima temperatura por estar próximo ao corpo", disse Duncan Bain, diretor técnico do laboratório Gabriel Scientific.


"E apenas trocar a fronha não é suficiente, porque muitas bactérias e insetos já estão no interior do acessório", contou Tucker.


Dicas para minimizar o problema


- Quem sofre de alergias respiratórias pode adotar travesseiros sintéticos ao invés daqueles feitos de penas, pois possuem capas anti-alérgicas.


- Para matar germes e bactérias, lave o travesseiro com água a 60°C ou deixe-o no freezer por 24 horas.


-O ideal é lavar o acessório a cada três meses no ciclo leve da máquina de lavar. Coloque dois travesseiros por vez, para balancear o peso, use pouco sabão e enxágue duas vezes.


- Coloque os travesseiros para tomar sol sempre que possível. Bactérias e fungos gostam de ambientes úmidos.


- Para saber se é hora de trocá-lo, dobre-o ao meio e coloque um livro em cima. Se o livro voar e o travesseiro voltar à forma afofada, então ainda pode ser usado.




Terra
Foto: Getty Images
Estudo da ONU aponta uso abusivo de analgésicos no Brasil
Relatório da ONU sobre o consumo de drogas no mundo também constatou que 900 mil brasileiros são usuários de cocaína



Enquanto o mercado mundial de cocaína, heroína e maconha diminui ou se mantive estável, a produção e o abuso de opioides (analgésicos) de prescrição e de novas drogas sintéticas aumentaram, apontou o relatório sobre o consumo de drogas no mundo divulgado nesta quinta-feira pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc).


De acordo com os dados, "uma alta prevalência de uso não médico de opioides (analgésicos) de prescrição foi relatado pela Costa Rica, Brasil e Chile".


Segundo o relatório, os medicamentos do grupo dos opioides, em especial aqueles à base de codeína (substâncias indicadas para dores causadas por tumores ou dores fortes após intervenções cirúrgicas), prevalecem na América do Sul, América Central e Caribe.


Entre a população de 15 a 64 anos, 4,8% das pessoas consumiu alguma substância ilícita pelo menos uma vez em anos anteriores. Ao todo, o uso de drogas ficou estável. No entanto, houve um aumento da demanda por substâncias fora do sistema de controle internacional, como as piperazinas e a catinona.


O representante do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes no Brasil, Bo Mathiasen, afirmou que o principal problema do consumo abusivo das drogas lícitas é o controle por parte das autoridades.


— O risco principal dos sintéticos é o uso não controlado do medicamento. Precisa de observação e monitoramento médico, mas a pessoa cria dependência. O Brasil tem feito vários esforços no controle. No mercado europeu, as drogas sintéticas são vendidas pela internet.


O documento da ONU indicou que o "uso de cocaína agora é geralmente percebido como estável na América do Sul e Central". O relatório divulgou que 900 mil brasileiros são usuárias de cocaína.


Argentina, Chile e Uruguai são países que continuam com alta prevalência de uso de cocaína entre a população geral. Juntos, Brasil, Argentina, e Chile somam dois terços dos usuários de cocaína na América do Sul, América Central e Caribe.


"Contudo, o Brasil tem uma taxa de prevalência menor de 0,7% da população entre 15 e 64 anos".


ZERO HORA
Cientistas desenvolvem vacina contra o câncer
Testada em ratos, ela estimulou o sistema imunológico a atacar tumor


Cientistas americanos e britânicos desenvolveram uma vacina contra o câncer, tudo baseado na certeza de que a melhor compreensão do código genético seria uma forma de combater a doença. A notícia é do jornal Hoje, da Rede Globo.

O estudo, realizado em parceria pela Universidade de Leeds, na Inglaterra, com a Clínica Mayo, nos Estados Unidos, foi publicado no periódico especializado Nature Medicine.

Eles analisaram o DNA de um câncer de próstata em ratos e isolaram determinados genes. Esses genes foram incorporados às vacinas.


No estudo, assim que recebeu o medicamento o organismo começou a produzir proteínas que combateram o câncer, ou seja, a vacina estimulou o sistema imunológico e induziu o corpo a atacar o tumor.


Pesquisadores dizem que a técnica pode ser usada para combater outros tipos de câncer como, por exemplo, de pele ou mama.


A NOTÍCIA
"É falsa a ideia de que dormir é perda de tempo", diz especialista em sono
Dormir menos de 6 horas afeta julgamento e velocidade de reações

Sono aumenta em três vezes o risco de acidente de trânsito após as 22 horas


A sociedade atual vive em privação de sono, com média de menos de 7 horas dormidas por noite. E isso pode acarretar graves danos à saúde. "É falsa a ideia de que dormir mais é perda de tempo, durante o sono ocorrem importantes ajustes no organismo", defende Geraldo Lorenzi Filho, chefe do Laboratório de Investigação de Doenças do Sono do InCor, durante o 7 º Congresso Brasileiro Cérebro, Comportamento e Emoções, que ocorre em Gramado, Rio Grande do Sul.


O doutor da Faculdade de Medicina da USP explica que, quando dormimos, a temperatura corporal cai de 37° C para 35° C, a pressão cai 10% e também há diminuição do tônus muscular. Durante o sono REM, o cérebro está acordado enquanto o corpo dorme. Hormônios como o do crescimento e a melatonina são produzidos, e a memória é organizada. Os aparelhos circulatório e respiratório descansam.


"Hoje temos academias que abrem 24 horas, aí reservamos tempo para fazer uma atividade física para 'o bem da saúde' em detrimento do sono, mas dormir também deveria ser prioridade para se ter qualidade de vida", ressalta Mônica Andersen, pesquisadora do Instituto do Sono em São Paulo.


Nos homens, o sono provoca principalmente sonolência durante o dia; já nas mulheres, o cansaço é a sensação principal, enquanto as crianças tendem a ficar mais hiperativas.


Além disso, dormir menos do que o corpo precisa (e isso varia de pessoa para pessoa -algumas podem precisar de nove horas enquanto outras ficam bem com seis horas de sono) nos deixa mais sensíveis a dor, diminui a capacidade mental e a memória, aumenta a ansiedade e a obesidade, reduz o nível de alerta e, assim, crescem os erros por omissão. Dormir menos de seis horas consecutivas afeta a coordenação, julgamento e velocidade de reação.


E não adianta tentar compensar a correria do dia-a-dia dormindo até tarde no final de semana. "Existe débito de sono, mas não existe crédito, de você dormir muito e acumular para gastar durante a semana. Claro que é melhor do que não dormir o ideal também nestes dias", explica o neurocientista Fernando Louzada, da Universidade Federal do Paraná. Ele lembra ainda que é preciso cuidado para não acordar tarde, - indo assim dormir tarde no sábado e domingo, começando a segunda-feira com sono.


Que tal a promessa de segunda-feira ser dormir mais esta noite para começar melhor a semana?


UOL Cinência
Gramado  RS
Alívios para dor ciática
É possível minimizar essa dor tão comum nas costas e pernas




Como todo mundo que já sofreu dessa dor sabe, o nervo ciático não é nem um pouco tímido na hora de chamar a nossa atenção porque está irritado. O nervo ciático, que vai da lombar até a parte anterior das coxas, pode causar uma dor repentina e abrupta ou uma dormência mais branda que vai da lombar até as panturrilhas, e que se intensifica quando espirramos.


A dor ciática pode ter diferentes razões e a prática de Yoga pode nos ajudar a identificá-las, diz Dina Amsterdan, fundadora do Inner Yoga em San Francisco. “O Yoga ajuda porque o praticante passa a ouvir seu próprio corpo”, diz ela.


O nervo ciático é o mais longo no corpo, o que dificulta encontrar a origem da dor. Os músculos ao redor da junta sacroilíaca – o ponto entre o sacro e a pelve – podem ter um papel no surgimento da dor ciática, diz Amsterdan. O pulo do gato é tentar diferentes posturas e observar quais trazem mais alívio.


Esta série de Amsterdan alonga os isquiotibiais e rotadores externos do quadril, criando espaço na junta sacroilíaca. Ela também enfatiza a importância da respiração, da consciência e de ser compassivo consigo mesmo. “Muitos problemas lombares estão ligados ao estresse. Quando estamos relaxados, a lombar também relaxa", diz ela.


Sintonize-se com a compaixão


Comece a sequência deitado de costas por alguns minutos, com as panturrilhas sobre o assento de uma cadeira e as mãos sobre o abdome. Observe a sensação na lombar e no quadril. Se estiver sentindo uma dor ciática intensa, tenha cuidado ao fazer as posturas, permitindo-se um tempo entre elas para observar como se sente. Permanecendo nas posturas de cinco a dez respirações em cada lado. Quando terminar, repouse novamente e observe-se.


Yoga Journal
Terra
Meia taça de vinho por dia aumenta risco de câncer de mama
Fica por conta de a mulher fazer seu próprio julgamento. As que têm um forte histórico familiar de câncer de mama poderiam considerar diminuir o consumo


Às apreciadoras de vinho, uma má notícia: apenas meia taça por dia pode aumentar o risco de câncer de mama. A constatação é de uma pesquisa em andamento da Universidade de Oxford, na Inglaterra, divulgada pelo médico Sir Ian Gilmore. Os dados são do jornal inglês Daily Mail.


O levantamento com mais de 1 milhão de mulheres mostrou que ingerir 10g de álcool (uma unidade de álcool ou meia taça de vinho) diariamente eleva a chance de desenvolver a doença em 10%. Segundo o jornal, uma taça grande servida em bares e restaurantes contém normalmente 2,3 unidades e, uma pequena, 1,7.


Gilmore admitiu que a probabilidade de câncer de mama atribuída a beber pouco é pequena. "Fica por conta de a mulher fazer seu próprio julgamento. As que têm um forte histórico familiar de câncer de mama poderiam considerar diminuir o consumo", disse ao jornal.


Especialistas explicam que ingerir qualquer bebida alcoólica em excesso pode aumentar o risco da patologia porque altera os níveis hormonais, como o do estrogênio. Caso tenha células precursoras de câncer, essas taxas elevadas podem favorecer a multiplicação delas.


Ponto a Ponto Ideias
Foto: Getty Images
Terra
Benefícios dos probióticos para as mulheres
As bactérias boas são aliadas da saúde das mulheres de todas as idades


Os probióticos são aliados do corpo de mulheres de 0 a 100 anos. Além de agir na prevenção de alergias dos fetos em mulheres grávidas, na melhora das defesas imunológicas, na digestão e no trânsito intestinal, um estudo publicado na Clinical Infectious Diseases, em abril deste ano, sugere o consumo de probióticos para curar infecções urinárias e ginecológicas de uma forma natural, sem recorrer a antibióticos.


Os alimentos probióticos são velhos conhecidos das mulheres, que recorrem às chamadas “bactérias boas”, encontradas em iogurtes e em complementos alimentares lácteos, até para passar no cabelo e da pele. No entanto, não havia comprovação científica de que esses alimentos pudessem ajudá-las nos casos de infecções íntimas. Agora as mulheres podem contar com mais um aliado no tratamento desses sintomas.


Em uma palestra sobre a importância dos probióticos para a ginecologia, o médico francês Jean-Michel Delange disse que os lactobacilos tem um papel essencial que permite a manutenção da acidez natural da vagina e bloqueia a proliferação de micróbios. “A flora vaginal contém microorganismos e bactérias. É como se fosse um ecossistema que pode sofrer com invasões infecciosas”, afirma. “Com a ajuda dos probióticos, mesmo tomados por via oral, é possível restabelecer uma flora de lactobacilos correta”.


De acordo com o Dr. Delange, os três principais fatores de desequilíbrio dos germes protetores da flora vaginal são o desequilíbrio hormonal, o excesso de higiene, como duchas vaginais internas freqüentes, e medicamentos como os antibióticos. “O estresse e o tabaco também diminuem a imunidade íntima”, explica.


Você encontra bebidas lácteas fermentadas ricas em probióticos em supermercados.


Custom Editora
Especial para o Terra
Luz faz o cabelo crescer



A incômoda e conhecida queda de cabelo, chamada tecnicamente de alopecia, pode acometer tanto indivíduos do sexo masculino quanto do feminino. “Era mais comum entre os homens, mas hoje as mulheres também sofrem com a alopecia, doença que geralmente começa no início da idade adulta, deixando os cabelos mais finos e ralos e, consequentemente, o couro cabeludo a vista”, explica a médica Isabel Martinez, da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Em cada pessoa ela age de uma maneira, fazendo com que os fios caiam em menor ou maior quantidade. Mas independentemente do grau da alopecia, não há quem não se incomode com ela. Por isso, assim que observar alguma mudança, a doutora Isabel aconselha procurar um dermatologista para iniciar o tratamento desde cedo. “Quanto antes for diagnosticada e tratada, melhores os resultados”, justifica.


A médica explica que o tratamento baseia-se no controle hormonal. Entre as técnicas mais populares, estão a suplementação vitamínica e a suplementação de queratina e cisteína. Outra arma que tem se mostrado bastante eficaz são os lasers e leds. “Eles apresentam ótimos resultados contra a queda e no crescimento de fios”, diz Isabel.


Essas luzes, segundo a dermatologista, ativam a vascularização local, estimulando o crescimento capilar. “Há também os lasers nos quais podemos aplicar produtos como finasterida e minoxidil diretamente na derme atingida, estimulando o crescimento capilar”, continua a especialista, que ressalta que os leds podem ser usados em gestantes e também no período pós-parto. “Eles vão estimular a vascularização local e crescimento capilar sem interferir na amamentação”, garante. Como o pós-parto é uma das causas da alopecia em mulheres, esta é uma ótima notícia para adiantar o tratamento.


O método de luzes escolhido vai depender de cada caso, assim como o número de sessões e o valor do tratamento.


Serviço
Clínica Martinez


Da Latta Serviços Editoriais
Especial para o Terra

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Erva medicinal pode aumentar desejo sexual masculino



O feno-grego pode ser um aliado de homens que querem aumentar a libido. De acordo com uma pesquisa do Centre for Integrative Clinical and Molecular Medicine in Brisbane, na Austrália, o uso da erva representaria um crescimento de, pelo menos, 25% no desejo. As informações são do jornal inglês Daily Mail.

Para chegar a essa conclusão, 60 pessoas do sexo masculino saudáveis, entre 25 e 52 anos, ingeriram um extrato da iguaria duas vezes por dia, durante seis semanas. Os seus níveis de libido foram monitorados e pontuados. No período do levantamento, a pontuação média subiu de 16,1 para 20,6, um crescimento de 28%. Enquanto isso, outro grupo de voluntários tomaram pílulas placebo e observaram diminuição em seus números.


As sementes de feno-grego contêm compostos chamados saponinas, que estimulariam a produção de hormônios sexuais masculinos, incluindo a testosterona. Segundo o jornal, a planta cresce na Ásia, faz parte da culinária indiana e suas folhas e sementes eram usadas desde o tempo dos antigos egípcios para tratar febre.


Ponto a Ponto Ideias
Terra
Vaidade precoce arrisca saúde das pré-adolescentes
Pais devem prestar atenção se filhas são vaidosas demais



Em nome da estética, as pré-adolescentes estão adotando práticas que pesam no bolso e não têm eficácia. Algumas podem até trazer prejuízos à saúde. Atrasar a menstruação com hormônios para ficarem mais altas, tomar pílula anticoncepcional para se ver livre de espinhas e aplicar ácido na pele a fim de torná-la mais clara são alguns exemplos de atividades na rotina das meninas.


Médicos alertam: é preciso que os pais fiquem atentos ao que as filhas andam fazendo na frente do espelho. Se tanta vaidade não puder ser evitada, o ideal é procurar orientação e evitar que a princesa vire sapo.


"As meninas têm acesso à informação cada vez mais cedo. Elas entram na Internet e leem que, depois da primeira menstruação, não crescem muito mais. E aí procuram os consultórios para tomar hormônios que atrasam a primeira menstruação", afirma o vice-presidente do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Paulo César Alves.


Mas o tratamento não é eficaz em todos os casos. Atrasar a primeira menstruação só auxilia no crescimento ósseo quando a menina sofre de puberdade precoce. "Se a criança tem 8 anos e já apresenta sinais de puberdade, como elevação do mamilo, aí vale a pena. Do contrário, quando a idade óssea de 13 anos, por exemplo, já foi atingida, e a menina tem 10, não vale. Se crescer, vai ser muito pouco para muitos gastos", orienta.


A dermatologista especialista em estética Daniele Murga ressalta que a maioria dos erros cometidos pelas jovens é relacionada à insatisfação com pele e cabelo. "Uma vê que a outra começou a tomar anticoncepcional para evitar espinhas, vai na farmácia e compra também, sem saber se pode", diz Daniela.


Segundo ela, é comum o "reaproveitamento" de receitas. "Elas pegam com amigas as prescrições de remédios contra acnes e manchas. Mas alguns têm ácidos e, usados sem orientação médica, podem queimar a pele", alerta.


Garotas de menos de 12 anos já têm sinais de calvície


A busca por cabelos perfeitos também tem levado muitas meninas aos consultórios - não para tratar as madeixas, mas sim remediar danos. O principal vilão é o formol, usado ilegalmente como alisante em escovas e outros tratamentos.


Estudo divulgado semana passada revelou que o produto é cancerígeno. Os danos são muitos. "O formol causa irritação, coceira, queimaduras, problemas de pele e queda capilar. É impressionante o número de meninas com menos de 12 anos já com quadro de calvície", afirma Daniele Murga. "É fundamental que os pais conversem com suas filhas para mostrar o risco que correm em nome da beleza", diz.


O Dia
Foto: Getty Images
Preferência mundial, macarrão pode causar diabetes
Macarrão é prato preferido no mundo; confira prós e contras



Não há comida que supere a preferência mundial pelo macarrão. Pesquisa da organização internacional Oxfam, realizada em 17 países, inclusive no Brasil, mostrou que massa é a iguaria favorita em mais da metade deles. Entretanto, especialistas alertam: embora seja uma fonte de energia para atividades físicas, macarrão em excesso pode causar diabetes, aumento de colesterol e triglicérides e, claro, engordar.


No Brasil, os três pratos favoritos escolhidos pela população foram lasanha, arroz e massa, de acordo com o estudo. Segundo José Alexandre Portinho, integrante da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), todos são alimentos ricos em carboidratos e, por isso, muito energéticos. "Este nutriente, consumido em grande quantidade, e sem ser gasto pelo organismo, pode elevar a quantidade de açúcar no sangue e causar, entre outras coisas, diabetes", afirma José Alexandre.


O ideal é consumir a massa aliada a outros alimentos. Fibras e proteínas, por exemplo, ajudam o macarrão a ser digerido de uma forma saudável. "O carboidrato puro é absorvido pelo organismo muito rapidamente. Misturado a outros nutrientes, faz o processo ficar mais lento", explica Portinho.


A forma de preparo também é importante. Deixar a massa cozinhar demais facilita a transformação do carboidrato em glicose, ou seja, a pessoa ingere mais açúcar e fica mais vulnerável às consequências do exagero. Já os molhos podem ser grandes vilões se a ideia é fazer um macarrão bom para a saúde.


"Molhos prontos contêm muita gordura, sal e conservantes, que podem levar a doenças como hipertensão, problemas cardíacos, enfarte, derrame, aumento de colesterol e triglicérides. O ideal é usar alho, cebola, tomate e condimentos naturais, mais saudáveis", recomenda Portinho. "Comer um macarrão bem preparado de duas a três vezes por semana não faz mal. Basta que o prato seja balanceado com outros tipos de alimento", conclui.


Recomendações


Idade


Quanto mais jovem a pessoa é, melhor a digestão da massa. Já o idoso deve consumir com menos frequência o prato, pois não tem a mesma capacidade de absorção do carboidrato.


Horário


O ideal é comer durante o dia, pois à noite o metabolismo é mais lento e a energia não é gasta. É só transformada em gordura e estocada no corpo.


Atividade física


Para quem faz exercícios físicos é recomendável comer massa para ter energia para a atividade. Sedentários podem comer, porém com restrições.


Os 10 pratos favoritos no mundo, segundo pesquisa
1 - Macarrão
2 - Carne
3 - Arroz
4 - Pizza
5 - Frango
6 - Peixe e frutos do mar
7 - Vegetais
8 - Comida Chinesa
9 - Comida italiana
10 - Comida mexicana


O Dia
Pessoas cuidam mais da saúde após os 45, diz estudo


Cindy Crawford já passou dos 40 e mantém a saúde e aparência com uma rotina de alimentação e exercícios bastante disciplinada

Ao completar quatro décadas de vida, a maioria das pessoas começa a sentir mudanças notáveis na saúde e no corpo. Mas uma pesquisa realizada por uma empresa americana de suplementos mostrou que à medida que os problemas de saúde aumentam, a preocupação com o tema cresce na mesma proporção.


O estudo foi divulgado pelo site do jornal britânico Daily Mail, que usou Cindy Crawford como exemplo - para cuidar do corpão, ela leva uma rotina que combina dieta rica em proteínas, disciplina nos exercícios, pilates e yoga.


O levantamento, feito com cinco mil homens e mulheres acima dos 16 anos, identificou que os 45 anos representam o início do declínio da saúde, com um terço de pessoas relatando problemas como dores nas juntas, pressão alta e falta de ar. Confrontados com a sua própria mortalidade, de amigos e familiares, passam a temer mais pela própria saúde.


Ao mesmo tempo, é a "idade de ouro" para muitos, que passam a diminuir o ritmo de trabalho em nome de práticas mais saudáveis. O estudo mostrou que, nessa idade, um terço das pessoas optam por limitar as doses semanais de álcool para três ou menos.


A mesma proporção de pessoas passam a evitar comidas processadas ao alcançar essa faixa etária, enquanto oito em cada dez recomendam comer cinco pedaços de frutas ou vegetais todo dia. Nove em dez não fumam, e cerca de 40% dizem que nunca exageram na comida e na bebida aos finais de semana, uma regra que se aplica a apenas um em seis jovens.


O estudo aponta, ainda, as motivações que levam as pessoas a se cuidarem mais. Um em cada seis entrevistados afirmam que reavaliaram suas perspectivas após levar um susto com a saúde, enquanto quatro em dez passaram a se cuidar mais após um membro da família ter ficado doente. Por fim, ouvir comentários sobre a própria aparência também conta na hora de decidir mudar a rotina em prol de um corpo mais sadio e bem cuidado.


Terra
Foto: Getty Images

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Omni Freeze, um tecido conceitual que te refresca quando você começa a suar


Para dar um auxílio para as pessoas que sofrem em lugares muito quentes e que as vezes não bate nenhum vento sequer, e também evitar a utilização de aparelhos de ar condicionado ou qualquer outro gasto de energia que acaba, inevitavelmente, poluindo o nosso ar, a empresa chamada Columbia inventou um tecido que é capaz de baixar alguns graus do nosso corpo quando entra em contato com o suor, o que não demora muito para acontecer.


Chamado de Omni-Freeze, o tecido é feito de fibras que ficam 35% mais próximas da sua pele do que as roupas comuns, e isso já ajuda a dissipar de forma mais eficiente o calor do seu corpo. Este tecido é feito também com um composto químico que abaixa a temperatura quando entra em contato com água ou com o suor que está saindo da sua pele e já encosta no tecido.


O efeito não dura muito, mas é o suficiente para tirar a sensação de calor que você sente quando está longe de qualquer sombra. Ficou interessado? Nós não temos uma boa notícia agora, já que este tecido mágico estará disponível apenas em 2012, isso se o mundo não acabar lá.


G 1
Mulheres perdem 3 semanas de sono ao ano por ronco do marido
Estudo mostra que o ronco dos homens é responsável por tirar três semanas do sono das mulheres por ano

Dividir a cama com alguém pode não ser tão gostoso quanto sonha quem está prestes a casar. De acordo com uma pesquisa britânica, uma em três mulheres perde mais de três semanas de sono a cada ano por causa do ronco do parceiro.


O barulho incomoda tanto que 39% fogem regularmente para o quarto de hóspedes, como informou o jornal Daily Mail. Um em nove casais chega a dormir separado permanentemente por conta do problema.


Mas o ronco não está relacionado somente aos maridos. Números obtidos pela Fundação Britânica do Pulmão mostram que o incômodo faz com que 39% dos adultos percam uma média de uma hora e meia de sono por noite, o que representa 574 horas por ano ou 23 dias.


O levantamento com 2500 pessoas descobriu que 24% dos homens admitem serem mantidos acordados por suas parceiras, em comparação com 41% das mulheres com queixas em relação ao companheiro.


Ronco e apneia do sono são mais comuns entre os que apresentam sobrepeso e bebem excessivamente. Portanto, emagrecer e reduzir a ingestão de álcool são medidas que podem ajudar a reduzir os sintomas. Se tiver algum distúrbio do sono, procure um médico.


 Ponto a Ponto Ideias
Terra
Foto: Getty Images
Nova técnica para rejuvenescer

Com propriedades de um arbusto comum na região do mar Mediterrâneo, o novo tratamento promete melhorar a luminosidade da pele, além de diminuir as linhas finas e proporcionar um efeito lifting

Todos os esforços na busca de alternativas para frear o envelhecimento têm se mostrado válidos. E a indústria da beleza não poupa esforços nem pesquisas para descobrir novos ingredientes. Um arbusto comum na região do Mar Mediterrâneo é a nova aposta. “A partir desse arbusto, temos o extrato de Myrtus communis, que tem o poder de limitar o aparecimento dos sinais do envelhecimento, pois aumenta a produção das SIRTs, proteínas responsáveis pela longevidade e vitalidade das células”, explica a esteticista Blanch Marie.


Esse extrato se juntou a outros ativos em uma máscara que promete deixar qualquer pessoa mais jovem. A esteticista Blanch lista quais são esses princípios ativos e o que cada um faz pela nossa pele:


Phycosaccharide Al: ativo derivado de biotecnologia marinha que estimula a capacidade de divisão das células-tronco adultas epidérmicas e reconstrói esta camada da pele, preenchendo e suavizando as rugas.


Phycojuvenine: ativo marinho que atua nas células-tronco adultas da derme, protegendo seu DNA mitocondrial e ativando seu metabolismo celular e a síntese de ATP (energia), o que potencializa sua capacidade de proliferação e diferenciação em novas células, inclusive as produtoras de colágeno, com a mesma intensidade de um tecido jovem.


THPE: ativo de última geração, com ação firmante por meio do estímulo à contração de células da pele.


Segundo Blanch, “o número de sessões depende da avaliação da profissional para saber qual o grau de envelhecimento da pele”. Mas o tratamento pode ser feito a partir dos 30 anos e tem duração de uma hora. O preço da sessão é R$ 100.


Confira os benefícios prometidos


Suavização de rugas: estimula a multiplicação de células mais saudáveis e consequentemente aumenta a produção de colágeno, promovendo o preenchimento da pele.


Melhora da luminosidade, hidratação e viço: estimula a energização celular, equilibrando as funções vitais da pele.
Proporciona maior firmeza à pele: melhorando o tônus e redefinindo o contorno facial.
Atenua as linhas de expressão e a profundidade das rugas: preenche os sulcos de dentro para fora na região dos olhos.
Promove efeito lifting e aumento da firmeza: melhora a tonicidade e o aspecto de olhos cansados e pálpebras caídas.
Melhora da textura e o relevo cutâneo: principalmente na região dos olhos.


Da Latta
Especial para o Terra

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Dormir mais no fim de semana não compensa semana sem descanso
Estudo mostra que o sono não pode ser recuperado de uma só vez


Uma semana de noites mal-dormidas não se resolve com horas a mais descanso nos fins de semana. O alerta é de uma pesquisa da Faculdade de Medicina Penn State, na Pensilvânia, Estados Unidos.


O estudo foi realizado a partir do monitoramento do sono de homens e mulheres que passaram 13 noites dormindo num laboratório. Nos voluntários que tiveram o sono restrito a apenas seis horas por noite, verificou-se queda na performance das atividades diárias, que não melhorou após um fim de semana com mais horas de descanso.


A pesquisa indica que ficar um pouco mais na cama apenas conferiu um pouco mais de disposição aos insones, mas que eles ainda permaneceram lentos e um pouco mau-humorados.


A conclusão foi tomada a partir da comparação do humor e habilidades quando os pesquisados dormiram oito horas por noite e não demonstraram dificuldades em desempenhar as tarefas cotidianas.


Os homens demonstraram maiores dificuldades em se recuperarem da privação de sono do que as mulheres. Segundo os pesquisadores, as mulheres se mostraram mais descansadas e despertas com horas adicionais de sono no fim de semana.


 Ponto a Ponto Ideias
Terra
Foto: Getty Images
Afastar distrações na hora de comer pode ajudar a manter o peso
Tentar se concentrar na comida, e não em outros fatores, como TV ou computador, pode ajudar a manter a boa forma


O segredo para manter o peso é simples. De acordo com pesquisas britânicas e americanas, divulgadas pelo jornal Daily Mail, basta não se distrair durante as refeições e se concentrar completamente no alimento. Comer dessa forma permite perceber as mensagens químicas que o corpo envia para mostrar que está satisfeito.

Um levantamento da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que os voluntários que se alimentaram sem prestar atenção ao que acontecia ao redor perderam uma média de três quilos durante o estudo.

Na Universidade de Bristol, na Inglaterra, 42 homens e mulheres receberam um almoço, sendo que metade jogou Paciência no computador enquanto saboreava as iguarias. Meia hora depois, todos ganharam biscoitos de chocolate e tiveram de lembrar o que haviam ingerido, na ordem correta. Os que se divertiram com o jogo de cartas se sentiram menos satisfeitos, comeram duas vezes mais bolachas e tiveram mais dificuldades no teste.


Acredita-se que a memória do que degustou desempenha um papel fundamental no amortecimento do apetite. Sendo assim, distrações impedem que as pessoas se lembrem com detalhes do cardápio e, portanto, as deixam com mais fome.


Comer muito rápido também provoca excessos. É que a digestão envolve uma complexa série de sinais hormonais entre o intestino e o sistema nervoso, e leva cerca de 20 minutos para que o cérebro registre que o corpo consumiu bastante.


Segundo o jornal Daily Mail, defensores da alimentação consciente aconselham mastigar lentamente e observar cor, cheiro, textura e sabor dos quitutes. Nem pense em se entreter com celular, TV, jornal. Reserve, pelo menos, 20 minutos para cada refeição. Quem acha difícil não devorar rapidamente o prato pode tentar segurar o garfo com a mão não-dominante.


 Ponto a Ponto Ideias
Terra
Foto: Getty Images

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Pessoas diminuem cuidados com a saúde a partir dos 41 anos

A falta de cuidados com a saúde acarreta na obesidade e, com isso, maior risco de diabetes tipo 2


É a partir dos 41 anos que as pessoas relaxam e deixam os cuidados com a saúde de lado, de acordo com uma pesquisa britânica encomendada pela rede de farmácias Lloydspharmacy. A tendência é que comecem a comer muito e, portanto, engordar, além de diminuir a quantidade de atividade física.


O levantamento constatou que mais de 40% dos entrevistados acima de 40 anos admitiram que se descuidaram. E mais de um terço disse que, se pudesse voltar no tempo, não deixaria se tornar obeso.


Apesar de o excesso de peso aumentar o risco de diabetes tipo 2, 42% dos voluntários afirmaram não saber ao certo o que é a doença e um quarto não conseguiu citar uma complicação relacionada a ela, como amputações de membros, patologias cardiovasculares e cegueira.


Alison Freemantle, especialista em diabetes da Lloydspharmacy, falou ao jornal Daily Mail que, apesar do arrependimento pelo ganho de peso, os participantes não ligaram o fato à chance elevada de diabetes. "Adotar uma dieta e um estilo de vida saudáveis, perder peso e se manter fisicamente ativo podem retardar o aparecimento da enfermidade ou até mesmo impedi-la completamente."


Ponto a Ponto Ideias
Terra
Foto: Getty Images