domingo, 26 de junho de 2011

Alívios para dor ciática
É possível minimizar essa dor tão comum nas costas e pernas




Como todo mundo que já sofreu dessa dor sabe, o nervo ciático não é nem um pouco tímido na hora de chamar a nossa atenção porque está irritado. O nervo ciático, que vai da lombar até a parte anterior das coxas, pode causar uma dor repentina e abrupta ou uma dormência mais branda que vai da lombar até as panturrilhas, e que se intensifica quando espirramos.


A dor ciática pode ter diferentes razões e a prática de Yoga pode nos ajudar a identificá-las, diz Dina Amsterdan, fundadora do Inner Yoga em San Francisco. “O Yoga ajuda porque o praticante passa a ouvir seu próprio corpo”, diz ela.


O nervo ciático é o mais longo no corpo, o que dificulta encontrar a origem da dor. Os músculos ao redor da junta sacroilíaca – o ponto entre o sacro e a pelve – podem ter um papel no surgimento da dor ciática, diz Amsterdan. O pulo do gato é tentar diferentes posturas e observar quais trazem mais alívio.


Esta série de Amsterdan alonga os isquiotibiais e rotadores externos do quadril, criando espaço na junta sacroilíaca. Ela também enfatiza a importância da respiração, da consciência e de ser compassivo consigo mesmo. “Muitos problemas lombares estão ligados ao estresse. Quando estamos relaxados, a lombar também relaxa", diz ela.


Sintonize-se com a compaixão


Comece a sequência deitado de costas por alguns minutos, com as panturrilhas sobre o assento de uma cadeira e as mãos sobre o abdome. Observe a sensação na lombar e no quadril. Se estiver sentindo uma dor ciática intensa, tenha cuidado ao fazer as posturas, permitindo-se um tempo entre elas para observar como se sente. Permanecendo nas posturas de cinco a dez respirações em cada lado. Quando terminar, repouse novamente e observe-se.


Yoga Journal
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário