sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pesquisa revela que mulheres mais altas são mais propensas ao câncer
Para coletar os dados, os pesquisadores avaliaram os registros médicos de um milhão de mulheres britânicas


Cientistas acreditam que a altura pode influenciar diretamente na probabilidade de a pessoa desenvolver câncer. Segundo estudo realizado pela Universidade de Oxford na Inglaterra e publicado pelo Daily Mail, a altura da pessoa pode aumentar os níveis de certos hormônios conhecidos por desencadear tumores.


Pelo cálculo dos pesquisadores, o risco de câncer aumenta cerca de 16% a cada quatro polegadas de altura, o equivalente a 10 centímetros. Para se chegar a esta conclusão, foram estudadas a relação entre a altura e dez das formas mais letais de câncer de mama, intestino, rim, útero, ovário e leucemia.


Para coletar os dados, os pesquisadores avaliaram os registros médicos de um milhão de mulheres britânicas. A conclusão é que o aumento do número de casos de câncer pode estar relacionado com o aumento progressivo da altura da população. Ao longo do século 20, para se ter uma ideia, a altura dos adultos europeus aumentou 1 centímetro para cada década.


Como o número de casos de câncer tem aumentado cerca de 3% a cada década, os cientistas desconfiam que o aumento da altura possa explicar até 15% dos casos. A principal explicação estaria no fato de que as meninas mais altas tendem a começar a puberdade mais cedo e, por consequência, começam a produzir grandes quantidades de estrógeno, conhecido por provocar o crescimento de tumores.


Para a porta-voz da Organização de Pesquisa sobre o Câncer do Reino Unido, Sara Hiom, as pessoas mais altas não precisam se alarmar. "A maioria das pessoas não são muito mais altas que a média e sua altura terá apenas um pequeno efeito sobre o risco de câncer individual", disse ao jornal.


O estudo envolveu apenas mulheres, por isso não está claro se os homens mais altos também enfrentam o mesmo problema. Porém, pesquisas anteriores ligaram a altura com o aumento da próstata e câncer de testículo.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário