sexta-feira, 29 de julho de 2011

Dormir bem é segredo da vida saudável
Ter um sono de qualidade traz benefícios para a saúde e é indispensável para viver bem

Uma boa noite de sono é essencial para a saúde e ajuda a ter mais disposição para enfrentar o ritmo do dia a dia




Se você pudesse, quanto tempo dormiria após ouvir o barulhinho do despertador? Se sua resposta for uma hora ou mais, melhor fazer as pazes com a cama e dar um jeito de prolongar o sono. Isso porque uma noite bem dormida é essencial para a saúde, deixa a pele mais bonita, seu corpo mais disposto e dá disposição para encarar o dia seguinte.


Tudo bem, você precisa acordar cedo, mas talvez seja hora de mudar os hábitos e começar a dormir antes do que o costume. Aproveite para incentivar seu marido e seus filhos a fazerem o mesmo. Acredite, é a forma mais simples de regular o organismo, descansar, deixar o rosto bonito e manter o bom humor para melhorar seus relacionamentos.


Para você não passar o dia cansada, nós conversamos com os pneumologistas Pedro Genta e Flávia Nunes, de São Paulo, e tiramos as principais dúvidas para ter um sono de qualidade. Eles garantem que horários regulares, abstinência ao cigarro, álcool e café e um quarto silencioso fazem a diferença. Veja as dicas da dupla.


Importância do sono - O sono desempenha diversas funções fisiológicas importantes incluindo consolidação de memória, secreção de hormônios, repouso e restabelecimento do sistema cardiovascular, regulação do metabolismo e do sistema imune.


Horas de sono - A necessidade de sono varia com a idade. Em media, cerca de 8 horas são suficientes, mas algumas pessoas precisam de mais tempo de sono e outras, menos. A privação do sono é muito comum em nossa sociedade e definida como duração insuficiente do sono. Um detalhe que ajuda a definir se o indivíduo está ou não privado de sono é observar quanto ele dorme nos dias de folga ou férias. Aqueles indivíduos que facilmente dormem duas horas ou mais além do usual provavelmente não descansam o suficiente.


Malefícios das noites maldormidas - Diversas doenças podem ocorrer ou se agravar devido a distúrbios do sono, como hipertensão arterial, diabetes e acidente vascular cerebral. Entre os distúrbios do sono mais comuns, está a apneia - quando ocorrem pausas respiratórias por obstrução da faringe (garganta) intercaladas com o ronco. Um sono ruim pode ser também sintoma de doenças subjacentes, como depressão e transtorno de ansiedade, contribuindo para o agravamento dessas condições e deteriorando a qualidade de vida.


Cochilos durante o dia - Cochilar durante o dia costuma ser um reflexo de noites maldormidas. Os cochilos devem ser um alerta quanto à necessidade de procurar um médico para investigar possibilidade de distúrbios do sono.


Como melhorar a qualidade do sono - Uma boa noite de sono começa com hábitos de vida saudáveis, horários regulares, abstinência ao cigarro, álcool e café, sobretudo no período da tarde e noite. Um quarto quieto e confortável também é indispensável.


Com uma noite bem dormida, você vai se sentir disposta para enfrentar desafios durante o dia e desfrutar melhor da sua família e dos seus amigos. Sem contar que a pele fica renovada e, assim, é possível sorrir ainda mais. Portanto, pegue seu travesseiro e faça as pazes com ele.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário