sábado, 13 de agosto de 2011

PARA QUEM TRABALHA MUITO TEMPO SENTADO(A)

Levanta, sacode a poeira
Uma estratégia simples, mas efetiva para a saúde: saia da cadeira!

O corpo humano é feito para se mover, ainda que a maioria de nós passe as horas que fica acordada sentada – no ônibus, no carro, na frente do computador. No­vas pesquisas dão grande motivação para olhar atentamente seus hábitos diários: um estudo de 14 anos com mais de 100 mil adultos conduzido pela Sociedade Americana de Câncer ligou o fato de ficar sentado por mais de seis horas por dia com o aumento do risco de doenças cardíacas e diabetes, as­sim como morte precoce por todas as causas. Outros estudos recentes sobre os efeitos em longo prazo de ficar sentado por muito tempo chegaram à mesma conclusão: sentar por longos períodos, sem levantar, é ruim para a saúde, mesmo que faça exercícios regulares.


“As políticas públicas falam apenas em fazer exercícios – mais ou menos 150 minutos de atividade moderada por semana para adultos”, diz Alpa Patel, pesqui­sadora da Sociedade do Câncer. “Mas nossa pesquisa e outros estudos mostram que ficar muito tempo sentado durante o dia pode anular os bons efeitos dos exercícios.”


Cientistas não sabem exatamente porque estacionar o bumbum na cadeira é tão perigoso, mas alguns estudos sugerem que imobilidade estendida pode causar mudanças metabólicas que podem contribuir com o desenvolvimento de doenças cardíacas e diabetes.


Para diminuir o risco é fácil, de acordo com o internista Raul Seballos, vice-presidente de medicina preventiva da Cleveland Clinic, em Ohio. Para começar, passe menos tempo sentado e faça pausas ati­vas. Tente manter o telefone longe do computador para que tenha de levantar para atender. Levante-se para beber água em vez de encher uma garrafa que dura o dia todo. Estabeleça limites para tempo na internet e execute tarefas ativas enquanto assiste à TV à noite.


“Pense em algumas pequenas mudanças que pode fazer – mais alguns passos aqui e ali – e achará fácil reduzir o tempo que fica sentado”, diz Patel.


Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário