sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Alimentos gordurosos ajudam a baixar o "índice de tristeza", segundo pesquisa
Para os cientistas, há uma sinalização entre o estômago e o cérebro


Um bom milkshake ou um fast food pode ser um aliado em momentos de estresse e desequilíbrio emocional. Pelo menos é o que aponta um estudo da Universidade de Leuven, na Bélgica. Além de satisfazer o paladar, os alimentos gordurosos ajudariam a baixar o nível de tristeza.


Para os cientistas, há uma sinalização entre o estômago e o cérebro. Eles fizeram exames de ressonância magnética para investigar os efeitos emocionais da injeção de ácidos graxos no estômago.



Um grupo de 12 participantes foi exposto a músicas e imagens tristes. Em metade do grupo foi injetado ácidos graxos. A outra parte recebeu uma solução salina. Com esse método, os estudiosos "driblaram" a distorção causada pelo estímulo do paladar.


Os voluntários deram notas de 1 a 9 para o seu estado de espírito antes e depois das ressonâncias. O "índice de tristeza" caiu pela metade no grupo que recebeu ácidos graxos.


"Consumir gorduras nos torna menos vulneráveis a emoções tristes, mesmo se não soubermos que estamos consumindo gorduras", comentou o coordenador do estudo, Lukas van Oudenhove, ao site HealthDay. Segundo ele, é preciso aprofundar as pesquisas para determinar se as conclusões podem servir no tratamento de obesidade, depressão e distúrbios alimentares.


Donna do D C

Nenhum comentário:

Postar um comentário