quarta-feira, 14 de março de 2012

Insônia é sintoma de um mal maior

A insônia se caracteriza por uma alteração na qualidade e no tempo de duração do sono. Há uma dificuldade para iniciar ou manter o sono, ou mesmo quando esse ocorre, acaba por não ser reparador. O distúrbio fica evidente, na medida em que perdura por no mínimo um mês, quando o indivíduo tem suas atividades noturnas prejudicadas. Normalmente, o que percebemos é uma combinação entre dificuldade em manter o sono e despertares constantes. O despertar matutino traz consigo a sensação de um sono não reparador, delatando uma noite mal dormida.


Esse distúrbio do sono está ligado frequentemente a uma excitação fisiológica ou psicológica, que precede a hora de dormir, como ter feito exercícios físicos ou preocupações excessivas. Também a ingestão de substâncias como café ou álcool prejudica o desenrolar de um bom sono. A depressão e a ansiedade, assim como períodos de estresse, também podem estar levando a noites mal dormidas e à insônia. O indivíduo não ter horários definidos para dormir e acordar, também podem ser causas.



A insônia traz sofrimento pela incapacidade de dormir, e isso acaba por levar a um círculo vicioso, assim, luta para ter sono e se frustra cada vez mais, sentindo-se incapaz de dormir. Essa experiência leva o paciente a fazer associações negativas com o sono e o local, ou seja, o próprio quarto. Tanto que muitas vezes o sono será melhor quando realizado em outros sítios, ou mesmo fazendo outra atividade, como ler ou assistir televisão. Pois na maioria das vezes, brigar com o sono só faz aumentar a dificuldade.



A insônia não é uma doença, mas sim um sintoma, ou consequência de outros fatores. A terapia com a hipnose visa buscar a causa escondida por detrás dessa dificuldade de dormir, para assim trazer a solução. O relaxamento também é eficiente, principalmente quando as causas estão ligadas ao estresse ou ansiedade. A hipnoterapia tem como objetivo restabelecer o equilíbrio do paciente, para que volte a ter um sono tranquilo e reparador.


(Fonte: Delphos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário