quinta-feira, 1 de março de 2012

Homens pensam em sexo quando veem uma mulher de vermelho
Pesquisa confirma efeito que a cor provoca sobre o sexo masculino

Homens pensam em sexo quando veem uma mulher de vermelho Reprodução/Wallpaper Stock
Vestidos vermelhos mexem com o imaginário masculino, basta perguntar ao personagem Neo, de Matrix. Numa cena do filme de ficção científica de 1999, o herói cai numa emboscada após ser distraído por uma mulher na rua que vestia exatamente um vestido vermelho colado. Agora, um novo estudo comprova que essas distrações realmente atingem a mente dos homens, relata reportagem publicada no “Science Now”. Eles consideram que mulheres que vestem vermelho estão mais interessadas no sexo, indicando que os seres humanos podem ser condicionados a associar a cor à fertilidade.


O apelo do vermelho não é novo. As mulheres usam blush rosa e batom brilhante há quase 12 mil anos. E, se você é sortudo o suficiente para receber um cartão de Dia dos Namorados, ele provavelmente virá decorado com pequenos corações vermelhos. É um efeito que provavelmente decorre da biologia, diz Adam Pazda, psicólogo da Universidade de Rochester, em Nova York, e autor do novo estudo. Quando muitas fêmeas primatas — de chimpanzés a tipos de babuínos chamado mandris — tornam-se férteis, seus níveis de estrogêneo aumentam, abrindo seus vasos sanguíneos e tornando suas faces vermelho brilhante. Este aspecto da pele parece sinalizar aos machos que é hora de se aproximar.



O mesmo pode ser verdadeiro para os humanos, diz Pazda. Num estudo anterior, cientistas mostraram que os homens parecem ser mais atraídos por mulheres vestindo vermelho, em detrimento de uma cor clara como branco. Isso acontece, independentemente do corte da roupa, ele acrescenta:



— Não precisa ser um vestido vermelho ou uma roupa sexy. Pode ser uma camisa vermelha.



Para entender o porquê, Pazda e seus colegas conduziram um experimento simples. Eles mostraram a 25 homens uma foto de uma mulher solteira adulterada para, em diferentes situações, ela aparecer usando uma camisa vermelha ou branca. Os pesquisadores então pediram aos voluntários que classificassem, numa escala de 1 a 9, quão interessada a modelo parecia estar em ter um romance. Em outras palavras, os homens responderam à pergunta: "Ela está interessada em sexo?"



Os homens interpretaram a roupa vermelha como um sinal de que a mulher estava, de fato, mais aberta a uma relação sexual. Na verdade, os rapazes tendiam a avaliar a disposição da mulher para o sexo cerca de 1 a 1,5 ponto a mais quando ela estava vestindo uma roupa vermelha, em comparação com a roupa branca, Pazda e seus colegas relatam este mês na versão on-line do “Journal of Experimental Social Psychology“. Esta percepção, por sua vez, explica por que o desejo dos homens costuma se voltar para mulheres de vermelho, Pazda sugere.



— Eu acho que o estudo é muito bom — diz Paul Eastwick, psicólogo social do Texas A&M University in College Station. — Ele me sugere que os seres humanos como eles existem hoje exibem esses artefatos evolutivos um tanto estranhos que não foram aplicáveis ​​durante algum tempo.



O trabalho da equipe é "muito interessante", acrescenta Markus Maier, psicólogo na Universidade de Munique, na Alemanha. Mas, a este ponto, é impossível dizer apenas porque os homens adoram tanto o vermelho. O efeito poderia ser evolucionário, mas também poderia ser um fenômeno cultural — em outras palavras, comportamento aprendido, passado de geração a geração. Para descobrir qual deles, ele diz, os cientistas precisariam viajar para cantos isolados do mundo para examinar o quão universal é o status do vermelho como a cor do amor.


Mas é, claro, as mulheres devem ficar atentas, afirma Pazda. Mesmo uma simples escolha no guarda-roupa pode enviar um monte de sinais não intencionais.


— Vestir vermelho pode ser uma faca de dois gumes. As mulheres podem estar despertando uma atenção sexual que não querem. Mas há uma lição para os homens também. É importante para eles estarem cientes de como suas atitudes em relação às mulheres podem ser distorcidas por sinais muitas vezes enganosos.


AGÊNCIA O GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário