sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Conheça os oito tipos de inteligência
Psicólogo explica que elas passam a se manifestar entre os três e os seis anos de idade




Embora muitas pessoas associem inteligência a alto QI (Quociente de Inteligência), o psicólogo Howard Gardner garante que essa é uma relação equivocada. Criador da teoria das Múltiplas Inteligências, ele afirma que não há apenas um tipo de inteligência, mas pelo menos oito, e cada pessoa tem sua inteligência destacada conforme suas habilidades.



— Nós nascemos com metade da nossa inteligência, a outra, é aprimorada de acordo com o ambiente em que vivemos — ressalta o engenheiro Eduardo Ferraz, consultor em Gestão de Pessoas e especialista em treinamentos e consultorias "in company", com aplicações práticas da Neurociência comportamental.



Segundo Gardner, todas as pessoas possuem os oito tipos de talento. O que varia é a intensidade e a combinação desenvolvidas em cada indivíduo. Como essas características se manifestam entre os três e os seis anos de idade, Gardner alerta para a necessidade de os pais estimularem as crianças ao aprendizado. A dedicação em aprimorá-las e o modo como serão utilizadas influenciam no sucesso pessoal e profissional de cada um, garante o psicólogo.



— Se a criança nascer com pré-disposição para tocar piano, por exemplo, ela terá que ser estimulada para que esse tipo de inteligência se destaque — afirma Ferraz.



Saiba quais são os oito tipos de inteligência, segundo Howard Gardner

1. Inteligência Corporal — É a capacidade de usar o corpo para atividades artísticas. Ela aparece em pessoas que utilizam a expressão corporal para encantar e entreter, como atores, bailarinos, mímicos, comediantes e artistas de rua. Pessoas que têm habilidade e destreza no uso das mãos, como artesãos, cirurgiões, e os que dependem do corpo para executar seus trabalhos também entram neste grupo.



2. Inteligência Espacial — É a habilidade para interpretar e reconhecer fenômenos que envolvem o posicionamento de objetos. Essas pessoas conseguem prever e se antecipar a um movimento. É o caso de jogadores de futebol, vôlei, basquete, beisebol, tênis e vários outros esportes que têm relação com a bola em movimento.

3. Inteligência Linguística — É a capacidade elevada de utilizar a linguagem para se expressar. Essas pessoas possuem grande articulação verbal, conseguem se expressar de modo claro e convincente, tanto na forma escrita como na falada. Grandes escritores, poetas, negociadores, relações públicas, professores, assim como as pessoas que têm facilidade para aprender idiomas se inserem aqui.


4. Inteligência Naturalista — É o talento para análise dos fenômenos da natureza. Aqui se enquadram os cientistas que estudam a natureza, os ecologistas, agrônomos, veterinários, técnicos de laboratório, meteorologistas, pesquisadores, físicos, geólogos, astrônomos e químicos.


5. Inteligência Musical — Manifesta-se por meio da habilidade para apreciar ou reproduzir uma peça musical. Inclui a interpretação de sons, sensibilidade para ritmos, habilidade para tocar instrumentos e para cantar. Compositores e músicos entram nesta classificação.



6. Inteligência Lógico-Matemática — É o atributo de pessoas que têm grande inteligência cognitiva. Chegam a conclusões baseadas em dados numéricos e na razão. Têm facilidade para explicar as coisas por meio de fórmulas, números e estatísticas. Aqui entram os matemáticos, gestores e financistas.



7. Inteligência Intrapessoal — Pessoas com essa inteligência têm a capacidade de se autoconhecer e tomar decisões capazes de melhorar suas vidas. São indivíduos capazes de ajudar os outros a se conhecerem, como analistas, psicólogos, psiquiatras, teólogos e consultores.


8. Inteligência Interpessoal — É a capacidade de um indivíduo para analisar o estado de espírito, motivações, intenções e desejos de outras pessoas. Possui grande empatia, presença de espírito e flexibilidade para se adaptar com desenvoltura aos mais diferentes ambientes. São classificados neste grupo grandes gestores, técnicos esportivos, vendedores empáticos e políticos carismáticos.


De acordo com Ferraz, apenas as duas últimas inteligências podem ser desenvolvidas na fase adulta.



BEM-ESTAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário