sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Confira 10 hábitos que ajudam na prevenção do câncer
Estimativa divulgada recentemente pelo Inca indica que 520 mil novos casos da doença serão diagnosticados no Brasil em 2012




A prevenção do câncer é uma questão de mudança de comportamento, diz o oncologista Murilo Buso, do Centro de Tratamento Oncológico do Hospital Universitário de Brasília. A orientação vem como resposta para o alerta do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva — Inca, que recentemente divulgou a estimativa de novos casos da doença previstos para 2012: 520 mil.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde — OMS, o câncer é a segunda doença que mais mata no mundo, com cerca de 7,6 milhões de óbitos por ano, e passará a ser a primeira causa de morte nos próximos 25 anos. Mas, segundo a recomendação do oncologista, não é preciso temer as estatísticas. Buso reforça a ideia de que bons hábitos ajudam a manter o funcionamento do organismo em dia.



— Se as pessoas não fumarem, evitarem o consumo excessivo de álcool, cuidarem do peso e de determinadas infecções, o risco de desenvolvimento de um tumor maligno será reduzido — afirma o médico.


Então, vamos recapitular?



10 hábitos para afastar o câncer



1. Pare de fumar — o cigarro está entre os fatores de risco para a ocorrência de diversos tipos de câncer: boca, faringe, laringe, traqueia, esôfago, estômago, rins, bexiga, colo do útero, mama e leucemia mileóide aguda. Fumantes têm 10 vezes mais chances de desenvolver câncer de pulmão.



2. Tenha uma alimentação saudável — comer direito pode reduzir as chances de câncer em até 40%. Coma mais frutas, legumes, verduras, cereais e menos alimentos gordurosos, salgados e enlatados.



3. Beba moderadamente — evite ou limite a ingestão de bebidas alcoólicas. Os homens não devem tomar mais do que dois drinques por dia. As mulheres devem se limitar a uma dose.



4. Mexa-se — pratique atividades físicas durante pelo menos 30 minutos, cinco vezes por semana.



5. Use filtro solar — evite exposição prolongada ao sol, entre 10h e 16h, e use sempre proteção adequada: protetor solar, chapéu e barraca. Segundo o balanço divulgado pelo Inca, o câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros.



6. Escove os dentes — realize corretamente a higiene oral e consulte o dentista regularmente. O descuido com a escovação facilita o surgimento de feridas e ulcerações, que podem ser cancerosas.



7. Use camisinha — o uso do preservativo previne a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis que também acabam predispondo ao câncer. Atualmente, há um grande aumento nos casos de câncer de cavidade oral relacionados ao HPV, adquirido através de sexo oral.

8. Homens, consultem um urologista — é aconselhável que homens entre 50 e 70 anos consultem seu médico para investigar o câncer da próstata. Homens com histórico familiar de pai ou irmão com câncer de próstata, antes dos 60 anos, devem realizar consulta médica para investigação da doença a partir dos 40 anos de idade.



9. Mulheres, vão ao ginecologista — mulheres com idade entre 25 e 64 anos devem realizar o exame preventivo ginecológico, conhecido como Papanicolau, periodicamente. Após dois exames com resultado normal em um intervalo de um ano, o preventivo pode ser feito a cada três anos. Para os exames alterados, deve-se seguir as orientações médicas. Mulheres acima de 40 anos devem realizar o exame clínico das mamas anualmente. Se houver caso de câncer de mama na família, em qualquer idade, devem realizar o exame clínico e mamografia, anualmente, a partir dos 35 anos.

10. Não espere — ao perceber sintomas persistentes de que alguma coisa não está funcionando direito em seu corpo, vá ao médico. Diagnóstico precoce aumenta potencialmente as chances de cura.


Fonte: Instituto Oncoguia


BEM-ESTAR DO CLICRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário