segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Nutricionista da Lapinha Spa (PR) dá dicas de alimentação no verão


No verão, muitas pessoas acabam correndo atrás de fórmulas milagrosas para ter o corpo perfeito, ou quase, em um curto prazo. Mas para isso basta ter manter uma alimentação saudável, que o resultado aparece. Segundo a nutricionista da Lapinha Spa, Carolina Nizer (CRN 4519), “alimentar-se bem não quer dizer comer muito, pelo contrário, comer em quantidade moderada, mas com qualidade”.
Nesta época, o ideal é ingerir mais frutas, verduras e legumes, além de peixe e frango, que favorecem a digestão. Já os alimentos e as preparações que demoram muito tempo para serem digeridos como, por exemplo, dobradinha, feijoada, massas com molhos encorpados, carne vermelha, queijos amarelos, amendoins, salgadinhos de pacotes, frituras e sobremesas, devem ser evitados.
Os cereais, de preferência integrais, e as leguminosas também devem marcar presença devido aos seus nutrientes e fibras que colaboram para uma boa digestão e diminuem a absorção de glicose e colesterol.
Outra boa pedida são as folhas, legumes e frutas que apresentam muita água em sua composição, e acabam proporcionando uma sensação de frescor e leveza. Quanto às frutas, a nutricionista aconselha abusar nas da época como manga, melancia, maracujá, abacaxi, pêssego, ameixa, melão e outras típicas da região onde reside. Quando possível consuma com casca e bagaço.
Além de todas as funções, “os alimentos leves e saudáveis, se bem conservados, diminuem ainda mais o risco de contaminações e toxiinfecções, frequentes no verão. Sintomas de náuseas, vômitos e diarréia derrubam qualquer um e podem causar desidratação”, alerta.
Confira abaixo algumas dicas da nutricionista Carolina para um cardápio saudável para o verão:
Granola ou aveia são excelentes substitutos do pão, além de ótimos no café da manhã, acompanhados de iogurte ou leite gelado;
Nos intervalos da manhã, ou à tarde, consuma frutas em forma de saladas ou sucos;
Faça sanduíches frios com molho light gelados;
No jantar, substitua a comida por lanches com frios magros ou carnes magras, além de muita salada e fruta;
Diminua o sal de sua refeição (provoca retenção de líquidos);
Cuidado com os alimentos feitos com leite, gordura e ovos na sua preparação. Necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação alimentar;
Ingestão de líquidos devem ser frequentes (água, sucos naturais, chás e água de coco).

Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário