sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Beber durante a refeição pode dar barriga?

 Não há relação direta entre o consumo de líquidos durante as refeições e o aumento da barriga, mas para quem quer desfilar com o abdômen sequinho o indicado é não tomar nada



Mito ou Verdade? A nutróloga Liliane Oppermann responde

Quantas vezes você já não ouviu que é melhor não beber durante as refeições para não engordar? Muitas, não é mesmo?! Para esclarecer essa dúvida, convocamos a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann. Segundo ela, quando bebemos muito líquido, o estômago pode se dilatar e com isso a tendência é comer um pouco mais. "Comendo mais, consequentemente isso trará um certo ganho de peso. No entanto, não há uma relação direta entre o consumo de líquido e o aumento de gordura na região abdominal”, esclarece a nutróloga.

Mas, afinal, devemos ou não ingerir líquidos durante a refeição? "O mais indicado e saudável é não tomar nada. Ao ingerir uma refeição sólida acompanhada por alguma bebida, você compromete a acidez gástrica e o metabolismo, que ajudam na absorção de nutrientes, tais como minerais e vitaminas", responde a nutróloga. Quando isso não ocorre de forma eficiente haverá uma fermentação de carboidratos, o que aumenta a formação de gases e dá aquela sensação que a barriga aumentou de tamanho.

Para prevenir o aumento das medidas abdominais, Liliane Oppermann preparou cinco dicas para não ganhar peso e viver livre da barriguinha.

1- Para uma atividade intestinal regular, aumente o teor de fibras na alimentação, beba mais liquido e pratique exercícios físicos. Para regularizá-lo, tomar no mínimo oito copos de água por dia. Ingerir bastante fibras contidas nas frutas e legumes, cereais e grãos integrais, pois facilitam a passagem do bolo fecal pelos intestinos.

2- Coma peixes: salmão, atum, bacalhau e sardinhas (entre outros) são ricos em ômega 3 , que evitam as obstruções da coronárias e o acúmulo de gorduras no abdômen.

3- Evite frituras, petiscos, bifes à milanesa, combinação arroz + feijão + carne + batata+ farofa, empadão de carne e, principalmente, pizzas de calabresas e portuguesas, que são grandes produtores de gordura e de barriga.

4- Faça abdominais para fortalecimento dos músculos do abdômen. Eles não queimam a gordura, mas tonificam os músculos que estão embaixo da gordura. Isto irá melhorar a aparência de sua cintura. Exercícios aeróbicos são também muito importantes, portanto faça 30 minutos.

5- Coma saladas cruas: as fibras das hortaliças ajudam no controle do colesterol e na manutenção do peso adequado.

Especial SUA PELE
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário