quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Ciência comprova: sim, as mulheres sentem mais dor do que os homens
Estudo americano aponta que os níveis de dor entre as mulheres são 20% maiores

Mulheres lideraram o ranking da dor em 21 das 22 doenças cadastradas na pesquisa
Sentir mais dor do que o companheiro é uma queixa comum às mulheres. Um dia é a enxaqueca, no outro a cólica, depois a dor nas pernas. Recentemente, a reclamação feminina foi comprovada pela ciência: sim, as mulheres sentem mais dor do que os homens. Um estudo norte-americano apontou que, entre elas, os níveis de dor são 20% maiores.


A pesquisa é do Instituto de Medicina da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, que analisou variações de dores comuns aos homens e mulheres - como dores nas costas - e específicas ao sexo feminino - como as dores do parto. Nesse quesito, 18% mulheres que passaram por cesariana continuaram sentindo dores um ano após terem dado à luz enquanto que 10% das que optaram por parto normal continuaram com os incômodos pelo mesmo período.



O estudo analisa os dados dos registros médicos eletrônicos de 11 mil pacientes cuja sensibilidade e níveis de dor foram registrados como parte da rotina de seus cuidados diários. Para fazer o comparativo dos níveis de dor , os médicos pediram para que eles descrevessem a dor em uma escala de zero (para ausência de dor) a dez ("a pior dor imaginável").


Para 21 das 22 doenças cadastradas, as mulheres estiveram no topo do ranking da dor. Elas relataram níveis de dor significativamente maior do que eles em doenças como a diabetes (especialmente neuropatia diabética, que inflama os nervos), lesões e sinusite e crises de hipertensão.


No ano passado, o Instituto de Medicina da Universidade de Stanford apontou que 116 milhões de americanos sofriam de dor crônica.


Donna DC
ClicRBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário