domingo, 30 de janeiro de 2011

Poder verde
Triatletas, ciclistas e ashtangis hardcore estão no time de atletas que provam a dieta vegetariana como opção campeã.



Quando Scott Jurek, 32, de Seattle, se abastece para uma ultramaratona de 81 km, ele toma um smoothie (tipo de vitamina, shake de frutas) feito com peras, bananas, maçãs, espirulina e abacate. Um pratão de massa temperada com alho e azeite de oliva acompanhado de vegetais frescos é o jantar de véspera de corrida da ciclista profissional Christine Vardaros, 36, de Mill Valley, Califórnia. A triatleta Ruth Heidrich, de 71 anos, de Honolulu, opta por uma salada verde com papaia, manga, bananas e frutas vermelhas antes de competir.


Você nunca encontrará na lista de compras desses atletas coisas como carne, ovo ou laticínios. Jurek, Vardaros e Heidrich são vegans. E se você pensa que uma dieta vegan pode comprometer a demanda física deles, confira os resultados: Jurek é o recordista da Western States Endurance Eun, uma corrida de 161 km em trilha acidentada. Vardaros é o número 32 no ranking mundial de ciclismo e Heidrich já ganhou mais de 900 medalhas em corridas.


Essas pessoas levam o esporte ao extremo – e, para alguns, a dieta alimentar também. Vegans não comem nenhum tipo de carne e nenhuma comida derivada da produção animal, incluindo laticínios e ovos. Alguns não consideram nem o mel na dieta.


Nos EUA, os vegans representam metade do grupo de vegetarianos. Uma razão para o interesse crescente no veganismo é a evidência de que uma dieta baseada em pouca gordura, vegetais e combinada com Yoga e meditação pode reverter quadros de doenças do coração e estacionar ou até reverter casos de câncer de próstata ou de mama, segundo o guru norte-americano da saúde Dean Ornish, professor de medicina na Universidade da Califórnia, em San Francisco. “Uma dieta com pouca gordura e colesterol requer menos processamento feito pelo corpo, então é fácil ficar forte para exercícios pesados ou contra doenças”, diz Ornish.


ALTO DESEMPENHO


Kathy McCrary, 41, de Washington, pratica duas horas de Ashtanga Yoga por dia, seis vezes por semana. Ela diz que o princípio yóguico ahimsa, ou não-violência, a levou naturalmente ao veganismo. “Sinto que, ao não contribuir com a pecuária, não causo danos a mim mesma nem prejudico o meio ambiente”, afirma.


Kathy enriquece a sua dieta com sementes, grãos, frutas frescas e vegetais. Sua refeição favorita é uma sopa africana com feijões, batatas-doces, cebolas, pimenta, tomates, pimentões, manteiga de amêndoas e temperos. “Com essa dieta, sinto-me leve e forte a cada postura que faço”, conta.


Jurek cortou a carne de sua dieta quando leu o livro Mad Cowboy, de Howard Lyman – foi o mesmo livro que fez a apresentadora Oprah Winfrey parar de comer carne. A praticante garante que a dieta vegetariana a ajuda a ligar a prática física a um campo mais espiritual.


Heidrich tinha 47 anos quando descobriu um câncer de mama. Começou uma pesquisa sobre como uma dieta com poucas gorduras poderia influenciar na doença. Os estudos a levaram ao veganismo e a uma ótima recuperação em alguns meses. Seu tumor parou de crescer e as dores desapareceram. Ela mantém a dieta há 24 anos, e seu check-up anual indica que ela está muito bem.


Todos esses atletas sentem-se melhor desde que tiraram produtos animais de sua alimentação. Jurek não sente o corpo tão dolorido depois de treinos pesados, Vardaros diz que raramente fica doente e Heidrich alega ter muito mais energia. Logo depois que virou vegan, concluiu a sua primeira prova de triathlon (1,5 km de natação, 40 km de bicicleta e 10 km de corrida).




SEM BARREIRAS


O pensamento à moda antiga sugere que atletas extremos precisam de grandes porções de proteínas – lembra a moda de ovos crus no suco de laranja?


É verdade que alguém como Jurek precisa de bastante combustível para treinar (ele corre de uma a duas horas todos os dias, e faz sessões semanais de musculação e de Yoga). Quando se tornou vegan, não tinha certeza de que a dieta seria suficiente, mas como continuou ganhando corridas e sentindo-se bem, descobriu que a alimentação funcionou. Sua base está em vegetais e frutas, grãos integrais, sementes e nozes e luxos como sua sobremesa preferida: torta de maçã ou de pêra com massa crocante de noz-pecã e cobertura de creme de castanha-de-caju. “Vi que meu medo de não conseguir nutrição suficiente era apenas uma barreira psicológica”, conta Jurek.




FAÇA MAIS, COMA MAIS


Muitos dos atributos que melhoram a saúde do veganismo não são relacionados diretamente à eliminação de ingestão de produtos animais, mas ao aumento do consumo de vegetais, diz Cynthia Sass, que responde pela American Dietetic Association (ADA) e é professora de nutrição do esporte na Universidade da Flórida.


“Entre os americanos, 75% não conso- mem as cinco a nove porções recomendadas de vegetais por dia. E são raros os vegans que não atingem a quantidade adequada”, diz.


É claro, atletas têm necessidades nutricionais diferentes de uma pessoa com hábitos normais. Quem usa mais o corpo, como um atleta, precisa de mais carboidrato, mais proteína e mais água. E isso é fácil de resolver: coma mais e beba mais.


Considerando que os carboidratos são a fonte de energia preferida do corpo, a dieta de um atleta deve incluir uma alta porcentagem deles – cerca de 60% –, enquanto não-atletas devem ter 50% em sua dieta, segundo a ADA.


A proteína, que ajuda na regeneração, na cura e na reparação dos músculos, é também essencial. Um não-atleta que pesa 68 kg precisa de 54 g de proteína diariamente, enquanto um atleta com esse mesmo peso precisa de 82 a 92 g. Obter essa quantidade não é difícil em uma dieta vegan. Meia xícara de lentilha ou de tofu picado já têm 10 g de proteína. Feijões, sementes e grãos são todos boas fontes de proteína. E, embora a carne seja celebrada por seu espectro completo de aminoácidos necessários, os vegetais proporcionam toda essa qualidade de aminoácidos em porções variadas.


Se você é um atleta vegan, deve consultar um nutricionista para ajudá-lo na escolha dos alimentos. Vegans precisam de tempo e dedicação. Mas pense na nutrição como parte do seu treino para ser uma pessoa saudável e equilibrada, como Jurek: “Se corro bastante, tenho de me preparar – física, mental, espiritual e também nutricionalmente”.


Rachel Seligman é jornalista freelance e mora em São Francisco


Terra

sábado, 29 de janeiro de 2011

Creme que promete aumentar seios não tem eficácia provada, diz Anvisa

O creme Ferodelle, que promete aumentar os seios, não tem eficácia provada, diz a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

O produto, criado pela Quadrifarma e produzido pela Lamy Química, é registrado desde outubro de 2010 e foi lançado no país na quinta-feira passada.

Para a agência, os testes apresentados pela empresa só provam que o creme deixa a pele firme e hidratada.

Um dia depois do lançamento, a Vigilância notificou a Quadrifarma pedindo que retirasse da publicidade, do site e de outros materiais frases que falam em aumentar e levantar os seios.

"Há muitas promessas na internet de produtos que dizem aumentar as mamas. Só vendem ilusão", diz o dermatologista Davi de Lacerda.

O princípio ativo do Ferodelle é o extrato da planta asiática Commiphora mukul (commipheroline), usado em farmácias de manipulação.

A fabricante afirma que a substância aumenta o estoque de gordura nas células da camada mais interna da pele. Há testes em laboratório e estudos de observação com voluntárias --todos encomendados por empresas relacionadas ao ativo.

"Esses estudos não têm rigor científico. São feitos com poucas pessoas e não são independentes. Para ter validade, seria necessário repetir os testes", afirma a dermatologista Luciana Conrado, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Como não há publicações sobre o princípio ativo e sua eficácia não é comprovada, não há certeza sobre a segurança do produto, diz a cosmiatra Meire Gonzaga, da Faculdade de Medicina do ABC.

"Estimular a produção de células é complexo. Será que isso não estimula a produção de células nocivas?"

Segundo a médica, há tumores benignos de gordura, chamados lipomas, que poderiam ser produzidos pelo corpo a longo prazo. "O uso deve ser contínuo, então ninguém sabe o que pode acontecer. Eu não arriscaria."

SÓ COSMÉTICO

Qualquer que seja o efeito desses cremes, os resultados só duram enquanto o produto é utilizado.

"É o que caracteriza um cosmético, ele não causa alteração fisiológica, não tem fim terapêutico", diz a dermatologista Denise Steiner.

Para Lacerda, as únicas substâncias que poderiam aumentar os seios são hormônios. As mudanças hormonais do ciclo menstrual já seriam capazes de causar as alterações de volume relatadas nos testes das empresas.

O ginecologista Newton Eduardo Busso, da Sogesp (Associação de Obstetrícia e Ginecologia de SP), lembra que essas oscilações causam inchaço nos seios, que desaparece após a menstruação.
Segundo ele, se houvesse mesmo um aumento das células de gordura, isso não seria uma vantagem.

"A célula de gordura não tem sustentação. Os seios podem ficar maiores, mas flácidos. O que mantém a mama firme é o tecido glandular."

OUTRO LADO

A Quadrifarma diz que a notificação da Anvisa, feita no dia 21, ainda não chegou à empresa. Quando chegar, a marca terá cinco dias úteis para adequar a publicidade e o site. Se não fizer as modificações, pode ter de pagar multa de até R$ 1,5 milhão.

"Não podemos deixar de informar nossas consumidoras de que seus seios vão crescer. Porque eles crescem, é comprovado em testes confiáveis", diz José Machado Neto, diretor da empresa.

A Talika, marca francesa fabricante do produto Bust Serum, vendido no Brasil desde o ano passado e que usa a mesma substância do creme nacional, diz que a eficiência do produto "foi comprovada por testes em laboratório com 37 voluntárias."
B O L
Excesso de gorduras trans e saturada pode causar depressão, diz estudo

Produtos como o óleo de oliva, ricos em ácidos-graxos ômega 3, podem combater o risco de doença mental


Produtos como o óleo de oliva, ricos em ácidos-graxos ômega 3, podem combater o risco de doença mental


Ingerir alimentos ricos em gorduras trans e saturadas aumenta os riscos de depressão, segundo um estudo espanhol publicado nos Estados Unidos, confirmando os resultados de estudos anteriores que vinculavam o consumo de comida rápida a esta doença. Os cientistas que participaram do estudo também demonstraram que alguns produtos, como o óleo de oliva, ricos em ácidos-graxos ômega 3, podem combater o risco de doença mental.


Os autores dos estudo, realizado pelas universidades de Navarra e Las Palmas de Gran Canaria, acompanharam e analisaram a dieta e o estilo de vida de cerca de 12 mil voluntários ao longo de seis anos. Quando o estudo começou, nenhum dos participantes havia sido diagnosticado com depressão. Ao final, 657 tinham desenvolvido a doença.


— Os participantes com um consumo elevado de gorduras trans (gorduras presentes em alimentos industrializados e na comida rápida) apresentaram até 48% de aumento no risco de depressão quando comparados com participantes que não consumiam estas gorduras — disse o chefe das pesquisas.


Almudena Sanchez-Villegas, professor associado de medicina preventiva da Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, também observou que no evento "quantas mais gorduras trans eram consumidas, maiores os efeitos negativos produzidos nos voluntários".


A equipe de pesquisas descobriu, ao mesmo tempo, que depois de avaliar o impacto de gorduras poliinsaturadas - compostas de quantidades maiores de óleos de peixes e vegetais - , estes produtos foram associados a um risco menor de sofrer depressão.


O estudo, publicado na edição online do jornal PLoS ONE, destacou que a pesquisa foi realizada com uma população europeia que tem uma ingestão relativamente baixa de gorduras trans - compondo apenas 0,4% do total de energia ingerida pelos voluntários.


— Apesar disso, observamos um aumento no risco de sofrer de depressão de cerca de 50% — disse o cientista Miguel Martinez.


— Com base nisto, deduzimos a importância de levar em conta este efeito em países como os Estados Unidos, onde o percentual de energia derivada destas gorduras é por volta de 2,5% — acrescentou.


O estudo indicou que o número atual de pessoas com depressão no mundo é de 150 milhões de pessoas, e aumentou nos últimos anos.


Este aumento é imputável, segundo os autores, à mudanças radicais nas fontes de gorduras consumidas em dietas ocidentais, onde substituímos certos tipos de gorduras benéficas - como as poliinsaturadas e as monosaturadas encontradas em nozes, óleos vegetais e peixes - pelas gorduras saturadas e trans encontradas em carnes, na manteiga e em outros produtos, como massas de produção industrial e comida rápida.


Embora não seja um foco do estudo, os cientistas indicam que a doença cardiovascular fatal é "influenciada de forma similar pela dieta e pode partilhar de mecanismos similares em sua origem".


AFP
Esfregar o chão emagrece mais que levantar peso na academia




Foto: Getty Images

Quem está sem dinheiro para investir em uma academia, pode apostar em algo sem custo algum e que ainda deixa a casa brilhando: empurrar o esfregão pelo chão e torcê-lo. Pode não ser uma atividade atrativa, mas, de acordo com pesquisa realizada no Reino Unido, uma hora queima 238 calorias, quantidade que seria gasta em uma hora e dez minutos de levantamento de peso ou uma hora de bicicleta.


Esse valor de calorias equivale a uma barra de chocolate ou duas taças pequenas de vinho. Também pode ser eliminado com uma hora de dança de salão ou meia hora de futebol, segundo o jornal Daily Mail.


A empresa de produtos de limpeza Vileda resolveu calcular os gastos calóricos do ato de usar o esfregão porque muitos clientes a procuraram convencidos de que a rotina de limpeza os tinha ajudado a manter a forma. Agora, estuda lançar um esfregão com contador de calorias embutido.


 Terra

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Confira itens indispensáveis para sua farmácia caseira
Invista em uma caixa de primeiros socorros para ter sempre em casa



Foto: Getty Images

Como diz o ditado: é melhor prevenir do que remediar. Ainda mais quando se tem crianças em casa. Mas, às vezes, mesmo com todo o cuidado do mundo, acidentes acontecem e nessa hora o melhor é ter sempre à mão itens utéis para enfrentar um tombo, uma queimadura ou algum acidente doméstico. Preparemos uma lista para você saber o que não deve faltar na sua farmacinha caseira.


- Antitérmico;
- algodão;
- gaze estéril;
- antigases;
- esparadrapo;
- curativos tipo "band-aid";
- tesourinha;
- álcool;
- soro fisiológico;
- spray ou pomada antisséptica;
- termômetro;
- anti-inflamatório;
- colher medida para soro caseiro.

Terra
Adeus casca de laranja: confira dicas para combater a celulite
Não existe tratamento milagroso: invista em uma dieta balanceada e exercícios físicos




Entra verão, sai verão e a preocupação de homens e mulheres é a mesma: como combater a celulite. Antes de recorrer à millhares de tratamentos e técnicas milagrosas é importante avaliar os causadores dos furinhos indesejados.


Predisposição genética, sedentarismo e uma dieta desequilibrada são os principais provocadores do problema. Como o histórico de saúde familiar não pode ser mudado, para diminuir a aparência de casca de laranja da pele é preciso combinar dieta balanceada e a prática de exercícios físicos.


O objetivo é eliminar as toxinas acumuladas no corpo. Uma boa hidratação ao corpo é primeiro passo. O consumo de líquidos, principalmente a água, ajuda a tratar a celulite. O ideal é ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia. Sucos de frutas orgânicas e água de coco também podem ser alternativas.

Menos sal

O consumo de sódio, que provoca a retenção de líquidos, deve ser reduzido. Diminua o consumo de sal, enlatados, alimentos em conservas, embutidos e alimentos industrializados. Troque o sal comum pelo sal light, que tem 50% menos sódio em sua composição. Prefira usar nos alimentos os temperos naturais como orégano, salsa, cebolinha, manjericão e açafrão que além de sabor tem também antioxidantes.


Intestinos


Tratar da saúde do intestino também é fundamental para diminuir a celulite. O quadro de disbiose intestinal, exposição a alimentos que provoquem alergias e até o stress pode ajudar a aumenta o problema. A disbiose, desequilíbrio na flora intestinal, aumenta a absorção de moléculas grandes pelo intestino .Estas moléculas se ligam a células do sistema imunológico aumentando de tamanho e peso. Estas moléculas grandes podem prejudicar a circulação causando edemas e piorando a celulite.


A constipação intestinal também faz com que haja acúmulo de toxinas no corpo. Cuide do bom funcionamento do intestino aumentando o consumo de alimentos ricos em fibras como os cereais integrais; arroz integral, farelo de aveia, sementes de linhaça; frutas e verduras principalmente as orgânicas.


Desintoxicação


Frutas e legumes com bastante água ajudam na hidratação e desintoxicação do organismo: o abacaxi, melancia, frutas cítricas, pepino e salsinha. Prepare um suco com esses ingredientes!


O chá de cavalinha é uma boa fonte de silício, mineral envolvido na produção de colágeno. Experimente incluir nos sucos, no lugar da água, a infusão da cavalinha. Para o preparo de 200 ml de chá, aqueça a água até o ponto de fervura, apague o fogo, adicione uma colher de chá da erva e abafe por 8 minutos.


Antioxidantes


A uva escura, o azeite de oliva extravirgem e o cacau são fontes de antioxidantes que melhoram a circulação, diminuindo as celulites e melhorando assim a aparência e textura da pele. Inclua no cardápio o cacau salpicado em frutas assadas ou ainda o chocolate com pelo menos 70% de cacau. O azeite de oliva pode ser usado em saladas ou ainda substituir a manteiga.

Os alimentos fonte de antioxidantes diminuem a ação dos radicais livres, o que melhora a aparência de pele. Inclua no cardápio as oleaginosas como a castanha do Brasil, ótima fonte de selênio; tomate, cenoura e vegetais verdes escuros, fontes de vitamina A; frutas cítricas, morango, goiaba e caju, fontes de vitamina C.


As frutas vermelhas como a amora, framboesa, mirtilo, blueberry são boas fontes de antocianinas de potente ação antioxidante. Experimente no café da manhã bater essas frutas com água de coco, couve e linhaça, ou ainda fazer um suco de melão com as sementes e flocos de quinua.


Pele boa


O Ômega 3, presente nas sementes e óleo de linhaça e também no óleo de peixe tem papel importante na saúde e aparência da pele. Outros óleos como o de semente de abóbora e o de macadâmia são fontes de antioxidantes importantes no tratamento da celulite, rugas e manchas de pele.


Alimentos fonte de vitamina C, como frutas cítricas, morango, goiaba, caju, acerola, também estimulam a produção de colágeno, uma proteína que melhora a elasticidade e firmeza da pele. Diminua o consumo de cafeína e bebidas alcoólicas, pois provocam constrição de pequenos vasos sanguíneos, prejudicando a circulação e favorecendo o inchaço que piora a celulite.


DONNA DC

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Caminhada reduz a vontade de comer doce e de fumar, aponta estudo

Participantes que caminharam em uma esteira sofreram menos sem chocolate



Estar acima do peso é uma preocupação de muita gente. Fazer dietas e exercícios pode ajudar a emagrecer e ainda a eliminar certos vícios, como o cigarro. Segundo um estudo feito em 2008, fazer caminhada acelerada ajuda a aliviar a vontade de comer ou mesmo de fumar.

Um número de pessoas — que chegavam a comer pelo menos duas barras de chocolate por dia — foram submetidas a três dias de abstinência. Foi constatado que, se os participantes caminhavam cerca de 15 minutos em uma esteira em ritmo acelerado, a probabilidade do sofrimento sem chocolate era menor.

Outra pesquisa também comparou a questão da caminhada com o vício do fumo. Caminhadas rápidas chegaram a reduzir a vontade de fumar, além dos sintomas de abstinência e do aumento do tempo entre um cigarro e outro.

— Atualmente, diversas doenças são causadas pelo excesso de peso e pelo consumo indiscriminado do fumo. Portanto, uma medida simples e de baixo custo como a caminhada pode ser uma solução importante no combate a estas doenças — explica o enfermeiro e tutor do Portal Educação, Alisson Daniel.


BEM-ESTAR DO CLICKRBS
Caçadorense pesquisa a cura do reumatismo

Farmacêutico Rossano Balena, 28, começou estudos na faculdade




Estudos que o farmacêutico Rossano Balena, 28, começou na faculdade podem resultar num grande avanço para a medicina. O caçadorense desenvolveu uma pesquisa que pode representar a cura para portadores de doenças reumáticas. Os testes oficiais iniciam agora através de parceria firmada com a Universidade Federal do Paraná.


Balena atua na área há aproximadamente oito anos e revela que procurou fazer um estudo inovador. “A artrite não tem cura, apenas tratamento. Foi a partir daí que comecei a pesquisa, buscando algo que pudesse melhorar a vida das pessoas”, conta. Segundo ele, “o medicamento é um antiinflamatório voltado para a cura do reumatismo, fibromialgia e ácido úrico (gota) de modo que a doença não tenha reincidência após o término do tratamento”.


No dia 12 de janeiro deste ano foi firmada oficialmente a parceria com a UFPR, com a presença do reitor Zaki Akel, o professor do departamento de ciências biológicas do campus, Paulo Dalsenter, a presidente da Associação dos Portadores de Doenças Reumáticas (ADORE), Maria Delvani, a advogada do farmacêutico, Camila Santin, e o deputado Stephanes Junior que vai destinar recursos para a continuidade da pesquisa.


“Fico feliz com o reconhecimento do meu trabalho e a oportunidade de ver ele sendo colocado em prática. Até então foi preciso muito esforço e até investimento do próprio bolso”, comenta Balena. Com o repasse dos recursos devem iniciar os testes oficiais exigidos pela Anvisa, para então viabilizar a comercialização do medicamento.

A expectativa, segundo o farmacêutico caçadorense, é que em até 15 meses esteja pronto o dossiê com a parte burocrática do estudo, contratos, patente internacional e fórmula.


Atualmente estima-se que 15 milhões de brasileiros sofram de doenças reumáticas, cujos principais sintomas são dor e calor nas articulações, edema (“inchaço”), rigidez matinal (dificuldade para movimentar as articulações ao acordar de manhã), fraqueza muscular e, conforme a patologia, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, emagrecimento e febre.


Caçador on line
Descoberto gel que reconstrói mama após retirada de tumor


Cirurgiões do hospital Germans Trias i Pujol, em Barcelona, desenvolveram um gel de plaquetas que restitui o volume da mama após a extração do tumor, colocado no mesmo ato cirúrgico e permite conservar o formato do peito.


A técnica, elaborada em colaboração com o Banco de Sangue e Tecidos da Universidade Autônoma de Barcelona, é pioneira no mundo e já foi aplicada em 50 mulheres com bons resultados, como informa a centro em comunicado.

O tratamento é fruto de um projeto de pesquisa liderado pelo cirurgião Joan Francesc Julián e constitui uma nova tecnologia aplicada à cirurgia que não requer reconstruções posteriores, nem a colocação de próteses mamárias para atenuar o vazio gerado pela extração de um tumor mamário.


Conforme os médicos, as plaquetas são obtidas do sangue de um doador e com elas é elaborado um gel com uma consistência similar à da mama, que restitui o volume e regenera paulatinamente as fibras de colágeno perdidas.


Embora circulem pelo sangue, as plaquetas não são células, mas fragmentos celulares, de modo que embora sejam de um doador não geram rejeição do receptor. Além disso, contêm fatores de crescimento e imunomoduladores que aceleram a reparação e regeneração do tecido.

Atualmente, sete de cada dez mulheres que têm câncer de mama precisam de uma tumorectomia ou extração do tumor, enquanto três de cada dez precisam de mastectomia, que representa a extração total do seio.

No caso das tumorectomias, até agora não se reconstruía a mama no momento da extração do tumor, mas posteriormente, e uma vez surgida uma deformidade, se recheava a área com ácido hialurônico e gordura da paciente, mas nem sempre com os resultados esperados.


A nova tecnologia foi patenteada pelas três instituições envolvidas no projeto, o hospital e o instituto Germans Trias, a Universidade Autônoma de Barcelona e o Banco de Sangue e Tecidos.

EFE/BOL

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Conheça os benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é um esporte que traz muitos benefícios para a saúde e para a forma física e pode, inclusive, ser mais eficaz que os demais exercícios.


O principal beneficio desse esporte é aliviar o estresse do dia-a-dia, deixando corpo e mente bem relaxados. Quando feita com freqüência e com acompanhamento de um profissional da área pode também melhorar a postura, dar mais flexibilidade ao corpo, melhorar a coordenação motora, fortalecer a massa muscular e aumento da resistência física.


Outra vantagem é que não é preciso saber nadar, basta manter a freqüência e aproveitar os benefícios!

Terra
Alimentos podem ser aliados do coração


Manter o motor funcionando por mais de 40 anos, sem que nenhuma pane ocorra, é uma missão impossível para muitas máquinas, mas não para o corpo humano. Conservar o sistema cardíaco em perfeito estado, por este período, é relativamente fácil.
Porém, passado este período, as coisas começam a não ser tão simples.
Uma boa alimentação na juventude pode prevenir muitos problemas cardíacos. É importante variar o cardápio, que deve ser composto de alimentos de baixas calorias. "Não existe alimento ‘mágico’, o importante é a variedade", afirma o cardiologista Dr. Fábio Leite Vieira. Servir-se de mantimentos que formam um prato colorido é a dica para ter certeza de que está se nutrindo de maneira correta. A cor está relacionada aos nutrientes que compõem a comida.
Alimentos com pouco cloreto de sódio (sal de cozinha) são os mais indicados para o coração. Além destes, peixes são ricos em ômega 3 e 6 que fazem muito bem ao nosso sistema cardíaco. Uvas e seus derivados também são indicados.
Carnes são fundamentais para uma dieta saudável. Dr. Fábio Vieira recomenda: "Devemos ingerir pelo menos duas ou três porções de carne branca - aves e peixes. E de quatro a cinco porções de carne vermelha", diz. "Lembrando novamente que a variedade é a palavra de ordem", completa.
O consumo de azeite de oliva é liberado, desde que em pratos frios. "Todo óleo, após ser muito esquentado, sofre transformações que modificam o padrão de gordura para uma mais nociva. Por isso, devemos evitar reutilizar óleo de fritura que ficou muito tempo exposto às altas temperaturas", recomenda o Dr. Vieira.
Nem toda gordura é vilã para o coração. As encontradas em carnes brancas de peixe são benéficas, mas passe longe das saturadas. Óleos de soja e de milho devem ser substituídos pelos óleos de canola e azeite. Nozes, castanhas e avelã são ricas em gorduras monoinsaturadas, o chamado colesterol bom, além de conter oxidantes. Estas castanhas devem ser consumidas com moderação, no máximo 50 gramas por dia. Mais do que isto pode fazer o ponteiro da balança disparar!
Uma boa alimentação pede uma nutrição balanceada. "Colocando os nutrientes na ponta do lápis, teremos por volta de 50% a 60% de carboidratos, 20% a 25% de proteínas, 20% a 30% de gordura e 300 g a 400 g de frutas, verduras e legumes, ingeridos diariamente", orienta o cardiologista.
O melhor é encontrar o equilíbrio entre os nutrientes, sem cometer excessos. Para que a alimentação não se torne uma inimiga, procure ajuda de um nutricionista. Assim conseguirá manter o peso, conservar o sistema cardíaco e todo o organismo.

Terra
Cientistas dizem ter descoberto gene que espalha o câncer


Cientistas da Universidade de Anglia Oriental, na Inglaterra, garantem ter descoberto o gene que propicia a extensão de muitos tipos de câncer, o WWP2, cujo bloqueio com remédios poderia representar um grande avanço na luta contra a doença.O estudo foi publicado na revista científica Oncogene.

A equipe de cientistas é dirigida pelo doutor Andrew Chantry, que afirma que a identificação deste gene pode ser um grande passo para soluções médicas no prazo de uma década para deter os tipos de câncer mais agressivos. Entre eles estão o de mama, cérebro, colo do útero e pele, que se alastram especialmente rápido.

"O desafio agora é identificar um medicamento potente que invada as células cancerígenas, destruindo a atividade do gene defeituoso", manifesta Chantry. "Começamos a experimentar uma molécula que achamos que pode fazer o trabalho. Se esse for o caso, poderemos criar uma nova geração de um só remédio para vários tipos de câncer", explicou o especialista.

O WWP2 é produto de uma enzima que une os elementos químicos dentro das células e está presente em todos os organismos humanos. "Todos temos o gene mas, quando ele é defeituoso, modifica o processo e ajuda o câncer a se desenvolver e se espalhar para outras partes do corpo", manifestou o doutor Chantry.

Caso fosse desenvolvido um medicamento que desativasse o WWP2, os tratamentos convencionais e as cirurgias poderiam ser limitadas aos tumores cancerígenos primários sem o risco de se instalarem em outras partes do organismo. A previsão de Chantry é de que este tratamento menos invasivo e com menos efeitos colaterais possa ser aplicado em um prazo de cinco a dez anos.

O grupo Câncer Resarch do Reino Unido expressou sua satisfação pela descoberta, mas com certa cautela. "Nas décadas recentes, pesquisadores de todo o mundo descobriram genes que impulsionam o crescimento do câncer e esta pesquisa é mais uma em uma lista que segue crescendo", declarou Kat Arney, porta-voz da organização.

EFE

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Adeus, silicone

A ciência descobre que combinar células-tronco e gordura extraídas do próprio corpo proporciona bons resultados para dar maior volume às mamas e rejuvenescer a face


Como em um passe de mágica, tirar a gordurinha que está sobrando na barriga ou no culote e usá-la para aumentar os seios de forma definitiva. Isso feito de maneira natural, sem usar nada que não seja produzido pelo próprio corpo. Mais um sonho maluco de aficionadas pela beleza? Não no que depender de uma verdadeira revolução em andamento no mundo da beleza e que pode representar o fim dos implantes das próteses de silicone. Trata-se de um novo método que usa as células-tronco – capazes de se transformar em vários tipos de tecidos do organismo – presentes na gordura para reconstituir e dar volume maior às mamas. Exatamente como o silicone, mas sem as desvantagens de ser artificial.

A novidade vem sendo testada e usada em diversos países do mundo. Na Inglaterra, por exemplo, mulheres podem ir a um consultório e, em apenas cinco horas, trocar a gordura sobressalente no abdome ou nas coxas por seios maiores. A inglesa Michelle Freeman, 42 anos, passou pelo procedimento oito meses atrás. Em vez de usar as próteses de silicone, resolveu aproveitar a gordura excedente nas coxas para garantir os dois números a mais que hoje ostenta no sutiã. “Pareceu-me a melhor opção para um resultado mais natural e com menos riscos de efeitos colaterais”, disse a inglesa à ISTOÉ. Na Áustria, o cirugião Karl-Georg Heinrich, membro das sociedades americana e europeia de cirurgia estética, faz cerca de dois procedimentos desse tipo toda semana. “Cerca de 90% das pacientes ficam satisfeitas com os resultados a longo prazo”, disse Heinrich à ISTOÉ.

A ideia de usar células-tronco para aumentar as mamas começou a ganhar fôlego quando se descobriu que o tecido adiposo (gordura) é uma fonte generosa dessas estruturas. Antes, sabia-se de sua existência em outros locais, como a medula óssea, onde a extração é complicada e a concentração é menor. A título de comparação, um grama de tecido adiposo tem cerca de 500 vezes mais células-tronco que a mesma quantidade de medula. “Muita gente pode achar ruim ter de perfurar o osso para a extração de parte da medula, mas quem vai se importar em tirar um pouco de gordura do abdome?”, brinca a pesquisadora Nance Nardi, do departamento de genética da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e coordenadora do laboratório de células-tronco da Universidade Luterana do Brasil. Com acesso fácil à gordura – só em 2009, mais de 1,6 milhão de lipoaspirações foram feitas em todo o mundo – os profissionais da cirurgia plástica logo se interessaram pelas possibilidades do uso dessas células.

Verificou-se que elas possuem potencial para aumentar a eficácia de uma técnica já conhecida, mas cujos resultados podem deixar a desejar: a lipoenxertia, caracterizada pelo uso da gordura excedente em uma região para restaurar outras áreas do corpo. Desde 1983, com o médico alemão Franz Neuber – que publicou o primeiro trabalho sobre o assunto –, são testados meios para aprimorar o método. Isso porque sua eficiência sempre foi ameaçada pelo risco de o próprio corpo reabsorver a gordura transplantada, jogando todo o esforço no chão.

No entanto, estudos mostram que, quando é possível enriquecer o enxerto com células-tronco – ou seja, deixá-lo com uma quantidade dessas células muito maior do que a que teria normalmente –, a realocação da gordura tende a ser mais bem-sucedida. Isso ocorre porque com a grande concentração de células-tronco há a criação de vasos sanguíneos que manterão a gordura permanentemente alimentada, reduzindo a possibilidade de o enxerto ser metabolizado pelo organismo. “As células-tronco são colocadas de volta em um ambiente com o qual elas já estão habituadas, em uma função que elas já conhecem”, explica Leandra Baptista, professora de ciências biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

IstoÉ
Diabetes é doença grave e silenciosa

A OMS calcula que 240 milhões de pessoas sejam diabéticas no mundo



Metade dos diabéticos não sabe que tem a doença. Silenciosa, a enfermidade atinge cerca de 10% da população adulta brasileira. Muitas vezes, as pessoas só descobrem que são portadoras da doença quando ela já está em estágio avançado. A informação é do especialista e professor de Endocrinologia e Metabolismo da PUCRS, Giuseppe Repetto. Especialista em diabetes há mais de 40 anos, Repetto acompanha de perto a doença que leva à morte e à invalidez prematura um número cada vez maior de pessoas. A organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 240 milhões de pessoas no mundo sejam diabéticas. E que, até 2025, esse número aumentará em 50%.


O médico explica que a diabetes tipo 1 é menos frequente, atingindo cerca de 10% dos diabéticos. Entretanto, a de tipo 2 é a mais comum. Possui fator hereditário e costuma se manifestar na maturidade. "Metade dos nosso diabéticos do RS não sabem que têm a doença. Provavelmente, eles já sejam há muito tempo e a doença já tenha causado vários estragos", diz Repetto.


O especialista ressalta que alguns fatores, como obesidade, podem ser um alerta para a possibilidade de a pessoa estar com diabetes. "Existem várias manifestações que são explícitas da doença, como mulheres cujos fetos morrem ou ganham bebês muito grandes ao nascer", observa. A recomendação é que as pessoas façam exame pelo menos uma vez por ano. A doença também está entre as principais causadoras de cegueiras, amputações de membros, insuficiência renal e mortes por doenças cardiovasculares. "Se o indivíduo descobrir precocemente, será mais fácil tratá-la", alerta.

C do Povo
Chá da folha de sucupira tem efeito analgésico, diz estudo

Sucupira é uma árvore comum no cerrado e em parte da Mata Atlântica


Novos potenciais medicinais das plantas não param de ser descobertos. Ao observar o uso e os relatos sobre o chá da folha de sucupira — conhecido por amenizar dores nas articulações e na garganta —, pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) resolveram estudar as propriedades da planta e descobriram que seu extrato tem eficientes atividades analgésica e antitumoral. A sucupira é uma árvore comum no cerrado e em parte da Mata Atlântica.

Ainda é o que se chama de pesquisa básica, sem mecanismos concretos de utilização (como um medicamento), mas que traz oportunidades de desenvolvimento de novos remédios.

— De um dado popular até chegar a um fármaco levam-se anos — enfatiza um dos autores do estudo, Humberto Moreira Spíndola, farmacêutico do Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Química, Biológicas e Agrícolas (CPQBA) da Unicamp.

Isso ocorre porque é necessário comprovar se os ativos de fato funcionam e se são seguros.

Para testar as propriedades, os cientistas avaliaram os extratos de folhas e sementes da sucupira e descobriram que, nessas últimas, encontravam-se potentes atividades analgésicas e antitumorais. As folhas não tiveram a mesma atividade, provavelmente por não conterem os mesmos princípios ativos, informa Mary Ann Foglio, orientadora de Spíndola.

Na avaliação dos extratos dessas sementes, foram descobertas duas substâncias envolvidas tanto na atividade analgésica quanto na antitumoral: a geranilgeraniol e a vouacapano. Da união delas, os cientistas desenvolveram um novo extrato para testar em células (in vitro) e em ratos e camundongos (in vivo).

Para descobrir a atividade antitumoral, o extrato foi injetado em células de diversas linhagens de câncer. Segundo Spíndola, os resultados foram positivos em todas as células, demonstrando capacidade de combate ao tumor. O extrato, contudo, teve maior eficiência sobre o câncer de próstata. Nos testes com camundongos, o tumor foi induzido e também foi observada a ação positiva contra os cânceres.

— Mas não podemos afirmar que daria certo em humanos, já que os tumores de animais são mais simples. Precisamos de mais estudos — sustenta o autor da pesquisa.

Os resultados das atividades analgésicas são mais próximos da realidade. Nos testes com ratos e camundongos, as substâncias do extrato da semente da sucupira mostraram potencialidade em inibir a dor.


CADERNO VIDA - ZH

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Obesidade infantil pode trazer problemas para a saúde

Doença crônica se dá pelo sedentarismo, má alimentação e fatores genéticos


Hoje em dia, meninos e meninas se entretêm facilmente em frente à TV, videogame e computador, deixando de lado as atividades físicas muitas vezes. O problema é que essa falta de exercícios das crianças, aliada a maus hábitos alimentares, resultam em jovens com obesidade, doença crônica caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma em cada dez crianças do mundo, ou 10%, está acima do peso, sendo que cerca de 30 a 45 milhões delas são obesas, representando 2% a 3% de toda população infantil entre 5 e 17 anos.


-- A obesidade se dá principalmente por causa dos hábitos de vida relacionados ao sedentarismo e à má alimentação. Em casos específicos, pode ser resultado de um herança genética também – afirma o médico Clóvis Francisco Constantino, presidente da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Segundo a Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) de 2008/09, realizada pelo IBGE, 40,6% da população brasileira adulta está com excesso de peso e 11,1% são obesos. Quando o índice de gordura de alguém é de até 20%, a pessoa está com sobrepeso.


Se o número for maior que isso, o paciente pode ser considerado obeso. A enfermidade ainda causa diferentes riscos à saúde, podendo resultar em complicações como a diabetes do tipo mellitus, a hipertensão arterial e os distúrbios metabólicos, por exemplo. A doença, que também pode ser determinada fatores genéticos, se dá principalmente pelo maior consumo de energia do que é gasto durante o dia.


Um pouco pelos inúmeros brinquedos e entretenimento à disposição delas e outro tanto pela falta de segurança nas ruas, as crianças e adolescentes praticam cada vez menos atividades aeróbicas, o que faz com que tenham um gasto de energia menor que o consumo. Antes, quando elas estavam muito irrequietas, os pais diziam: “Vão brincar lá fora”, num sinal claro para que pequenos fossem à rua para se divertir ou praticar algum esporte. Atualmente, elas ficam menos agitadas, já que normalmente estão entretidas pela TV ou computador.


Em miúdos, significa que elas consomem mais energia do que gastam. Como resultado final, elas acabam engordando, ou, pior, ficando obesas. Isso se dá, também, pelos maus hábitos alimentares nessa faixa etária. Na era do fast-food, as refeições costumam ser muito calóricas: hambúrgueres, batata frita e refrigerante, além das guloseimas como salgadinhos, chocolates e balas. Ou, em outras palavras: gordura, carboidratos e açúcares em excesso.

– Não restringimos alimentos para os pacientes. Até porque a infância e a adolescência são fases de desenvolvimento. Apenas disciplinamos e reorganizamos a dieta alimentar da pessoa, junto com uma orientação para o aumento dos exercícios físicos – afirma o médico.

Esse é o remédio – ou melhor, tratamento – para curar a doença de forma eficiente e sem riscos: uma dieta balanceada e exercícios físicos. Existem também um procedimento cirúrgico, que, normalmente, só é usado em casos extremos. Mesmo assim, a cirurgia, sozinha, não vai curar o paciente. É necessário, para manter e até melhorar os resultados, adotar uma dieta e praticar atividades físicas, tudo sobre orientação profissional, seja de um pediatra, de um nutrólogo ou de um nutricionista.

HAGAH SC
Nova técnica impede que HIV se multiplique

Pesquisadores norte-americanos desenvolveram molécula que localiza e mata células doentes


Uma nova técnica desenvolvida por pesquisadores americanos para combater a multiplicação das células infectadas pelo HIV demonstrou ser promissora no controle do vírus em camundongos. Cientistas do Beckman Research Institute, nos Estados Unidos, conseguiram desenvolver em laboratório uma combinação de moléculas de RNA que, quando aplicadas no sangue dos camundongos, procuram e invadem as células infectadas pelo HIV, preservando as células saudáveis.

Os resultados acabam de ser publicados pela revista Science. A molécula combinada funciona como uma espécie de míssil guiado: ao localizar células doentes, ela se liga à cápsula que envolve o HIV e inicia um processo de degradação do vírus.

--- O RNA assume uma forma específica, que se une seletivamente à proteína da capa do vírus HIV — afirmou à reportagem, por e-mail, o professor John J. Rossi, um dos autores do estudo.

Os pesquisadores deixaram os ratos imunodeprimidos, injetaram células humanas saudáveis e, depois, o HIV. Houve forte queda nas concentrações de HIV, indicando um bloqueio da multiplicação do vírus.

— É a primeira vez que um grupo consegue realizar essa experiência em células vivas em um modelo animal — diz o infectologista Esper Kallás, da Universidade de São Paulo (USP).

Para ele, os resultados podem servir para outras doenças. 

 Teoricamente, pode-se aplicar a técnica para qualquer outro vírus, até mesmo para algo relacionado ao câncer.


AE

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Substância do chocolate pode ajudar a aliviar tosse, diz pesquisa

No reino Unido, 7,5 milhões de pessoas sofrem com a doença


Por isso uma empresa britânica de remédios está ajudando a desenvolver outro remédio à base de uma droga chamada teobromina. Ela inibe a queima inadequada do nervo vago, uma característica fundamental da tosse persistente.

— O interessante é que a teobromina é encontrada em pequenas quantidades em produtos à base de cacau — explicou a empresa.

— A descoberta da teobromina no cacau, pode representar uma alternativa mais vantajosa à tosse persistente do que os perigosos opiáceos utilizados até então, além do que parece ser mais atrativo, principalmente para as crianças, saber que o remédio para tosse é o chocolate — completa a farmacêutica e tutora do Portal Educação Carolina Marlien.

De acordo com Alyn Morice, da clínica Hull Cough, por enquanto é "teoricamente possível" obter teobromina suficiente em uma barra de chocolate para aliviar a tosse, mais estudos ainda devem ser feitos para revelar a dose exata necessária.
O chocolate tem diversos benefícios para o corpo quando consumido com moderação. É rico em vitaminas e sais minerais e tem alto teor de flavonoides, que ajudam a reduzir os riscos de doenças cardiovasculares e proporcionam sensação de prazer e bem-estar. Agora, pesquisadores afirmam ter encontrado outro benefício do doce: ajuda quem sofre de tosse persistente.


Segundo estudiosos, uma das substâncias isoladas do cacau dificulta a ação de irritação da tosse. Em levantamento recente com a população do Reino Unido, 7,5 milhões de pessoas relataram sofrer com a tosse persistente a cada ano.


BEM-ESTAR DO CLICRBS
Os remédios utilizados atualmente para evitar os sintomas, são à base de opiáceos, como xaropes que contêm codeína, um narcótico. Porém, segundo a agência que controla os produtos naquela região, pessoas menores de 18 anos não devem tomar essa medicação, pois as desvantagens superavam os benefícios.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Venda de calmante dispara no Brasil

A venda do ansiolítico clonazepam disparou nos últimos quatro anos no Brasil, fazendo do remédio o segundo mais comercializado entre as vendas sob prescrição.

Entre 2006 e 2010, o número de caixinhas vendidas saltou de 13,57 milhões para 18,45 milhões, um aumento de 36%. O Rivotril domina esse mercado, respondendo por 77% das vendas em unidades (14 milhões por ano).


O levantamento foi feito pelo IMS Health, instituto que audita a indústria farmacêutica, a pedido da Folha. O tranquilizante só perde hoje para o anticoncepcional Microvlar (em média, 20 milhões de unidades por ano).


Para os psiquiatras, há um abuso na indicação desse medicamento tarja preta, que causa dependência e pode provocar sonolência, dificuldade de concentração e falhas da memória.


Eles apontam algumas hipóteses para explicar o aumento no consumo: as pessoas querem cada vez mais soluções rápidas para aliviar a ansiedade e o clonazepam é barato (R$ 10, em média).


Médicos de outras especialidades podem prescrever o ansiolítico e há falta de fiscalização das vigilâncias sanitárias no comércio da droga.


Procurada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não se manifestou sobre o assunto.


Para o psiquiatra Mauro Aranha de Lima, conselheiro do Cremesp (Conselho Regional de Medicina), é "evidente" que existe indicação inapropriada do remédio, especialmente por parte de médicos generalistas, não familiarizados com a saúde mental.

Muitos pacientes, segundo ele, já chegam ao consultório com queixas de ansiedade e pedindo o Rivotril. "As pessoas trabalham até tarde, chegam em casa ansiosas e querem dormir logo. Não relaxam, não se preparam para o sono. Tomar Rivotril ficou mais fácil", diz ele, também presidente do Conselho Estadual Sobre Drogas.


Lima explica que entre as medidas adotadas pelo Cremesp para conter o abuso no uso do remédio estão cursos de educação continuada voltados a médicos generalistas.


Na sua opinião, a precariedade do atendimento de saúde mental no país também propicia o abuso do remédio.


INDICAÇÃO DE AMIGO


O psiquiatra José Carlos Zeppellini conta que recebe muitos pacientes que não tinham indicação para usar o remédio e que se tornaram dependentes da droga.


"Em geral, começaram a tomá-lo por sugestão de amigos e vizinhos, em um momento de tristeza, após terminar um namoro, por exemplo. Não é doença. Depois, não conseguem parar de tomá-lo porque têm medo de não se adaptar. É mais uma dependência psíquica do que física", acredita ele.


Entre os usuários do Rivotril, existe um misto de glamorização e demonização em relação à droga.


Páginas no Facebook, classificadas na categoria entretenimento, tratam o Rivotril como "remedinho maravilhoso". Outros grupos on-line, porém, discutem a dependência e os efeitos colaterais do remédio.


A AÇÃO DO TRANQUILIZANTE


ANSIEDADE


Estimula a ação de um ácido (conhecido como gaba) no cérebro, que inibe a ativação de áreas relacionadas ao medo e à ansiedade


SONO


Reforça os estágios do sono REM, que correspondem aos períodos de sonhos, mas reduz os estágios não REM. Essas fases são justamente as que restauram as atividades nos neurônios


INDICAÇÕES


Tratamento de vários transtornos mentais, como síndrome do pânico, distúrbio bipolar, depressão (usado como coadjuvante de antidepressivos). O remédio não é recomendado para aliviar tensões do cotidiano


EFEITOS COLATERAIS


Sonolência, movimentos anormais dos olhos, movimentos involuntários dos membros, fraqueza muscular, fala mal articulada, tremor, vertigem, perda de equilíbrio, dificuldades no processo de aprendizagem e de memorização


DEPENDÊNCIA


O tempo varia de pessoa para pessoa. Pode acontecer em um mês ou em um ano. Pacientes que tomam clonazepam não podem consumir álcool.


B O L
Psiquiatra reflete sobre como a pílula anticoncepcional revolucionou a sociedade


Flávio Gikovate comenta as mudanças que o medicamente proporcionou à vida feminina



O lançamento da pílula anticoncepcional, no início dos anos 60, deu às mulheres a opção de decidir quando e quantos filhos gerar. Esse fator, aliado à série de inovações tecnológicas e culturais em andamento na época, acelerou o processo de transformação social e o comportamento das pessoas.


A seguir, o psiquiatra Flávio Gikovate responde a cinco perguntas sobre como os pequenos comprimidos mudaram os rumos da história feminina e da humanidade nos últimos 50 anos.


Quais foram os principais impactos do surgimento da pílula anticoncepcional em relação aos costumes da sociedade?


Flávio Gikovate — A pílula criou condições muito favoráveis para a efetiva emancipação sexual da mulher. A liberdade sexual, ao lado da emancipação financeira que as mulheres começaram a galgar durante a 2º Guerra Mundial, foram preponderantes para afrouxar a dependência da mulher em relação ao homem em todos os aspectos. Em paralelo a isso, a mudança na forma de o casal dançar — com a introdução do rock 'n roll, agora dançam separados — e o apelo da tecnologia — TV, computadores etc — trouxe à tona com muita força o aspecto da individualidade. Mas realmente não sei se as coisas teriam andado da forma como andaram se a pílula anticoncepcional não tivesse sido criada.


É possível comparar a revolução que a pílula proporcionou para a mulher com algum outro marco histórico na vida feminina?


Flávio Gikovate — Acredito que a revolução causada pela pílula possa se comparar ao que significou a 2ª Guerra Mundial para as mulheres. Naquela época, a ida dos homens para os campos de batalha forçou as mulheres a ocuparem postos no mercado de trabalho aos quais antes não tinham acesso. Elas passaram experimentar a independência financeira e, mesmo com o fim da guerra, não deixaram de trabalhar fora. Isso tornou a sociedade mais igualitária. E essa independência econômica se tornou ainda mais marcante com a pílula, anos mais tarde. Isso porque com a pílula, a mulher passou ter oportunidade adiar a maternidade para priorizar a carreira profissional.


Como exatamente a pílula anticoncepcional influenciou a vida profissional das mulheres?


Flávio Gikovate — A possibilidade de programar a gravidez deu à mulher a possibilidade de postergar a maternidade para um período de mais maturidade, quando ela já tem uma carreira profissional consolidada. Além disso, poder optar por quando ter filhos abriu para as mulheres as portas de universos profissionais antes restritos aos homens. Basta vermos que há 50 anos, apenas 10% dos alunos de medicina da Universidade de São Paulo (USP) eram mulheres. Na turma em que me formei eram pouquíssimas médicas. Hoje, nas faculdades de medicina, temos cerca de 60% de mulheres. Na Poli (escola de engenharia da USP), apenas 1% das vagas do curso de engenharia era ocupada por alunas. Atualmente, são 33%. Creio que alcançando níveis de formação cada vez mais avançados, em 20 anos as mulheres passarão a ganhar mais que os homens.


O que significou a pílula anticoncepcional para o papel da mulher na família?


Flávio Gikovate — O que posso dizer é que cada vez mais mulheres optam por adiar ao máximo a maternidade ou escolhem não ter filhos. Isso impacta a família. Podemos olhar o caso da Itália, onde cerca de um terço das mulheres não têm filhos. E isso é uma tendência mundial. Por outro lado, as mudanças dos últimos 50 anos foram muito radicais e grande parte dos indivíduos não conseguiu acompanhar essas mudanças do ponto de vista psicológico. Daí vermos o aumento desenfreado da obesidade e do consumo de drogas e álcool, por exemplo.


De acordo com o IBGE, a taxa de fecundidade brasileira decresceu da média nacional de 6,3 filhos em 1960 para 5,8 filhos em 1970, chegando ao patamar de 2,3 filhos em 2000. Na sua opinião, qual foi o papel da pílula anticoncepcional neste caso? Você acredita que o comportamento da brasileira está evoluindo de forma a diminuir ainda mais a taxa de fecundidade?


Flávio Gikovate — As brasileiras estão seguindo a tendência mundial e tendo cada vez menos filhos. Atualmente, a taxa de fecundidade nacional já está em menos de dois filhos por mulher. Acredito que essa tendência já tenha se consolidado no Brasil.


DONNA ZH ONLINE

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cigarro é um dos causadores da celulite



Açúcar, gordura, sedentarismo e pouco consumo de água são os fatores mais conhecidos entre as causas da celulite, mas a medicina alerta que outras interferências internas e externas provocam ou aumentam o mal. Vida estressante, tabagismo e predisposição genética também são vilões nesta história.

Estrutura da pele com celulite


Antes de falarmos sobre estes agentes, vamos entender como a celulite se instala no corpo e quais são seus efeitos. A dermatologista Denise Steiner revela que a celulite altera a estrutura da pele de dentro para fora e pode até provocar dor. “A pele sem celulite tem a epiderme a derme e a hipoderme sobrepostas. Na celulite, ocorre a formação de traves onde ficam presas as células gordurosas e as fibras do tecido conjuntivo. Estas traves são formadas por colunas do tecido conjuntivo que ficam perpendiculares a pele. As células gordurosas ficam presas, são hipertrofiadas e acumulam mais gordura. Os vasos ficam com as paredes mais rígidas. O tecido conjuntivo (fibras) também fica endurecido, no que se chama fibrase (caroços). A visão clínica repercute o que acontece internamente. Há depressões porque o tecido conjuntivo puxa a pele para baixo e há aspecto de “casca de laranja”, porque a gordura vasa pelas traves. Os vasos e nervos são comprimidos e provocam dor”, esclarece Denise.


Vilões

 
Estresse - Essa condição inicialmente emocional interfere no organismo como um todo. O principal fator é o aumento do hormônio chamado cortisol. Este hormônio da família da cortisona favorece a retenção hídrica, interfere na vascularização da pele e, além disso, provoca fome direcionada para vontade de doces.

Herança genética - A celulite não é puramente hereditária, mas a genética influencia muito. O tipo de corpo, pele, predisposição para alterações hormonais, tendência ao sedentarismo são pontos com forte fator hereditário. Quem tem celulite na família deve prevenir o problema evitando dietas desequilibradas e mantendo sempre atividade física. Deve evitar também aumentar o peso.


Tabagismo - Sobre o cigarro, a doutora conclui que: “o fumo é altamente prejudicial, pois interfere na oxigenação da pele e também aumenta a oxidação e inflamação da pele. O colágeno é destruído e a pele fica flácida amarelada”.


Terra

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Estudo sugere que casais sem filhos têm dieta mais saudável



Pode ser exagero dizer que as crianças deixam você doente, mas um estudo britânico descobriu que casais com crianças têm uma dieta menos saudável do que os casais sem filhos.


Pesquisadores usaram dados de uma pesquisa do governo britânico com 7.014 famílias, que registravam suas compras de alimentos num diário por período de duas semanas, em 2003 e 2004.


As famílias de renda mais alta comeram mais carne, frutas frescas e vegetais, em comparação às outras. A idade influenciou o consumo de gorduras e açúcar o que é reduzido em lares com pessoas de mais idade.


Talvez o mais surpreendente é que o novo estudo, publicado na edição de dezembro do " European Review of Agricultural Economics", descobriu que os casais sem filhos eram os que comiam de forma mais saudável.


Mesmo depois de controlar fatores como idade, renda e outros, em comparação a uma família com crianças, um casal sem filhos consumiu cerca de 2 kg mais frutas e vegetais por pessoa ao longo do período de duas semanas.


Ter crianças em casa também reduziu a demanda por carne, e aumentou o consumo de laticínios, cereais e batata.


"Isso confirma o que nós, como pais, já sabemos", disse um autor do estudo, Richard Tiffin, professor de economia da Universidade de Reading, na Inglaterra. "Por alguma razão, a dinâmica social numa casa com crianças torna a dieta em geral menos saudável".


NEW YORK TIMES
B O L
Médicos alertam para risco das dietas de desintoxicação


As dietas de desintoxicação, que prometem livrar o organismo de agrotóxicos e melhorar o metabolismo, não passam de enganação, dizem especialistas.


Esses regimes, populares no verão, elegem alimentos e receitas que seriam capazes de "limpar" o fígado.


São poucos dias de um cardápio radical, com muito líquido, frutas e combinações duvidosas --como limão com água morna ou pimenta.


"Dieta de desintoxicação é um dos maiores mitos que eu conheço. Nenhum cardápio desintoxica o fígado", diz Raymundo Paraná, presidente da Sociedade Brasileira de Hepatologia.


Segundo o médico, uma das funções do fígado é justamente transformar substâncias nocivas em neutras.


Além disso, a comida, mesmo que em grandes quantidades, não é tóxica, de acordo com Marcio Mancini, endocrinologista do Hospital das Clínicas de SP.


"Não ficamos intoxicados depois de festas em que comemos muito. Nosso organismo compensa os excessos. Podemos nos intoxicar apenas com drogas, medicamentos, álcool ou metais pesados, mas é a longo prazo."


Uma dieta de "detox" radical, que exclua grupos de alimentos, pode causar anemia, deficiência de vitaminas e, pior, intoxicar o fígado.


"O chá-verde, em excesso, é comprovadamente tóxico", afirma Paraná, da Sociedade de Hepatologia. O chá é um dos ingredientes mais usados no "detox".


MAIS LEVE


A psicóloga Mana Mendonça, 34, já fez dias de "detox" só com líquidos, mas sua receita preferida é a de um suco verde, que ela bebe todos os dias pela manhã.


"Vai couve, pepino, cenoura, maçã e linhaça. No começo, eu achava bem ruim e fedido. Hoje acho gostoso."


Ela acredita que a bebida tira as toxinas do corpo e ajuda a emagrecer. "Eu me sinto leve e, quando não tomo, sinto diferença. Meu intestino não funciona direito."


Para a homeopatia, apesar de o organismo eliminar toxinas, dietas de desintoxicação são necessárias.


"O açúcar refinado, a gordura que ingerimos, tudo isso dificulta a eliminação de substâncias nocivas. A intoxicação impede a saúde plena", afirma Carlos Alberto Fiorot, presidente da AMHB (associação de homeopatia).


Para o nutrólogo Daniel Magnoni, do Hospital do Coração, essas dietas só têm efeito psicológico.


"A pessoa toma mais líquidos, come frutas, o intestino funciona melhor e ela tem a sensação de que está se desintoxicando. Mas não serve para nada."


B O L