segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Diabetes é doença grave e silenciosa

A OMS calcula que 240 milhões de pessoas sejam diabéticas no mundo



Metade dos diabéticos não sabe que tem a doença. Silenciosa, a enfermidade atinge cerca de 10% da população adulta brasileira. Muitas vezes, as pessoas só descobrem que são portadoras da doença quando ela já está em estágio avançado. A informação é do especialista e professor de Endocrinologia e Metabolismo da PUCRS, Giuseppe Repetto. Especialista em diabetes há mais de 40 anos, Repetto acompanha de perto a doença que leva à morte e à invalidez prematura um número cada vez maior de pessoas. A organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que 240 milhões de pessoas no mundo sejam diabéticas. E que, até 2025, esse número aumentará em 50%.


O médico explica que a diabetes tipo 1 é menos frequente, atingindo cerca de 10% dos diabéticos. Entretanto, a de tipo 2 é a mais comum. Possui fator hereditário e costuma se manifestar na maturidade. "Metade dos nosso diabéticos do RS não sabem que têm a doença. Provavelmente, eles já sejam há muito tempo e a doença já tenha causado vários estragos", diz Repetto.


O especialista ressalta que alguns fatores, como obesidade, podem ser um alerta para a possibilidade de a pessoa estar com diabetes. "Existem várias manifestações que são explícitas da doença, como mulheres cujos fetos morrem ou ganham bebês muito grandes ao nascer", observa. A recomendação é que as pessoas façam exame pelo menos uma vez por ano. A doença também está entre as principais causadoras de cegueiras, amputações de membros, insuficiência renal e mortes por doenças cardiovasculares. "Se o indivíduo descobrir precocemente, será mais fácil tratá-la", alerta.

C do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário