quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Caçadorense pesquisa a cura do reumatismo

Farmacêutico Rossano Balena, 28, começou estudos na faculdade




Estudos que o farmacêutico Rossano Balena, 28, começou na faculdade podem resultar num grande avanço para a medicina. O caçadorense desenvolveu uma pesquisa que pode representar a cura para portadores de doenças reumáticas. Os testes oficiais iniciam agora através de parceria firmada com a Universidade Federal do Paraná.


Balena atua na área há aproximadamente oito anos e revela que procurou fazer um estudo inovador. “A artrite não tem cura, apenas tratamento. Foi a partir daí que comecei a pesquisa, buscando algo que pudesse melhorar a vida das pessoas”, conta. Segundo ele, “o medicamento é um antiinflamatório voltado para a cura do reumatismo, fibromialgia e ácido úrico (gota) de modo que a doença não tenha reincidência após o término do tratamento”.


No dia 12 de janeiro deste ano foi firmada oficialmente a parceria com a UFPR, com a presença do reitor Zaki Akel, o professor do departamento de ciências biológicas do campus, Paulo Dalsenter, a presidente da Associação dos Portadores de Doenças Reumáticas (ADORE), Maria Delvani, a advogada do farmacêutico, Camila Santin, e o deputado Stephanes Junior que vai destinar recursos para a continuidade da pesquisa.


“Fico feliz com o reconhecimento do meu trabalho e a oportunidade de ver ele sendo colocado em prática. Até então foi preciso muito esforço e até investimento do próprio bolso”, comenta Balena. Com o repasse dos recursos devem iniciar os testes oficiais exigidos pela Anvisa, para então viabilizar a comercialização do medicamento.

A expectativa, segundo o farmacêutico caçadorense, é que em até 15 meses esteja pronto o dossiê com a parte burocrática do estudo, contratos, patente internacional e fórmula.


Atualmente estima-se que 15 milhões de brasileiros sofram de doenças reumáticas, cujos principais sintomas são dor e calor nas articulações, edema (“inchaço”), rigidez matinal (dificuldade para movimentar as articulações ao acordar de manhã), fraqueza muscular e, conforme a patologia, lesões de pele, dor de cabeça, queda de cabelo, fadiga, emagrecimento e febre.


Caçador on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário