sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Preocupado com as calorias da ceia?
Veja quanto "pesa" cada item


Nutricionista explica quais os itens mais calóricos da ceia natalina e sugere uma combinação balanceada desses alimentos


Na época de Natal, é comum caprichar mais na ceia. Mais de um tipo de carne, acompanhamentos mais elaborados, doces e bebidas. O resultado dessa mistura pode ser uma refeição bastante calórica. A Gazeta do Povo convidou a nutricionista Débora Russo para explicar quais os itens mais calóricos da ceia natalina e sugerir uma combinação mais leve e saudável dos alimentos tradicionais da noite de Natal.


Um prato com itens da ceia, sugerido por Débora, pode ter apenas 845 calorias e não deixar faltar nenhuma comida tradicional. Balanceando as porções e optando por cortes mais magros de carne e frutas, é possível aproveitar ainda uma boa taça de vinho.

Aperitivos

O melhor é consumir as frutas da estação, como pêssego, abacaxi, ameixa, cereja, nectarina e uvas ou as frutas secas, como damascos secos, ameixa seca ou tâmaras. “Fuja da rabanada, que é bastante calórica”, alerta a nutricionista Débora Russo. Para se ter ideia, uma porção de 100 gramas do quitute tradicional português tem 290 calorias.



Se consumidas com moderação, as oleaginosas – como castanhas de caju, nozes, castanhas do Pará e amêndoas – podem até auxiliar no emagrecimento, já que diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o bom (HDL). “Dê preferência as que vêm com a casca, pois assim seus nutrientes são preservados”, sugere Débora.

Saladas

O consumo de saladas é indicado para o começo da refeição. “Se a questão for o peso, deixe de lado os molhos muito cremosos, pois aumentam muito o valor calórico da refeição”, orienta Débora.

Aves

Para carnes de aves, dê preferência para as partes brancas. O chester e o peru são ótimas fontes de proteína e vitaminas do complexo B. A nutricionista Débora Russo dá uma dica: as peles das aves devem ser retiradas, porque jaó fontes de gorduras saturadas e aumentam o valor calórico da refeição.



Um exemplo é o peru. Um pedaço de 100 gramas sem pele tem 110 calorias, 2,2 gramas de gorduras e 0,7 gramas de gordura saturada. O mesmo alimento com pele passa a ter 145 calorias, 6,9 gramas de gordura e 2,2 gramas de gordura saturada. Uma porção de 100 gramas de chester possui 166 calorias e 11 gramas de gorduras totais.
 
Suínos
 
Tradicional no natal, o Tender é uma peça de carne suína defumada e assada. No preparo, geralmente é caramelizado e decorado com cravos da índia. A nutricionista alerta para a grande variação quanto às calorias entre as marcas disponíveis no mercado: Uma porção de quatro fatias (100 gramas) pode varias de 92 até 210 calorias!
 
Peixes
 
O bacalhau, também consumido no Natal, tem baixo valor calórico e alto valor protéico. Uma porção de 100 gramas tem 130 calorias.
 
Acompanhamentos
 
O arroz branco é uma boa opção de carboidrato para acompanhar os assados na ceia de Natal. A nutricionista Débora Russo sugere o integral, que é rico em fibras e minerais. No caso de arroz temperado, como o tradicional à grega, uma boa dica para diminuir as calorias é usar presuntos magros, como os de peru. Já para os risotos, o creme de leite pode ser diluído el leite desnatado ou trocado por requeijão light.


A farofa também faz parte da ceia. “Vale lembrar que cada colher de farinha de mandioca ou de milho equivale, em calorias e em carboidrato, a duas colheres de arroz, isso sem contar todos os ingredientes utilizados no seu preparo”, alerta a nutricionista.
 
Doces
 
Entre panetone e chocotone, prefira o primeiro, mas mesmo assim é preciso cuidar com a quantidade, já que o doce tem gorduras saturadas. Uma fatia de 80 gramas pode ter entre 290 e 311 calorias. As versões light têm 230 calorias. O chocotone já é muito mais calórico, por causa dos pedacinhos de chocolate: chega a 409 calorias por porção.



Bebidas
 
Vale prestar atenção na quantidade que vai ser consumida e o tipo de bebida. Champagne e vinho branco ou tinto têm entre 70 e 85 calorias por taça (100 ml). A cidra e o ponche já têm 50 calorias por taça. Uma tulipa de chope (300 ml) tem 180 calorias, mais do que uma lata de cerveja (356 ml), que tem 146 calorias. Os licores variam entre 100 e 150 calorias por cálice (40 ml). Já os destilados, como vodca e uísque, têm entre 65 e 70 calorias por dose (28 ml).
 
Prato de Natal com 845 calorias
 
- 1 colher de sopa de farofa (37 g) – 145 calorias

- ½ fatia de chester (50 g) – 90 calorias
- 2 fatias finas de tender (50 g) – 140 calorias
- 2 colheres de sopa de arroz com passas – 102 calorias
- 1 fatia de abacaxi (60 g) – 40 calorias
- 1 pêssego em calda – 132 calorias
- 1 ameixa – 71 calorias
- 1 taça de vinho tinto (150 ml) – 125 calorias

Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário