sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Pesquisa israelense conclui que tomar leite ajuda a perder peso

Aumento do níveis de vitamina D no sangue contribui para emagrecimento


Um novo estudo desenvolvido em Israel concluiu que consumidores de leite e seus derivados tendem a perder mais peso do que aqueles que não consomem esses produtos. A pesquisa, realizada pela Universidade Ben-Gurion, analisou 322 homens e mulheres entre 45 e 60 anos de idade, com sobrepeso.


Os pesquisadores descobriram que, independentemente da dieta, as pessoas com maior consumo diário de cálcio — equivalente a 340g de leite ou de produtos lácteos — perderam quase 6 quilos ao final de dois anos. E quem consumiu a menor dieta de cálcio — cerca de meio copo de leite por dia — perdeu apenas três quilos.


O estudo, coordenado por Danit Shahar, do Centro para a Saúde e Nutrição da Universidade, confirmou também que o aumento do níveis de vitamina D no sangue contribui para a perda de peso. A vitamina D aumenta a absorção de cálcio pela corrente sanguínea e pode ser obtida pela ingestão de leite enriquecido, peixe e ovos, além da exposição ao sol.


— É sabido que pessoas com sobrepeso têm menores níveis de soro de vitamina D, mas este é o primeiro estudo que realmente mostrou que o soro da vitamina D aumentou entre pessoas que perderam peso — diz Sahar. — E isso independentemente do fato de os participantes terem ou não uma dieta à base de baixos teores de carbono e de gordura.


DONNA ZH ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário