sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Inca quer reduzir o câncer de mama

Consulta médica deve ser regular a partir da adolescência


O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou ontem sete recomendações para reduzir a mortalidade por câncer de mama no país. Apesar dos avanços científicos e da expansão da rede de saúde, a doença atinge 49,2 mil brasileiras por ano, causando 11 mil mortes anuais. O Rio Grande do Sul é o segundo estado em mortalidade de mulheres por câncer de mama.




De acordo com o Inca, o Rio de Janeiro lidera a lista, com 16,80 por 100 mil habitantes, seguido pelo RS, com 15,54 por 100 mil. Depois, vem Distrito Federal, com 15,40 por 100 mil, e São Paulo, 14,65 por 100 mil. A explicação para os maiores índices é que a doença aumenta com o avanço da idade da população, que viveria mais nesses estados.


O diretor-geral do Inca, Luiz Antônio Santini, alertou que a principal atitude da mulher para combater a doença ainda é a consulta médica regular e precoce, desde o início da adolescência. "Está comprovado, cientificamente, que quanto mais cedo é feito o diagnóstico, melhor a chance de cura e maior o tempo de sobrevida", diz Santini.


O Inca recomenda que toda mulher tenha amplo acesso à informação com base científica e de fácil compreensão sobre o câncer de mama; fique alerta para os primeiros sinais e sintomas da doença e procure avaliação médica. As que apresentarem nódulo palpável na mama e outras alterações suspeitas devem receber diagnóstico no prazo máximo de 60 dias e as que tenham entre 50 e 69 anos, fazer mamografia a cada dois anos. Além disso, o Inca indica que todo o serviço de mamografia participe de programas de qualidade.


C do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário