segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Café pode prevenir depressão em mulheres, diz estudo
Pesquisa de Harvard feita ao longo de uma década registrou consumo da bebida entre mulheres

Uma pesquisa indica que mulheres que bebem duas ou mais xícaras de café por dia são menos propensas a sofrer de depressão.
Ainda que as razões desse efeito não estejam claras, os autores acreditam que a cafeína pode alterar a química do cérebro. O estudo mostrou ainda que café descafeinado não teria o mesmo efeito.
Os resultados da pesquisa foram divulgados na publicação especializada Archives of Internal Medicine e provêm de um estudo realizado entre mais de 50 mil enfermeiras.
Uma equipe de especialistas do Harvard Medical School acompanhou a saúde do grupo de mulheres pesquisado ao longo de uma década, entre 1996 até 2006, e fez uso de questionários para registrar o consumo de café por parte delas.

Entre as pesquisadas, apenas 2.600 deram sinais de depressão ao longo deste período. E, destas, a maior parte consumia pouco café ou não tomava a bebida.

Comparadas com as mulheres que bebiam apenas um copo de café por semana ou até menos, aquelas que consumiam duas a três xícaras por dia tinham 15% a menos de chance de sofrer depressão.

Aquelas que bebiam quatro ou mais xícaras por dia tinham 20% de chance a menos de ter depressão.


Suicídios



A pesquisa mostrou ainda que consumidoras regulares de café estavam mais propensas a fumar, beber álcool e menos envolvidas com atividades da Igreja ou grupos voluntários ou comunitários. Elas também estavam menos propensas a ficar acima do peso e a sofrer pressão alta ou diabetes.
Os cientistas afirmam que a pesquisa contribui para outros estudos que indicam que consumidores de café têm índices de suicídios mais baixos.

Os pesquisadores de Harvard acreditam que a cafeína seja o principal agente nesse processo, já que a substância é conhecida por sua capacidade de realçar sentimentos de bem estar e de energia.
Mas ainda é preciso realizar mais pesquisas para verificar se a substância é útil para prevenir a depressão.
Uma outra possibilidade, dizem os pesquisadores, é que pessoas com propensão à depressão optem por não tomar café porque a bebida possui muita cafeína. Um dos sintomas mais comuns da depressão é perturbação do sono e a cafeína pode exacerbar essa condição, por ser um estimulante.
O excesso de cafeína também é capaz de realçar sensações de ansiedade. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Fonte: O Estado
Ter filhos reduz chance de doenças cardíacas, afirma estudo

Homens que não tem filhos têm maior chance de morrer devido a doenças cardíacas, de acordo com estudo realizado pela Universidade Stanford, na Califórnia. A pesquisa foi realizada com 135 mil homens e apontou que os que não possuíam filhos tinham risco 17% maior de morrer de doenças cardiovasculares.


O estudo foi feito durante 10 anos apenas com homens casados e durante esse período, 10% dos homens morreram, um em cada cinco de doenças cardíacas.


O pesquisador Dr. Michael Eisenberg acredita que algum fator relativo à paternidade, como eventuais mudanças de comportamentos e de hábitos relativos à saúde, protege contra essas doenças e faz os homens com filhos viver por mais tempo.



A descoberta pode ser relacionada com outras pesquisas já existentes que mostram a relação entre baixos níveis de testosterona e o desenvolvimento de certas doenças cardiovasculares. Não há confirmação, entretanto de que todos os homens participantes do estudo organizado pela universidade que não tinham crianças eram inférteis.


Os pesquisadores acreditam que encontrar a relação entre infertilidade e doenças cardíacas contribuirá para prevenir doenças antes que elas apareçam.


O estudo foi publicado na revista Human Reproduction.


Fonte: Uol
Projeto conceitual mostra como você fará churrasco no futuro



Cartridge Grill. (Foto: Divulgação)

Um designer resolveu misturar o amor por churrasco a uma fita do saudoso nintendinho e inventar um conceito que ajuda muito na hora da limpeza da grelha, a churrasqueira elétrica Cartridge Grill.



O responsável pelo conceito é o designer Sangwon Jung, e a ideia é tornar o churrasco algo não tão desagradável quando lembramos que ainda é preciso limpar toda a bagunça que foi feita na hora de preparar as carnes.


Para usá-la, basta unir a grelha à parte que aquece e conectá-los à uma base que vai passar a energia suficiente para que a carne - ou o alimento que desejar - possa cozinhar. Com esta união entre as duas peças em um único objeto, a limpeza é reduzida pela metade, já que você limpa uma só. A inspiração da fita de nintendinho foi inserida na forma como a grelha se conecta à base, de forma extremamente similar ao que existia nas fitas de videogame.


O conjunto também pode ser anexado a outro e assim aumentar a área da churrasqueira. A parte futurística fica por conta do controle de temperatura da grelha, que aparece em um painel na base que alimenta a energia, em uma espécie de tela de LED. O conjunto ainda pode ser usado sem fio, já que há uma bateria recarregável na base.

Via: Yanko Design


G 1
Pesquisa aponta que 72% da população do país possui algum tipo de cartão
Cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular


O número de brasileiros que possuem um meio eletrônico de pagamento aumentou nos últimos anos. Nada menos que 72,4% da população conta com algum tipo de cartão, seja crédito, débito ou os plásticos emitidos por lojas e supermercados. Em 2008, esse porcentual era de 68%.


Os números fazem parte da quarta edição da pesquisa nacional de uso de meios eletrônicos, realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões e Serviços).



O cartão de débito é o meio eletrônico de pagamento mais popular. A pesquisa mostra que 60% dos brasileiros têm um cartão assim, ante 53% em 2008. Nos cartões de crédito, o índice de posse é menor, de 53%. Já nos plásticos emitidos por lojas, redes de varejo e supermercados, o porcentual é de 28%.



As pessoas de maior renda são as que mais têm cartões. Nas classes A e B, um total de 88% das pessoas possuem algum cartão. Na classe C, o total é bem menor, de 47%. O presidente da Abecs, Cláudio Yamaguti, destaca que é entre as pessoas das classes menos endinheiradas que o mercado de cartões mais cresce, por conta do aumento das taxas de emprego e da renda da população. Em 2008, o porcentual de pessoas da classe C que tinha um cartão era de 38%, nove pontos porcentuais abaixo do índice deste ano.



A pesquisa foi feita em 11 capitais e ouviu 4 mil pessoas, entre os meses de junho e agosto. O levantamento será apresentado na tarde desta quinta-feira no "6º CMEP - Congresso de Meios Eletrônicos de Pagamentos", realizado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e pela Abecs. O evento termina amanhã em São Paulo.


A E


ClicRBS
FRASE DO DIA


"O dinheiro não tem a mínima importância desde que a gente tenha muito".
 
De um internauta
Doses moderadas de vinho auxiliam na prevenção da asma
Uma ou duas taças de vinho por semana ajudam, mas consumo excessivo pode aumentar as chances de desenvolver a doença

Duas ou três taças de vinho por semana podem reduzir o risco de asma, contudo, aqueles que ingerem a bebida em quantidades maiores estão mais propenso a desenvolver a doença, de acordo com uma pesquisa desenvolvida no Hospital Bispebjerg, em Copenhague, na Dinamarca.
A equipe de cientistas analisou aproximadamente 40 mil pessoas, com idades entre 12 e 41 anos e descobriu que aqueles que raramente bebiam tinham 6% a mais de chance de desenvolver asma, enquanto os que quem bebia em excesso tinha o risco aumentado em 4,5%, se comparados àqueles que bebiam apenas três doses por semana.


BEM-ESTAR DO CLICRBS
Infarto mata entre 10% e 15% das vítimas no Brasil

De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir o índice para 5%. Entre os fatores de risco estão pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sede


O infarto agudo do miocárdio, uma das principais causas de óbitos no Brasil, junto com o acidente vascular cerebral (AVC), mata entre 10% e 15% das suas vítimas no Brasil. De acordo com o Ministério da Saúde, a meta é reduzir o índice para 5%. Para o cardiologista João Poeys, a dica é incentivar hábitos alimentares saudáveis e a prática de atividade física, sem descuidar do histórico familiar de doenças cardiovasculares.


Esse tipo de enfermidade, segundo o médico, acontece por causa da obstrução das artérias do coração, provocada pelo acúmulo de gordura. Entre os fatores de risco estão pressão alta, taxas de colesterol e glicose elevadas, sobrepeso e obesidade, além de hábitos como fumo, baixa ingestão de frutas e verduras e sedentarismo.


Saiba mais


“Hoje um fator muito importante que a gente está vendo na prática clínica é o histórico familiar. Pacientes que, mesmo que não tenham fatores clássicos, mas com mãe ou irmão que teve infarto jovem, têm uma propensão grande de desenvolver a doença”, destacou o cardiologista.


A orientação de Poeys é que os cuidados comecem desde cedo. “É preciso acabar com o mito de que criança saudável é criança gordinha”, ressaltou. Na adolescência, é recomendada a realização de exames de sangue para medir as taxas de colesterol e glicose. Homens, a partir dos 40 anos, e mulheres, a partir dos 50, já devem começar a fazer periodicamente o teste ergométrico.


“A gente vê, no dia a dia do hospital, que a maioria dos pacientes infartados ou infartando não fazia acompanhamento médico regular, não se tratava, é sedentária e tem alimentação ruim. Infelizmente, só depois do susto que tomam com um infarto ou uma angina, eles procuram mudar o estilo de vida.”


O comerciante Plínio Rodrigues Miranda, de 56 anos, tem o perfil de quem deve se cuidar em relação a doenças cardiovasculares – está 12 quilos acima do peso, é sedentário, não se alimenta bem e trabalha muito, o que aumenta o estresse. Enquanto aguardava para ser chamado para a consulta, já conseguia adiantar o que o cardiologista cobraria.



“Ele vai dizer que tenho que emagrecer, comer mais fruta e verdura, diminuir a cerveja”, contou. Apesar de manter uma frequência de consultas há pelo menos dez anos, Miranda admite: “Preciso me cuidar mais. Já senti dor no peito, fadiga, falta de ar”, disse.


Maria Aparecida Nascimento, de 58 anos, procurou o médico depois de sentir o coração “batendo apressado”. A família da aposentada tem histórico de pressão alta. Além dela, as filhas de 32 e 38 anos já apresentam o problema. Há alguns anos, depois da primeira visita ao cardiologista, Maria passou a cuidar mais da alimentação e, mesmo sem poder fazer esforço físico, faz hidroterapia.


“Já no combate ao estresse, a religião ajuda. Tenho nove netos. O coração tem que estar bom para cuidar deles”, contou.


Gazeta do Povo
Homens também podem desenvolver câncer de mama
Campanha movimentou o Centro de CuritibaOs homens devem incluir em suas rotinas diárias o autoexame da mama. Apesar de ser em número bem menor em relação às mulheres, os homens podem sim desenvolver câncer de mama e devem tocar esta parte do corpo para detectar nódulos. Caso isto ocorra, deve procurar um médico o quanto antes.

"Eu via as campanhas de televisão sobre o assunto e um dia, durante o banho, toquei o peito e senti algo. Já fui no oncologista e uma ecografia indicou o tumor. Foi aí que eu senti aquele impacto", relata o aposentado Hamilton Ianoski, que há 10 anos teve câncer de mama.


Ele passou por uma cirurgia para a retirada do tumor e depois precisou de 12 sessões de quimioterapia e outras 30 de radioterapia para finalizar o tratamento. "Continuo indo no médico, a cada seis meses, para monitorar. E tomo um remédio indicado pelo médico para previnir o retorno do câncer", conta Ianoski.


Os homens também foram incluídos nas campanhas de prevenção. Para sensibilizar outros sobre a importância de ficar atento a isto, Ianoski fez um depoimento durante o início do calendário Outubro Rosa, na manhã deste sábado (1º), em frente à Associação Comercial do Paraná (ACP), no centro de Curitiba. O lançamento oficial ocorrerá no dia 5, no Memorial de Curitiba.


Outubro Rosa



O Outubro Rosa é um movimento que tradicionalmente chama a atenção para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. "Queremos sensibilizar os homens, as mulheres, a população em geral sobre o assunto. É algo que precisamos bater na tecla sempre. Somente no Paraná, são 2.990 casos de câncer de mama por ano", conta Kazuco Akamine, uma das vice-presidentes da ACP e coordenadora do Conselho da Mulher Executiva da instituição, que integra o Outubro Rosa. O prédio da ACP, no calçadão da Rua XV de Novembro, será o primeiro a ser iluminado de rosa, à noite, para celebrar o mês de mobilização.



"O que nos deixa extremamente animados é a adesão do poder público em relação ao Outubro Rosa. Isto tem surpreendido. Precisamos chamar a atenção constantemente para o assunto. A cada 24 segundos uma mulher é diagnosticada com câncer de mama no mundo e a cada 68 segundos uma mulher morre em decorrência da doença", explica Tânia Mary Gomes, presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (Humsol), que também integra o movimento Outubro Rosa.



O médico mastologista Cícero Urban, da unidade de mama do Hospital Nossa Senhora das Graças e professor da Universidade Positivo, enfatiza que para os homens não há necessidade de exames mais elaborados, como ecografia ou mamografia, por conta da baixa incidência da doença. Mas o autoexame sempre é bem-vindo.


As mulheres devem, além do autoexame, fazer mamografias anuais a partir dos 40 anos. Quem tem histórico familiar, o exame deve ser realizado a partir dos 35 anos. "Dependendo deste histórico, podemos fazer um rastreamento genético atrás de mutações. Mas nós ainda não conhecemos todas as mutações para câncer de mama e, mesmo que o exame dê negativo, a mulher não pode deixar de fazer as mamografias", esclarece.


Quando há muitos riscos para o surgimento do câncer de mama, pode-se optar por uma mastectomia (retirada da mama) redutora de risco. "Esta não é uma cirurgia estética. É uma operação reparadora e que tem entre 5% a 30% de possibilidade de maus resultados. Quem tem a indicação da mastectomia está preparado psicologiamente se isto ocorrer. Totalmente diferente para quem não tem a mastectomia indicada", afirma Urban. Outra alternativa é a quimioprevenção, com o uso de medicamentos específicos, mas que possuem efeitos colaterais.


A E
30% dos motoristas enviam mensagem de texto do celular enquanto dirigem, segundo pesquisa

Mulher ao volante (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa realizada na Inglaterra revelou que quase 30% dos motoristas sempre enviam mensagens de texto pelo celular ou smartphone enquanto estão dirigindo. Isso alerta para o aumento da dependência de usuários incapazes de ficar muito tempo sem verificar o celular.
Realizada pelo Ofcom, a pesquisa se baseou nas respostas de 841 motoristas. Além dos 30%, 8% das pessoas disseram mandar SMS enquanto estão no volate pelo menos uma vez por semana.

Outra pesquisa, feita pela RAC, mostrou que 44% dos jovens de 18 a 24 anos usaram seu celular enquanto dirigiam. Nele, 15% usaram para o Twitter, 8% para games e 21% para mensagens de texto.
Julie Townsend, diretora da Brake, de segurança nas estradas, declarou: "esse tipo de comportamento irresponsável é ilegal e que mata, assim não deve haver desculpas. Estamos preocupados que a absorção crescente de tecnologia pode levar a mais e mortes causadas por motoristas distraídos".


G 1
Descobertas sobre defesa do corpo humano rendem Nobel de medicina
Bruce Beutler, Jules Hoffmann e Ralph Steinman(morreu 3 dias antes de receber o prêmio) foram os escolhidos.

Prêmio foi divulgado nesta segunda-feira (3) em Estocolmo, na Suécia
Os ganhadores do Nobel de Medicina 2011: o americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman (Foto: Divulgação/Nobel)

O cientista norte-americano Bruce Beutler, o francês Jules Hoffmann e o canadense Ralph Steinman receberam o Nobel de medicina de 2011 por pesquisas sobre como o sistema de defesa do corpo humano reage a ameaças como vírus, bactérias e fungos. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira (3) em Estocolmo, na Suécia.
Segundo o comitê do Instituto Karolisnka, o trabalho premiado este ano foi importante para o conhecimento sobre o sistema de defesa do corpo humano e quais os princípios que controlam o seu funcionamento. Essas pesquisas possibilitaram novas formas de terapia contra infecções, doenças inflamatórias e até mesmo o câncer.

Beutler e Hoffmann receberam o prêmio por desvendarem como a primeira linha de defesa do corpo detecta os "invasores". Esta linha, chamada de "defesa inata", é a primeira a atacar micro-organismos que entram nas pessoas e causam doenças. Para impedir a ação deles, uma das armas utilizadas são as inflamações.Já Steinman foi lembrado pelo Instituto Karolinska pois estudou o estágio seguinte dessa resposta do corpo a ameaças. Ele descobriu um tipo de célula chamada de "dendrítica", responsável por expulsar os parasitas do corpo definitivamente.

Beutler, do instituto de pesquisa Scripps, e Hoffmann, membro da Academia Francesa de Ciências, vão dividir 10 milhões de coroas suecas. Já Steinman, da Universidade Rockfeller, nos Estados Unidos, vai receber sozinho o mesmo valor, que equivale a R$ 2,7 milhões.

Os próximos prêmios a serem anunciados ainda nesta semana serão os de física, química, literatura e da paz. No dia 10, será conhecido o vencedor na categoria economia. O prêmio Nobel, a principal celebração científica do mundo, é realizado desde 1901 e foi idealizado por Alfred Nobel, o inventor da dinamite.


Conheça a trajetória dos três cientistas


Jules Hoffmann nasceu em Luxemburgo em 1941. No ano de 1996, ele estudava moscas-de-fruta e tentava descobrir como esses insetos combatiam infecções. Durante a pesquisa, ele trabalhou com moscas com diversos genes alterados.

Um dos genes estudados era chamado "Toll". Hoffmann descobriu que quando este gene era mudado, as moscas morriam -- porque não conseguiam montar uma defesa eficiente às invasões de parasitas.

Dois anos mais tarde, o norte-americano Bruce Beutler iria prosseguir os estudos de Hoffmann, ao desvendar como mamíferos são parecidos com insetos na hora em que recebem hóspedes indesejados.

Nascido em Chicago, no ano de 1957, ele tentava descobrir como mamíferos poderiam detectar bactérias a partir de um produto que elas produziam: o lipopolissacarídeo (LPS).

Trabalhando com camundongos, Beutler descobriu que alterações em um gene dos roedores os tornava resistentes à presença do LPS, o que impedia que esses animais se protegessem das ameaças.

Esse gene era muito parecido com o gene Toll, da mosca-de-fruta. No inseto, o gene Toll produz proteínas que servem como "alarmes" para o LPS encontrado nos parasitas. Ao detectar as ameaças, os animais começam a provocar inflamações para proteger o corpo.
O resultado da pesquisa dos dois cientistas foi conhecer os sensores que formam a primeira barreira aos micro-organismos no corpo.
O canadense Ralph Steinman foi o responsável por descobrir, em 1973, as células dendríticas. A presença dessas células faz os linfócitos T - células importantes na defesa do corpo - trabalharem.
Os linfócitos T são as mesmas células atacadas pelo vírus causador da Aids. Quando não funcionam, o corpo das pessoas fica frágil contra doenças oportunistas como a pneumonia e a gripe.


G 1
Chocolate aumenta desempenho esportivo
Doce pode colaborar com o crescimento dos músculos

Chocolate aumenta desempenho esportivo

É isso mesmo: o chocolate pode proporcionar efeitos semelhantes aos exercícios aeróbios. Uma pesquisa publicada pelo Journal of Physiology, jornal americano referência em assuntos relacionados à fisiologia do corpo humano, apontou que o consumo de pequenas doses do alimento traz importantes benefícios ao rendimento esportivo.
O fato acontece porque o chocolate, principalmente o amargo, possui um composto chamado epicatequina, capaz de aumentar o número de mitocôndrias nas células dos músculos, contribuindo para o crescimento e a redução da fadiga muscular.
O estudo foi realizado em camundongos, por isso ainda é cedo para comprovar todas as vantagens do doce. Mas a substância fez com que o corpo dos animais produzissem mais mitocôndrias, gerando o crescimento das células que levam oxigênio pelo corpo e aumentando, assim, os níveis de energia.
 
Foto: Getty Images
Terra
Substância encontrada no vinho tinto pode acabar com câncer de mama, aponta estudo


Uma substância química encontrada no vinho tinto pode parar o câncer de mama, de acordo com uma nova pesquisa. Os testes em laboratório mostraram que o resveratrol, encontrado na casca da uva, poderia impedir o desenvolvimento da doença, bloqueando os efeitos do hormônio estrógeno.


Os cientistas disseram que a descoberta, publicada na revista Faseb, tem importantes implicações para o tratamento de pacientes. Sebastiano Ando, da Universidade de Calabria, na Itália, afirma: "Resveratrol é um potencial fármaco que pode ser explorado quando o câncer de mama se torna resistente à terapia hormonal."



A substância química também é encontrada em blueberries, amendoins e cranberries.



O resveratrol bloqueia o caminho do estrogênio ao combinar com o DNA no corpo da mulher para espalhar células tumorais, transformando-as em malignas.



A pesquisa descobriu que o crescimento de células de câncer de mama era reduzido drasticamente quando eram tratadas com o ingrediente natural, enquanto nenhuma alteração foi observada nas células que não foram tratadas.


Outros experimentos revelaram que o efeito estava relacionado a uma redução nos níveis de receptor de estrogênio causada pelo próprio resveratrol.


Ainda que a descoberta possa ajudar muitas pessoas, o médico e editor-chefe da revista Faseb, Gerald Weissman, aponta que de maneira alguma as pessoas devem sair e começar a usar vinho tinto ou outros suplementos para tratar o câncer de mama.




Fonte: Uol Ciência e Saúde
Amendoim reduz risco de câncer e de doenças cardiovascularesOleaginosa é fonte de vitamina, gordura e mineirais



Apesar de ser conhecido — e muitas vezes até evitado — por ser bastante calórico, o amendoim é considerado um alimento funcional. Rico em vitamina E e gordura benéfica, ele reduz os riscos de desenvolvimento de câncer e de doenças cardiovasculares, de acordo com a nutricionista Vanderlí Marchiori.


— Além de ser fonte de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, o amendoim é rico em fitoesteróis, com capacidade de reduzir o colesterol ruim e prevenir doenças — explica.


No entanto, em razão da grande quantidade de calorias, quem quer emagrecer não deve abusar da oleaginosa. Além disso, é importante ficar atento ao teor de sal que costuma ser alto quando o alimento é vendido salgado.


Bem estar do ClicRBS
Pessoas tendem a ser mais felizes pela manhã e no final de semana, diz pesquisa
Pesquisadores utilizaram o Twitter para analisar humor de pessoas em 84 países

Segundo os pesquisadores, pessoas estão felizes no início do dia e vão ficando desanimadas


As pessoas tendem a estar mais felizes pela manhã e demonstram mais alegria aos finais de semana. Sociólogos da Universidade Cornell, em Nova York, analisaram o comportamento de pessoas de várias partes do mundo a partir das publicações no microblog Twitter.



Durante dois anos, os pesquisadores usaram um programa de computador que buscava por palavras boas e ruins em 84 países de língua inglesa. O resultado, publicado na revista Science, mostra que ao amanhecer e tarde da noite as atitudes das pessoas ficam mais positivas.


Segundo a pesquisa, alguns fatores aumentam o estresse das pessoas, como ir para o trabalho e encarar o trânsito. Os cientistas afirmam ainda que, aos finais de semana, as publicações no microblog mostram que as pessoas estão mais felizes e publicam as mensagens, em média, duas horas mais tarde do que durante a semana, provavelmente porque acordam mais tarde


Fonte: Zero Hora
Novo Avon Renew promete rejuvenescer em duas semanas
Com ouro em sua formulação, creme promete uma pele até cinco anos mais jovem em apenas duas semanas

O lançamento promete uma pele até cinco anos mais nova em apensa duas semanas
Novidade da Avon, a nova fórmula do anti-idade Renew Ultimate Noite Gold Emulsion, surge com a promessa de rejuvenescer a pele em (incríveis) duas semanas e segundo a própria Avon os resultados podem ser vistos e sentidos já no primeiro dia de uso, com uma pele 400% mais hidratada.


Formulado à base de partículas de ouro e da exclusiva tecnologia Pro-Sirtuin TX, o creme ajuda a proteger o colágeno natural da pele, além de estimular a renovação celular. Por isso, em duas semanas de uso contínuo, o produto promete estimular a pele a criar novas células jovens e saudáveis que ajudam a restaurar a arquitetura celular.


Por ter uma fórmula bastante específica, o Renew Ultimate Gold é indicado para mulheres entre 45 e 69 anos. O “milagre em potinho” já pode ser adquirido com revendedoras Avon espalhadas por todo o Brasil. O preço? R$ 65,00.


Terra - Sua Pele
Nova pílula promete acabar com os cabelos brancos
Medicamento terá que ser tomado por dez anos para fazer efeito

Medicamento terá que ser tomado por dez anos para fazer efeito. Foto: Getty Images
Um dos problemas que incomoda homens e mulheres pode chegar ao fim. A empresa de cosméticos L'Oreal informou que está desenvolvendo uma pílula capaz de evitar o nascimento de cabelos brancos. As informações são do site Jezebel.


O medicamento, com o lançamento programado para 2015, contém um extrato de fruta não divulgado, que se comporta como uma enzima e protege a produção da pigmentação no cabelo.


Segundo a rede de televisão americana MSNBC, a pílula não pode alterar fios brancos existentes, só pode evitar fios coloridos de perderem os seus pigmentos. A L'Oreal afirmou que a pessoa terá que tomar a pílula todos os dias, por, pelo menos, dez anos, se quiser evitar cabelos brancos. Porém, assim que o uso do medicamento for interrompido, os cabelos sem pigmentação podem nascer.


Cientistas já começaram a questionar possíveis efeitos colaterais na pele e órgãos. Um dos pontos levantados é a da ingestão da pílula sem necessidade, pois as pessoas não sabem se terão cabelos brancos ou não.


Terra
Foto: Getty Images
Não Clique Aquí do ClicRBS
Bate coração
Um dos órgãos mais importante do corpo humano merece a sua atenção. Aprenda mais com a entrevista do especialista

Antigamente, os gregos acreditavam que o coração era o centro dos pensamentos. Hoje sabemos que isso não é verdade, mas ainda assim, esse órgão merece total atenção. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo em decorrência de doenças cardíacas. José Kawazoe Lazzoli, especialista em medicina do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE, revela em entrevista, que é possível afastar o fantasma de doenças com medidas simples.


“Uma boa alimentação, aliada à prática regular de exercícios, faz parte obrigatoriamente de um estilo de vida saudável, que deve ser adotado por todos aqueles que desejam ter uma vida mais longa e com melhor qualidade”.




Uma alimentação errada pode gerar doenças cardíacas?
Sim, principalmente o excesso de sal, açúcar refinado e gorduras saturadas e trans.


De que forma a gordura pode causar doenças no coração?
As gorduras saturadas e trans aumentam a possibilidade de haver deposição de placas de gordura nas artérias.


É verdade que o sódio (sal) prejudica o coração?
Sim, o excesso de sal é fator de risco para hipertensão arterial, que é uma doença que aumenta o risco cardiovascular (risco de infarto do miocárdio, de acidente vascular encefálico, de “dilatação do coração” e de insuficiência renal, entre outros efeitos deletérios).


E as fibras, podem ajudar a prevenir doenças nesse órgão?
As fibras produzem um melhor funcionamento dos intestinos, reduzindo a absorção de gorduras dos alimentos para a corrente sanguínea.


Quando as pessoas devem se consultar com um cardiologista?
Preventivamente, desde a infância. Hoje em dia, a cultura da prevenção está cada vez mais prevalente nos adolescentes e adultos jovens. As doenças cardiovasculares e metabólicas são silenciosas na maioria das pessoas. Assim, um check-up pode ajudar a identificar e corrigir condições clínicas que de outra forma passariam despercebidas e ajudariam a aumentar o risco cardiovascular.


Quem tem colesterol alto deve se preocupar também com o coração?
Certamente, pois o colesterol elevado é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Há níveis permitidos e proibitivos de colesterol total, de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, de acordo com o perfil do paciente. Quanto ao colesterol HDL (bom), quanto mais alto, melhor.


Quais as dicas de alimentação para quem quer ter um coração saudável?

O clássico é a dieta mediterrânea, rica em verduras, frutas, carne branca, óleos vegetais. Esse perfil alimentar, juntamente com fibras, leite semi-desnatado e derivados; e pobre em gorduras saturadas e açúcar refinado, com zero de gordura trans, seria o ideal.


Custom Editora
Terra
Sexo anal? Não entendo por que tanta polêmica, diz Fernanda Lima
A apresentadora é capa e recheio da revista "GQ" e em entrevista fala ainda sobre o tabu de a mulher ter direito ao prazer


Fernanda Lima diz que depois de apresentar "Amor e Sexo" ficou muito mais à vontade para ser quem é. Inclusive entre quatro paredes. A ex-modelo e atriz posou para um ensaio sensual e deu declarações, de fato, cheias de sinceridade à revista "GQ" de outubro. A entrevista foi conduzida pelo cantor Léo Jaime, que já fez várias participações no programa da apresentadora na Globo.


Confira a "rapidinha" com Fernanda Lima...
Sexo sem amor? “Tá valendo.”
Sexo pelo sexo? “Insatisfação eterna, muita terapia.”

Sexo Anal? “Não entendo porque tanta polêmica.”

Ainda é um tabu... “A mulher ter direito ao prazer.”

Depois do casamento o sexo se torna... “Íntimo.”

A primeira vez: “Sem traumas.”

A última vez? “Ontem.”

I G
Mulheres são mais aventureiras na cama, diz pesquisa
Elas também são mais sexualmente satisfeitas do que os homens


Elas também são mais sexualmente satisfeitas do que os homens. Foto: Getty Images

Uma nova pesquisa mostra que as mulheres são mais aventureiras e experimentais quando o assunto é sexo. No estudo feito pelo site K-Y's Good in Bed sex, elas apareceram não só como mais inclinadas a experimentar, mas também donas de fantasias mais sujas do que as presentes nos homens. As informações são do Daily Mail .


Enquanto os entrevistados - todos que estavam em relacionamento - disseram que gostavam de sexo com a luz acesa, lingerie e de fazer sexo em diferentes áreas da casa, mais mulheres do que homens se mostraram mais dispostas a ir mais longe do quarto. O resultado muda o conceito puritano representado pela mulher, segundo o diretor da pesquisa, Kristen Mark MS.


Ser sexualmente aventureira está, talvez, ligado à satisfação sexual de ambos os parceiros. Em uma pesquisa anterior, o site revelou que as mulheres são mais entediadas nos relacionamentos do que os homens, apesar de serem sexualmente mais satisfeitas.


Terra
Foto: Getty Images
Pesquisadores anunciam grande passo para tratar osteoporose
Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose. Foto: Getty Images

Uma equipe de pesquisadores da Universidade Cheng Kung, em Taiwan, descobriu que a proteína IL-20 é a chave para o tratamento da osteoporose.


A descoberta, que abre novos tratamentos para a cura da doença, foi publicada no Journal of Experimental Medicine, anunciou neste sábado (8) o diretor da equipe, Ming-Shi Chang, professor do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da universidade.



Os pesquisadores descobriram que o sangue dos doentes de osteoporose tem concentração de IL-20 maior que o normal, o que parece assinalar que esta proteína está ligada ao progresso da doença.



Com o uso de um anticorpo para a IL-20, a equipe conseguiu inibir a formação de elementos diretamente ligados à osteoporose, mas até o momento só em cobaias.



Os pesquisadores produziram cobaias com genes que bloqueiam a proteína IL-20 e as protege da osteoporose.


"O desenvolvimento de uma medicina baseada em anticorpos da IL-20 será mais efetiva que todos os tratamentos existentes contra a osteoporose", disse Chang.


A equipe taiuanesa disse que seguirá pesquisando e está disposta a colaborar com empresas farmacêuticas para o desenvolvimento de novos remédios contra a osteoporose.




EFE
Foto: Getty Images
Ver sempre o lado bom das coisas pode não ser uma boa ideia
Ver lado bom das coisas, não uma boa ideia, recortador

Ver lado bom das coisas, não uma boa ideia, recortador. Foto: Getty Images
Se você é daqueles que sempre vê uma luz no fim do túnel, cuidado: pode ser um trem vindo na direção contrária. Pelo menos é o que diz um estudo publicado na última edição da revista Nature Neuroscience, segundo o qual a nossa bem conhecida propensão a ver a vida com lentes cor de rosa pode ser ruim no que diz respeito a guardar alertas de risco em uma parte-chave do cérebro.


Tali Sharot, professora do University College de Londres, ficava intrigada em ver como tantas pessoas - mesmo quando confrontadas durante um longo período com perspectivas desanimadoras - se mantinham teimosamente, até mesmo patologicamente, otimistas. Para aprender mais, 19 voluntários foram convidados a participar de um experimento.



Sharot e seus colegas monitoraram indivíduos com um escâner de ressonância magnética funcional (fMRI), enquanto eram confrontados com situações cotidianas, variando de catastróficas a desagradáveis. Entre os 80 cenários evocados estavam ter o carro roubado, ser demitido do emprego, desenvolver Mal de Parkinson ou um câncer.



Após cada desastre hipotético, pediu-se aos voluntários que avaliassem a possibilidade do infortúnio acontecer a eles. Enquanto ainda estavam no escâner, foram informados da probabilidade média real do risco. Algum tempo depois, os voluntários quantificaram mais uma vez a possibilidade de vivenciar pessoalmente cada cenário.



Os cientistas descobriram que os voluntários revisaram suas estimativas iniciais, mas apenas quando os números reais foram menos sombrios. Se, por exemplo, previram uma probabilidade de 40% de contrair câncer, mas a probabilidade média resultou ser de 30%, eles demonstraram ser mais propensos a ajustar sua estimativa claramente para baixo. Mas se a probabilidade demonstrava ser pior do que originalmente se pensou, os voluntários simplesmente ignoraram a estatística real.



"Nosso estudo sugere que selecionados e escolhemos a informação que ouvimos", disse Sharot. "Quanto mais otimistas, menos propensos nos sentimos a sermos influenciados por informação negativa sobre o futuro", explicou.



Por quê? Nas leituras cerebrais, todos os participantes demonstraram atividade aumentada no lobo frontal - fortemente associado com o controle emocional - sempre que números reais eram melhores do que o esperado. A atividade indicou que a nova informação foi processada e armazenada. Mas quando as notícias foram mais terríveis do que o previsto, os voluntários considerados mais otimistas, em um teste de personalidade feito anteriormente, demonstraram ter menor atividade no lobo frontal.



Sharot disse que o trabalho demonstrou que o otimismo desenfreado traz riscos imperceptíveis. "Ver o copo meio cheio ao invés de meio vazio pode ser algo positivo; pode diminuir o estresse e a ansiedade e ser bom para nossa saúde e bem-estar", afirmou. "Mas também pode significar que estamos menos propensos a tomar ações preventivas, tais como praticar sexo seguro ou economizar para a aposentadoria", explicou.


Muitos especialistas, disse ela, acreditam que a crise financeira que começou em 2008 foi causada, em grande parte, por uma expectativa excessivamente otimista sobre o aumento dos valores da propriedade e a habilidade em reduzir ou acabar com as dívidas.


A F P
Terra
Banana: saiba mais sobre a fruta que só faz bem
Fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo



Esqueça a ideia propagada pela marchinha de Carnaval. Os benefícios da banana são muito maiores do que o slogan “engorda e faz crescer”. Ela é uma excelente aliada para a boa saúde. Rica em fibras, potássio, vitaminas C e A, a fruta mais célebre do Brasil promove energia e possui muitos benefícios ao nosso organismo. Possui também grande quantidade de vitaminas B1, B2, B6 e B12, além de magnésio, cálcio, ferro e ácido fólico.

A banana contém três tipos de açúcares naturais: sacarose, frutose e glicose, que combinados com as fibras, promovem grande energia: como tem 22% de carboidratos, ela é realmente mais calórica do que algumas outras frutas: uma unidade (70 g) de banana-prata fornece 62 calorias.

— Apesar disto, ela em alto valor nutricional, provoca sensação de saciedade e pode fazer parte da alimentação se consumida com moderação, sem contribuir para o ganho de peso — afirma a nutricionista funcional Patricia Davidson Haiat.

O indicado é comer, no máximo, duas unidades por dia. Um estudo realizado por três prestigiadas universidades (Berkeley, Cambridge e Twickenham), buscou o alimento considerado perfeito e completo em sua composição e ao alcance da maioria da população. Foi mostrado que, para pessoas que desejam uma solução rápida, não há melhor alimento do que a banana. Uma outra pesquisa, publicada no Journal of the American College of Cardiology, ressaltou que ela melhora a fluidez do sangue, evitando a formação de coágulos. Segundo os cientistas, quem come três bananas por dia tem risco até 21% menor de sofrer um acidente vascular cerebral.



Saiba mais sobre a banana

:: A banana contém uma substância chamada serotonina, que ajuda a relaxar e manter o bom humor, portanto pode ajudar pessoas que sofrem de depressão.

:: Por conter ferro, estimula a produção de hemoglobinas e ajuda em caso de anemia.

:: Rica em potássio e pobre em sal, perfeita para baixar a pressão arterial.

:: Ricas em fibras, a inclusão de bananas nas dietas ajuda a normalizar o trânsito intestinal, permitindo melhorar os problemas de constipação sem o uso de laxantes.

:: A banana acalma o estômago e ajuda na digestão.

:: Comer uma banana entre as refeições ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue elevados, combatendo o cansaço.
:: Seu alto teor de vitamina B acalma o sistema nervoso.
:: A fruta ajuda a normalizar o batimento cardíaco, que auxilia a ida do oxigênio para o cérebro e que regula a repartição de água pelo corpo.
:: A banana também diminui as câimbras, contendo bastante vitamina B6 e B12, indicada para quem parou de fumar, pois tira os efeitos da falta de nicotina.
:: Tem baixo teor de gordura, vitaminas A, B1, B2, B6, C, D e E e os minerais fósforo, cálcio, ferro e potássio, sua grande arma, que ajuda a evitar cãibras e dores musculares.


ClicRBS
Os poderes do Sal Grosso



O sal grosso segundo as tradições e crendices é considerado um potente purificador de ambientes. Povos distintos usam o sal para combater o mau-olhado, e deixar a casa a salvo de energias ruins. O sal é um cristal e por isso emite ondas eletromagnéticas. Ele tem o mesmo cumprimento de onda da cor violeta, capaz de neutralizar os campos eletromagnéticos negativos.

Algumas técnicas para usar o sal e melhorar a sua vida:
. Uma pitada de sal sobre os ombros afasta a inveja.
. Para espantar mau-olhado ou evitar visitas indesejáveis, coloque uma fileira de sal na soleira da porta ou um copo com água e sal do lado esquerdo da entrada.

. Depois de uma festa, lave todos os copos e pratos com sal grosso para neutralizar a energia dos convidados, purificando a louça para o uso diário.

. Na tradição africana, quando alguém se muda, as primeiras coisas a entrar na casa são: um copo de água e outro com sal. Usam sal marinho seco, num pires branco atrás da porta para puxar a energia negativa de quem entra.
. No Japão, o sal é considerado poderoso purificador. Os japoneses mais tradicionais jogam sal todos os dias na soleira das portas e sempre que uma visita mal vinda vai embora. Símbolo de lealdade na luta de sumô. Os campeões jogam sal no ringue para que a luta transcorra com lealdade.
Na cozinha o sal é imbatível.


Blog Beto Barreiros ClicRBS