segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Bate coração
Um dos órgãos mais importante do corpo humano merece a sua atenção. Aprenda mais com a entrevista do especialista

Antigamente, os gregos acreditavam que o coração era o centro dos pensamentos. Hoje sabemos que isso não é verdade, mas ainda assim, esse órgão merece total atenção. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelam que 17,3 milhões de pessoas morrem por ano em todo mundo em decorrência de doenças cardíacas. José Kawazoe Lazzoli, especialista em medicina do esporte e diretor da Sociedade Brasileira de medicina do Exercício e do Esporte – SBMEE, revela em entrevista, que é possível afastar o fantasma de doenças com medidas simples.


“Uma boa alimentação, aliada à prática regular de exercícios, faz parte obrigatoriamente de um estilo de vida saudável, que deve ser adotado por todos aqueles que desejam ter uma vida mais longa e com melhor qualidade”.




Uma alimentação errada pode gerar doenças cardíacas?
Sim, principalmente o excesso de sal, açúcar refinado e gorduras saturadas e trans.


De que forma a gordura pode causar doenças no coração?
As gorduras saturadas e trans aumentam a possibilidade de haver deposição de placas de gordura nas artérias.


É verdade que o sódio (sal) prejudica o coração?
Sim, o excesso de sal é fator de risco para hipertensão arterial, que é uma doença que aumenta o risco cardiovascular (risco de infarto do miocárdio, de acidente vascular encefálico, de “dilatação do coração” e de insuficiência renal, entre outros efeitos deletérios).


E as fibras, podem ajudar a prevenir doenças nesse órgão?
As fibras produzem um melhor funcionamento dos intestinos, reduzindo a absorção de gorduras dos alimentos para a corrente sanguínea.


Quando as pessoas devem se consultar com um cardiologista?
Preventivamente, desde a infância. Hoje em dia, a cultura da prevenção está cada vez mais prevalente nos adolescentes e adultos jovens. As doenças cardiovasculares e metabólicas são silenciosas na maioria das pessoas. Assim, um check-up pode ajudar a identificar e corrigir condições clínicas que de outra forma passariam despercebidas e ajudariam a aumentar o risco cardiovascular.


Quem tem colesterol alto deve se preocupar também com o coração?
Certamente, pois o colesterol elevado é um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares. Há níveis permitidos e proibitivos de colesterol total, de colesterol LDL (ruim) e triglicerídeos, de acordo com o perfil do paciente. Quanto ao colesterol HDL (bom), quanto mais alto, melhor.


Quais as dicas de alimentação para quem quer ter um coração saudável?

O clássico é a dieta mediterrânea, rica em verduras, frutas, carne branca, óleos vegetais. Esse perfil alimentar, juntamente com fibras, leite semi-desnatado e derivados; e pobre em gorduras saturadas e açúcar refinado, com zero de gordura trans, seria o ideal.


Custom Editora
Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário