quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Entenda por que as mulheres têm mais dores nas costas que os homens
Elencamos oito fatores de risco para o surgimento deste incômodo




As dores nas costas são um problema que atinge as mulheres por inúmeros fatores. O uso de salto alto e o tamanho dos seios, por exemplo, podem forçar a coluna e causar sérios problemas. Por isso, devido a fatores tanto fisiológicos quanto de hábitos culturais, elas sofrem destas dores por mais motivos do que eles.


O neurocirurgião especializado em coluna Marcelo Perocco lembra que toda mulher precisa entender as necessidades do próprio corpo. A prática de exercícios para o fortalecimento muscular ajuda. Uma alimentação saudável, também. No mais, alguns hábitos, como o uso de salto alto, podem ser revistos. Em casos mais sérios, porém, é preciso intervenção cirúrgica.



Conheça oito fatores que levam ao surgimento de dores nas costas:



01) Estresse emocional: ligeiramente mais comum nas mulheres, a dor cervical pode ter fundo emocional.



02) Seios grandes: os seios muito grandes e pesados podem contribuir para o estresse na coluna, causando até deformidades. Nesses casos, a redução mamária precisa ser considerada.



03) Ciclo menstrual: por conta das alterações hormonais, o ciclo menstrual pode causar dores nas costas, principalmente musculares.



04) Salto alto: sapatos muito altos desestabilizam o corpo:


— Quanto maior a altura do salto, mais o quadril se pronuncia para trás, prejudicando a coluna. A curto prazo, o uso de saltos pode gerar só dores lombares, mas, se a coluna for exposta diariamente a esse esforço, ela pode sofrer um desgaste maior, podendo gerar problemas mais graves no futuro, como uma hérnia de disco — alerta o Dr. Perocco.


05) Osteoporose: as mulheres são geneticamente mais propensas a desenvolver osteoporose. Os ossos femininos são naturalmente mais finos e leves que os dos homens. A osteoporose causa microfraturas na coluna, o que leva à dor.



06) Fibromialgia: muito mais comum em mulheres, a doença reumatológica causa dores intensas em todo o corpo.



07) Artrite: apesar de afetar homens e mulheres, elas sofrem mais com a doença por ter um esqueleto anatomicamente mais frágil.



08) Gravidez: estudos relatam que mais de 50% das gestantes sofrem com problemas na coluna durante a gravidez. Isso ocorre pelas mudanças estruturais que acontecem no corpo feminino. Com o crescimento do bebê, o centro de gravidade da gestante se desloca para frente e, para compensar, ela se curva para trás, causando a lordose.



DONNA ONLINE ZH

Nenhum comentário:

Postar um comentário