Francine Ferrari deu dicas sobre vegetarianismo
Broto de alfafa, feijão azuki e oleaginosas são alimentos que não podem faltar à mesa de um vegetariano. Essa foi uma das dicas da nutricionista Francine Ferrari.
A nutricionista esclareceu as principais dúvidas dos internautas sobre o assunto durante mais de uma hora. Ela afirmou que, assim como quem come carne, os vegetarianos precisam seguir a "pirâmide alimentar", que mostra as quantidades dos diferentes nutrientes que devem ser ingeridos por dia.
Na base da pirâmide estão os alimentos que fornecem energia, como pães e cereais, que devem ser consumidos em maior quantidade. Em seguida vêm as frutas e verduras, que contêm fibras, vitaminas e sais minerais.
O próximo grupo de alimentos é o dos construtores, que fornecem proteínas, cálcio, ferro e zinco, como carne, ovos. feijão, leite e seus derivados. No topo da pirâmida estão óleos, gorduras, açúcares, balas e salgadinhos, que devem ser ingeridos em menor quantidade.
Substituição da carne
Para susbituir a carne no prato, os vegetarianos precisam ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em ferro e proteínas, como feijão azuki, broto de alfafa e verduras de cor escura.
— Vamos fazer uma comparação: um bife pequeno equivale em medidas a um prato de sopa bem cheio de brócolis. Nos dois alimentos você precisa ingerir vitamina C para a maior absorção do ferro. Assim, sucos como abacaxi com hortelã, cenoura, laranja e couve manteiga, são ótimos e deliciosos — disse Francine durante o chat.
Ela indicou que a "dieta ideal" é diferente para cada pessoa, mas deu algumas dicas para os vegetarianos:
— Você pode consumir quatro frutas orgânicas por dia, muitos grãos como feijão, ervilha, lentilha, leite de aveia ou quinoa, massas, pães integrais e legumes e verduras de preferência cru — disse.
A nutricionista ressaltou a importância do consumo de alimentos crus, desde que sejam orgânicos, para evitar agrotóxicos nas cascas das frutas, por exemplo. Ela ainda indicou que a ingestão de suco de frutas com a comida ajuda na fixação de alguns nutrientes.
ClicRBS
Nenhum comentário:
Postar um comentário