Com propriedades similares, estes chás se diferenciam pela época de colheita e processamento
A grande quantidade de chás disponíveis no mercado podem confundir facilmente o consumidor que busca benefícios específicos para a saúde. A maioria das dúvidas recaem sobre os chás branco, verde ou preto, que são feitos da mesma planta, a camélia sinensis. Com propriedades similares, estes chás se diferenciam pela época de colheita e processamento.
Segundo a nutricionista Aline Moscoso, o processamento da planta define a quantidade de polifenóis do chá. O chá branco, por exemplo, que não sofre fermentação, é o mais rico em polifenóis, um poderoso antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento.
Todos os tipos deste chá também podem ser usados para fins de emagrecimento. Aline explica que as bebidas produzidas a partir desta planta ajudam a acelerar o metabolismo, estimulam a queima de gordura e são diuréticos. O chá verde é o mais conhecido entre os que querem perder peso, porém o chá branco pode ser ainda mais eficiente, de acordo com a nutricionista.
O chá preto é o mais concentrado em cafeína, porém, todos possuem algum percentual desta substância. Portanto, principalmente pessoas que sofrem de hipertensão e gastrite, devem cuidar com a quantidade da bebida.
— O ideal é que a pessoa procure um médico antes de tomar os chás. Na maioria dos casos, a quantidade máxima indicada é de três xícaras por dia — orienta a nutricionista.
Confira as diferenças entre cada tipo:
:: Chá Branco — As folhas e os brotos são colhidos antes das flores se abrirem, quando ainda estão cobertos por uma fina penugem que resulta num aspecto prateado, aí a origem do nome. É uma versão menos processada porque, ao contrário dos outros, não passa por fermentação. Por ser menos processado, possui mais polifenóis e cacequinas, substâncias antioxidantes que combatem envelhecimento e previnem doenças. Também é diurético, estimula a queima calórica, em alguns caso pode controlar a pressão arterial e diminuir os níveis de colesterol ruim (LDL).
:: Chá Vermelho — Acelera o metabolismo, favorece redução do colesterol e facilita a digestão. É bastante conhecido por auxiliar na queima de gordura.
:: Chá Verde — É o mais comum dos chás por ser mais abundante e mais barato. É muito utilizado para o emagrecimento pois acelera o metabolismo, é antioxidante, diurético e estimula queima calórica.
:: Chá Preto — Possui benefícios semelhantes aos demais, porém, entre os chás da planta camélia sinensis, é o mais pobre em nutrientes. Também é mais concentrado em cafeína.
BEM-ESTAR
Nenhum comentário:
Postar um comentário