quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estudo aponta que café reduz risco de câncer de próstataPesquisa da Harvard School of Public Health diz que, para reduzir risco do câncer, quanto mais café, melhor

Homens que bebem seis ou mais xícaras de café por dia apresentaram uma redução de 60% no risco de desenvolver um tipo extremamente letal de câncer de próstata, e uma redução de 20% no risco de sofrer com qualquer tipo de câncer de próstata em relação a homens que não consomem a bebida. Até aqueles que bebem apenas entre uma e três xícaras por dia já se beneficiam com uma queda de 30% do risco de ter o tipo mais letal do câncer de próstata.



— Poucos estudos analisaram especificamente a relação entre o consumo de café e o risco de câncer de próstata letal, a forma mais violenta da doença, que é praticamente impossível de prevenir. Nosso estudo é o maior até hoje a examinar se o café é capaz de reduzir o risco de câncer de próstata letal — destacou Lorelei Mucci, professora de Harvard e principal autora do trabalho.


Segundo os pesquisadores, os efeitos são os mesmos para o café descafeinado, o que leva a crer que o benefício está associado às propriedades antioxidantes e antiinflamatórias do café.


O câncer de próstata é a forma mais comum da doença diagnosticada anualmente entre os americanos, e as estimativas calculam que um em cada seis homens terá câncer de próstata ao longo da vida nos Estados Unidos.


Os principais fatores de risco associados à doença são as dietas ricas em gordura, consumo exacerbado de álcool e a exposição a produtos químicos, além da hereditariedade.


O estudo acompanhou 47.911 homens, que forneceram aos pesquisadores informações sobre seus hábitos de consumo de café entre 1996 e 2008. Ao longo da pesquisa, 5.035 deles desenvolveram câncer de próstata, incluindo 642 casos letais.


AFP
Mais peixes, menos problemas oculares
Consumo de Ômega 3 está relacionado a menor risco de desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade: DMRI




Resultados de estudos recentes realizados pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, sugerem que pacientes que consumem menos peixes e mariscos — Degeneração Macular Relacionada com a Idade — são mais propensos a desenvolver DMRI avançada.


Os pesquisadores americanos reuniram e analisaram dados dietéticos e oftalmológicos de 2.520 idosos entre 65-84 anos de Maryland. Neste grupo, foram acompanhados de perto os participantes que já apresentavam drusas — acúmulos de substâncias tóxicas nas camadas mais profundas da retina — e os que tinham anormalidades no epitélio pigmentar da retina.


Só então a relação entre o desenvolvimento de DMRI e o consumo de peixes e crustáceos foi examinada. Os resultados indicam que os idosos que consumiram uma ou mais porções de peixes e crustáceos por semana, alimentos ricos em ácidos graxos Ômega-3, tiveram um risco reduzido de desenvolver a DMRI em sua versão mais avançada, em comparação com aqueles que consumiam peixes ou mariscos com menos freqüência.


Além da pesquisa realizada na Hopkins, outros estudos de base populacional têm mostrado uma associação inversa entre a ingestão dietética de ácidos graxos Ômega-3 e o risco de DMRI tardia. Atualmente, um ensaio clínico randomizado conduzido pelo National Eye Institute, o AREDS2, investiga o efeito que o Ômega-3 e outros suplementos de ácidos graxos podem ter na progressão para DMRI avançada.


Importância do Ômega 3


O papel protetor dos peixes parece potencialmente ligado ao seu teor de Ômega-3.


— Ainda não foram investigados completamente os impactos dos diferentes tipos de peixes ou frutos do mar como fator de proteção das doenças oculares, mas já sabemos que a ingestão elevada de peixes e frutos do mar, ricos em ácidos graxos Ômega-3, como o caranguejo e ostras, têm um efeito protetor sobre a retina, o que diminui o risco de desenvolvimento da DMRI — afirma o oftalmologista Virgilio Centurion.


O Ômega-3 é importante para preservar os pequenos vasos que irrigam os olhos e ainda protege a retina contra inflamações. Não são apenas os peixes que merecem entrar no prato com mais frequência: as nozes também são protetoras da visão. Dois punhados por semana aumentariam o escudo contra o declínio da mácula. O azeite de oliva é outro exemplo. Assim como as oleaginosas, o benefício vem da mistura de gorduras saudáveis e substâncias antioxidantes, aquelas capazes de atenuar os efeitos do tempo na visão.


As gorduras benéficas selecionadas para o cardápio ainda mantêm um elo com a lubrificação do globo ocular. E quem se sobressai de novo é o Ômega-3, também consagrado no combate ao olho seco.


— Esse problema é causado por uma mudança na composição da lágrima que umidifica a córnea, que passa a evaporar mais depressa. Como os lipídios são ingredientes desse líquido, há evidências de que o ômega dos peixes e da linhaça contribua para restabelecer a normalidade das lágrimas — destaca Centurion.


Por que prevenir o aparecimento da DMRI?


Ainda que não haja uma única causa conhecida para a origem da doença, sabemos que a idade é o principal desencadeador da DMRI e que existem outros facilitadores para o aparecimento da degeneração macular, como por exemplo, o excesso de colesterol no sangue.


— A exposição à luz solar também pode desencadear a oxidação na mácula, por ocasionar morte celular na região e degenerá-la. Por isso, devemos, sempre, usar óculos de sol com proteção contra os raios UV-A e UV-B, que podem lesionar a retina — alerta o oftalmologista Juan Caballero.


Fumantes também têm mais propensão à doença, pois o cigarro acelera a oxidação do organismo e favorece a formação de drusas.


— As drusas são fortes indicativos de que há propensão para o surgimento da degeneração macular e mostram que o metabolismo está envelhecendo e não tem mais condições de eliminar as substâncias que produz — explica Caballero.


Enquanto os estudos sobre a relação da dieta e a prevenção da degeneração macular avançam, a forma mais efetiva de prevenir a doença ainda é o exame oftalmológico de rotina, que deve ser feito anualmente.


— O oftalmologista também pode solicitar exames complementares, como a angiofluoresceinografia e a tomografia de coerência óptica (OCT) para complementar o diagnóstico da DMRI — diz o oftalmologista.


A degeneração macular relacionada à idade atinge especialmente pessoas com mais de 60 anos e pode levar à acentuada perda da visão central, se não for tratada. Estima-se que aproximadamente 10% das pessoas entre 65 e 74 anos e cerca de 30% das com mais de 75 anos tenham a doença no mundo. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 2,9 milhões de pessoas com mais de 65 anos sofrem com o problema no Brasil.


— Para enfrentar a degeneração macular, apropriadamente, precisamos de campanhas para a educação dos pacientes, especialmente os idosos, sobre a existência da doença. É preciso envolver o oftalmologista generalista e o paciente, visando capacitá-los a realizar a detecção precoce da DMRI, quando as chances de melhora da visão e o controle da doença são maiores. São necessárias também ações educativas após o diagnóstico da doença, para que o paciente faça o tratamento adequadamente — defende.


SIS/SAÚDE
CLICRBS

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Diferentes doses de café ajudam a prevenir doenças
Rico em antioxidantes, o café ajuda a prevenir doenças

Foto: Getty Images


O café está em alta! Prova disso são os diversos estudos relacionando os benefícios da bebida com a saúde, divulgados nesta terça e quarta-feira (17 e 18) pelo jornal britânico Daily Mail.


Segunda bebida mais consumida em todo o mundo, perdendo espaço apenas para a água, o café pode colocar a saúde em risco pelo excesso de cafeína, mas também pode ajudar no combate de doenças como câncer e demência. Tudo vai da quantidade de café ingerida diariamente.


Uma xícara


Um estudo grego com 485 pessoas entre 65 e 100 anos mostrou que ingerir uma única xícara de café por dia pode ajudar a reduzir a pressão sanguínea, porque as artérias ficam mais saudáveis. Os pesquisadores acreditam que os antioxidantes do café aumentem a produção de óxido nítrico, um composto encontrado naturalmente no corpo e que ajuda a relaxar as paredes das artérias, diminuindo a pressão arterial.


Uma única xícara de café por dia pode ainda melhorar o funcionamento cerebral. Cientistas da Bristol University, na Inglaterra, estudaram 600 pessoas e descobriram que os que ingeriam café regularmente se saíram melhores em testes do que aqueles que não consumiam a bebida ou preferiam a versão descafeinada. "A cafeína faz com que mais açúcar chegue ao cérebro, dando energia extra ao órgão e proporcionando um aumento temporário da capacidade cognitiva", explicou Sarah Schenker, nutróloga.


Pessoas sensíveis à cafeína, mesmo com uma única xícara de café podem demorar para pegar no sono, pois a substância leva oito horas para ser totalmente eliminada do organismo.


Duas xícaras


Segundo cientistas da Universidade da Flórida, essa quantidade ajuda a manter o Alzheimer longe. O estudo ainda não foi realizado em humanos, mas as descobertas sugeriram que cerca de 200mg de cafeína - ou duas xícaras de café - por dia ajudam a prevenir o surgimento de algumas proteínas cerebrais conectadas à perda de memória ligada à doença e à demência.


Duas xícaras de café meia hora antes dos exercícios físicos também melhoram a performance dos atletas, disse um estudo publicado no International Journal of Sports Medicine. Todavia, gestantes devem limitar a ingestão de café a apenas duas xícaras porque a cafeína ajuda a elevar hormônios do estresse, como adrenalina e cortisol, que podem aumentar as chances de aborto.


Três xícaras


Em 2008, o periódico médico American Medical Journal Cancer informou que três xícaras de café por dia são suficientes para reduzir em até 1/5 os riscos de desenvolver câncer de ovário, especialmente em mulheres que nunca tomaram pílula anticoncepcional. E outra pesquisa, divulgada no Journal of American Medical Association, sugeriu que homens que ingerem esta quantidade de café teriam 40% menos chances de ter pedras na vesícula.


Em 2006, outro estudo norte-americano destacou que mais de três xícaras de café por dia poderiam aumentar a chance de ter um ataque cardíaco, por causa do aumento de cafeína, que faz o coração bater mais rápido e aumenta a pressão arterial.


Esta mesma quantidade de café, segundo pesquisadores da Lund University, de Estocolmo, seria capaz de reduzir o tamanho das mamas de algumas mulheres. O efeito da cafeína no estrogênio seria o responsável pela redução das medidas.


Quatro xícaras


Por ser rico em polifenóis, um tipo de antioxidante, o café é ligado à prevenção de cânceres. E esta seria a quantidade ideal para providenciar os benefícios destes nutrientes no organismo. Cientistas da Universidade de Utah descobriu que pessoas que bebem quatro xícaras de café por dia tem 39% menos chances de ter câncer na boca e na laringe. Outros estudos propuseram que esta dose de café previne cânceres de próstata, mama, colo e reto e diabetes tipo 2.


Como efeito colateral, pessoas que ingerem essa quantidade de café têm duas vezes mais chances de desenvolver artrite reumatoide porque a cafeína pode aumentar compostos do corpo que levam à inflamação das juntas.


Cinco xícaras


No Centro Nacional do Câncer de Tóquio (Japão), cientistas analisaram 90 mil pessoas de meia idade por dez anos e descobriram que esta quantidade de café por dia pode reduzir em 3/4 o risco de danos renais. Os antioxidantes da bebida seriam os responsáveis pelo efeito protetor.


Muitas outras pesquisas contestaram os japoneses, dizendo que cinco xícaras de café pode colaborar com o surgimento de osteoporose, visto que a cafeína interfere na absorção de cálcio pelo organismo. Entretanto, a Sociedade Nacional de Osteoporose norte-americana destacou que não há evidências conclusivas de que o café possa prejudicar os ossos, mas avisou que cinco xícaras de café - e mais nenhuma - seriam consideradas uma dose segura.


Seis xícaras ou mais


Depois de analisar 90 mil mulheres, cientista das Wayne State University, nos Estados Unidos, destacaram que seis ou mais xícaras de café por dia podem reduzir em 31% as chances de ter câncer de pele. Ao mesmo tempo, há quem diga que esta dose poderia causar desidratação, aumentar os hormônios do estresse, irritar o intestino e causar problemas cardiovasculares.


Outro estudo, da Universidade de Harvard, acompanhou quase 50 mil homens e constatou que aqueles que bebem seis xícaras ou mais de café reduzem em 20% as chances de desenvolver tumores malignos de próstata. Esse número aumenta para 60% quando comparados aos homens que não ingerem a bebida - e o café descafeinado também mostrou-se efetivo.


Terra

terça-feira, 17 de maio de 2011

Estudo sugere que cortar guloseimas em pedaços faz as pessoas comerem menos
Pesquisa foi publicada na edição de maio do jornal da Associação Americana Dietética




Procurando formas de diminuir a quantidade de coisas que come? Então, tente cortar tudo em pedaços pequenos — você pode acabar comendo menos. Um estudo descobriu que partir doces faz as pessoas comerem menos, consequentemente consumindo menos calorias.


A pesquisa, publicada na edição de maio do jornal da Associação Americana Dietética, colocou 54 estudantes universitários em duas situações diferentes. Na primeira, 20 pedaços de doce foram servidos inteiros. No outro, os 20 doces foram partidos ao meio. Em ambos os casos, os participantes se ocuparam com tarefas num computador, já que são nos momentos de distração que mais consumimos guloseimas.


De todos os voluntários, 33 (quase todos de peso normal) comeram algum doce. Durante os dois testes, as pessoas consumiram aproximadamente o mesmo número de pedaços. No cenário com pedaços pequenos, elas ingeriram uma média de 6,2 porções de doces, enquanto que, na situação com pedaços maiores, os estudantes comeram uma média de 6,9 pedaços.


Os que ingeriram os pedaços maiores consumiram cerca de 60 kcal a mais que os que comeram pedaços pequenos. Nenhuma diferença substancial foi encontrada sobre o quão faminto eles estavam, o quanto gostavam de doces e se costumam comê-los com frequência.


Os pesquisadores também perceberam que a ligação entre o tamanho da comida e a quantidade que as pessoas comem não foi afetada por variantes como a idade, o controle da quantidade de comida ingerida, índices de massa corporal (IMC) ou quanto tempo eles passaram se exercitando. Pesquisas futuras são necessárias para entender se alterar o tamanho da comida pode causar em homens e mulheres de todas as idades e IMCs o mesmo efeito para comer menos, dizem os autores.


AGÊNCIA O GLOBO
Kiwi é arma contra doenças, dizem cientistas
Kiwi é rico em polifenóis




Foto: Getty Images

Pesquisadores da Teikyo University, em Tóquio (Japão), descobriram que uma variedade do kiwi, chamada kiwi dourado, seguido das variedades verdes, é a fruta mais rica em polifenóis atualmente. Este antioxidante ajuda o organismo a brigar contra doenças e o kiwi passou na frente de outras frutas ricas no nutriente, como laranjas, gaprefuits, mexericas e maçãs, segundo o periódico Daily Mail desta terça-feira (17).


Durante os testes, voluntários ingeriram até três kiwis por dia e fizeram exames de urina para testar a quantidade de antioxidantes. De acordo com os pesquisadores, a importância da descoberta se dá pela prevenção de doenças causadas pelo estresse oxidativo, que causa danos nas moléculas e está ligado à arteriosclerose, arritmias cardíacas, câncer, Alzheimer e Parkinson.


 Terra
Vitamina C evita resfriado?
Veja mitos e verdades


Apesar do mito, o estresse não deixa o cabelo branco


Foto: Getty Images




Esqueça muitas supostas verdades que você já ouviu. Afinal, sair de casa sem agasalho não causa pneumonia, e tomar vitamina C não garante que você esteja livre de ter um resfriado. A princípio, esses e outros mitos parecem até inofensivos. Mas é preciso atenção: saber a diferença entre a verdade e as ilusões do senso comum pode melhorar a qualidade de vida e até evitar doenças.


"A maioria dos mitos relacionados à saúde são, na verdade, excesso de zelo. Sair de casa sem casaco no inverno é ruim porque você sente frio, mas isso não tem relação com a pneumonia, que é causada por bactérias", explica o diretor da clínica Health Estetic, João Marcello Branco.


"Por outro lado, outros mitos podem ser nocivos à saúde. É o caso de dizer que cigarro light causa menos mal do que o cigarro comum. Na realidade, mesmo que o nível de substâncias tóxicas seja menor, a fumaça inalada é tão nociva quanto a de qualquer outro cigarro. O ideal é evitar todo e qualquer tipo do produto", explica.


No livro Mitos da Saúde e 98 verdades que podem melhorar, prolongar e até salvar sua vida, a médica Nancy Snyderman esclarece, por outro lado, que alguns pontos da "sabedoria popular" contêm mais informações verdadeiras do que falsas - como tomar banho depois de comer.


"Quando comemos, o fluxo sanguíneo se concentra na região gastrointestinal. Se você tomar um banho muito quente ou muito frio depois de se alimentar, desvia a direção do fluxo do sangue para a região que está sendo atingida pela água. Isso pode causar uma oscilação na pressão arterial, e a pessoa se sente mal. Mas isso não quer dizer que ninguém pode tomar banho depois de fazer uma refeição. É só ter equilíbrio", esclarece o médico.


Informe-se por fontes confiáveis


De acordo com João Marcello, para evitar as armadilhas, é preciso se informar por fontes confiáveis. Isso exclui sites de busca na Internet e aquele conselho que o amigo-do-amigo-do-amigo jura ser infalível. "Isso não significa que o paciente não pode fazer pesquisas. O que não dá é para acreditar em tudo o que se lê. Quem tem dúvidas deve procurar um profissional de saúde", diz.


E, se você ficou curioso sobre a vitamina C, tão receitada para prevenir resfriados no passado, aprenda: a substância só têm efeito para maratonistas - segundo estudos internacionais, aqueles atletas que tomam uma dose diária têm probabilidade 50% menor de pegar resfriados. Para o restante da população, porém, o uso diário e por um longo período de tempo pode causar efeitos colaterais, como diarreia, além de não ajudar contra os resfriados.


Comer ovos aumenta o colesterol?
O que pode aumentar o colesterol é a forma como o alimento é preparado. Ovo frito, por exemplo, é rico em gordura, nociva para o organismo.


Ler em um ambiente com pouca luz prejudica a visão?
A baixa luminosidade cansa a vista temporariamente, mas não causa nenhum efeito permanente na estrutura ocular.


Chocolate causa acne?
O que causa acne é predisposição genética, falta de cuidados com a pele e produção excessiva de hormônios.


Estresse causa câncer?
Segundo estudos, ainda não foi comprovada a influência de nenhum fator psicológico no desenvolvimento de tumores.


Diabéticos não podem comer doces nunca?
Quem tem diabetes pode comer doces com moderação, desde que o faça com um plano de alimentação saudável orientado por um médico e pratique exercícios físicos.


Legumes congelados não são tão nutritivos quanto os frescos?
Desde que as embalagens sejam manipuladas de forma correta e o congelamento seja feito uma única vez, eles não perdem vitaminas.


Café cura bebedeira?
A cafeína reverte parcialmente o efeito sedativo do álcool, mas não livra o organismo dos males da substância. Beba com moderação.


Estresse faz o cabelo ficar branco?
O que faz os fios ficarem grisalhos é a paralisação dos melanócitos ¿ células que produzem pigmentos. Elas são geneticamente programadas para parar de produzir o pigmento capilar em determinada idade, independentemente do estresse.


O Dia
Cientistas dizem ter descoberto gene da obesidade
Um a cada dez adultos de todo o mundo é obeso


Foto: Getty Images


Um gene chamado KLF14, ligado à diabetes tipo 2 e aos níveis de colesterol, foi apontado por cientistas britânicos como sendo o gene da obesidade, segundo o periódico britânico Daily Mail desta segunda-feira (16).


Os pesquisadores da King's College London analisaram mais de 20 mil genes em amostras de tecido gorduroso de 800 britânicas e descobriram que o gene KLF14 controla a distribuição de gordura nos tecidos. O fato foi confirmado com a análise de outras 600 amostras de gordura de pessoas da Islândia. O estudo destacou que a gordura tem papel fundamental na possibilidade de desenvolver doenças metabólicas como obesidade, diabetes e problemas cardíacos.


A descoberta possibilitará a criação de medicamentos para regular o KLF14 no organismo. "Esse é o maior estudo que mostra como pequenas mudanças em um gene regulador líder pode causar uma cascata de efeitos e outros genes metabólicos", contou Tim Spector, líder da pesquisa.


Acredita-se que um a cada dez adultos em todo o mundo seja obeso. A obesidade dobrou a partir dos anos 80 e se tornou um problema de saúde pública que leva os governos a gastarem bilhões todos os anos. O problema fez ainda com que a diabete tipo 2 crescesse em níveis epidêmicos. Por isso a importância da pesquisa sobre o gene da obesidade. "O KLF14 parece agir como um líder, controlando os processos de conexão que mudam o comportamento da gordura subcutânea e distúrbios nos músculos e fígado, que contribuem com a diabetes e outros males", destacou Mark McCarthy, da Universidade de Oxford, participante da pesquisa.


Terra
Cientistas dizem que carboidratos podem ajudar a emagrecer
Cientistas descobriram que carboidratos aceleram o metabolismo


Foto: Getty Images

Durante muito tempo os carboidratos foram considerados inimigos das dietas. Mas os apaixonados por pães já podem respirar aliviados, pois pesquisadores do Centro de Nutrição Humana da Universidade do Colorado (EUA) descobriram que alimentos ricos em carboidratos, como banana, aveia, arroz integral e batatas podem na verdade acelerar o metabolismo, suprimir a fome, melhorar o humor, reduzir o estresse e acelerar a perda de peso, como divulgou o Daily Mail deste sábado (14).


Os pesquisadores estudaram 4.451 voluntários que emagreceram após a ingestão de carboidratos em forma de grãos integrais, frutas e vegetais, reduzindo o consumo de gorduras. Os cientistas chegaram a pregar que este seria o fim das dietas de alto consumo de proteínas e zero carboidrato, como a Dunkan e a Atkins, defendidas por atrizes como Penélope Cruz e Jennifer Aniston. Elisabeth Weicheselbaum, da British Nutrition Foundation, contestou que dietas ricas em proteínas emagrecem de forma pouco saudável e não ajudam a manter o peso. "Não acho que cortar carboidratos seja efetivo, mas também é importante que apenas 1/3 da dieta seja composta por este tipo de alimento", propôs.


Inspirados pelas descobertas, os cientistas escreveram o livro The Carb Lover's Diet (A Dieta dos Apaixonados por Carboidratos, em tradução livre e ainda indisponível em português), que se tornou um bestseller na Inglaterra e nos Estados Unidos em seis meses.


 Terra

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Gás com cheiro de ovos podres pode tratar impotência sexual
Metade dos homens entre 40 e 70 anos sofrem com impotência
Sulfito de hidrogênio pode ajudar a tratar impotência. Foto: Getty Images Foto: Getty Images

A notícia pode parecer uma bomba - e para alguns, é realmente! Afinal, cientistas da Universidade Hospital de Singapura analisaram mais de 30 voluntários antes de concluir que uma forma liquefeita do gás sulfito de hidrogênio, substância com cheiro de ovos podres, é eficiente no tratamento da disfunção erétil, como divulgado no periódico médico Journal of Sexual Medicine.
O gás, que é produzido em pequenas quantidades no corpo humano, seria capaz de facilitar o fluxo sanguíneo para o pênis, tornando-se uma alternativa aos medicamentos para impotência sexual. De acordo com os cientistas, apesar do cheiro ruim, o gás teria efeitos de curto e longo prazo, assim como os medicamentos.
Pesquisas sugerem que metade dos homens entre 40 e 70 anos possuem algum grau de disfunção erétil. Os medicamentos para o problema agem dilatando as veias do pênis, facilitando o fluxo sanguíneo, mas têm diversos riscos e efeitos colaterais e não são efetivos em todos os homens. O sulfito de hidrogênio seria uma saída para estes homens, embora também possa trazer riscos como inflamações, aumento da pressão arterial, diabetes e problemas cardíacos.
Uva pode ser aliada no combate ao câncer
Rica em carboidratos, vitaminas B e C, magnésio, potássio, cálcio, fósforo, cobre e iodo, fruta reúne propriedades medicinais

A uva é usada desde a antiguidade para combater febres e angina


Apreciada pelos deuses e humanos, símbolo de Baco, fonte do vinho, a uva, além de fruta deliciosa, é reconhecida por suas propriedades medicinais, podendo inclusive prevenir o câncer, segundo uma pesquisa norte-americana. Usada desde a antiguidade para combater febres e angina, na cultura chinesa, ainda hoje, também é recomendada para fortalecer a imunidade e estimular a sexualidade. Rica em carboidratos e vitaminas B e C, contém também magnésio, potássio, cálcio, fósforo, cobre e iodo. Mas, para a nutricionista catarinense Agatha Meier, a uva não precisa ser apreciada somente in natura.


Os polifenóis, substâncias encontradas na casca das uvas vermelhas, roxas, nos sucos (de preferência orgânicos) e no vinho tinto, são aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. “No suco de uva e no vinho existe o resveratrol, um tipo de polifenol capaz de diminuir a incidência de doenças cardiovasculares”, explica a nutricionista. “Essas substâncias atuam reforçando a resistência dos capilares sanguíneos e promovem a atividade da vitamina C no corpo”.


Mas o resveratrol não é o único polifenol das uvas que faz bem ao coração. De acordo com Agatha, a procianidina presente na fruta também tem o poder de nos proteger de AVC, da diabetes e até do câncer. “Estudos mostram que ela melhora o funcionamento vascular fortalecendo a camada interna dos vasos sanguíneos”, diz.


Um estudo realizado pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que o suco de uva vermelha teve efeito importante na prevenção do câncer de mama. E, para pesquisadores da Universidade de Cincinnati, ele melhora também as capacidades cognitivas. Os especialistas recomendam o consumo de 500 mililitros de suco por dia (cerca de 2 copos) para ajudar pessoas que sofrem com a perda de memória. “Só evite o excesso de açúcar para adoçar”, aconselha Agatha.


Para a nutricionista, todos os tipos de uva, inclusive a seca, trazem benefícios. Mas vale ressaltar suas diferenças. “A uva passa é quatro vezes mais calórica que a uva em estado natural”, diz. “Enquanto 100 gramas de uva vermelha ou verde têm cerca de 70 calorias, a mesma quantidade de uva passa pode chegar a ter 300 calorias.”


Custom Editora
Especial para o Terra

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vegetais do tipo allium podem reduzir incidência de câncer gástrico

O consumo de níveis elevados de vegetais como cebola, alho, cebolinha e alho-poró reduz o risco de câncer gástrico, aponta estudo

O consumo de níveis elevados de vegetais allium — cebola, alho, cebolinha, alho-poró, etc — reduz o risco para o risco de câncer gástrico, aponta um estudo que será publicado em breve no periódico Gastroenterology.

O cientista Yong Zhou avaliou o efeito quimiopreventivo dos vegetais. O estudo foi do tipo meta-análise, na busca por pesquisas de corte e de caso-controle para analisar a possível associação entre o consumo desses produtos e o risco para câncer gástrico.

O autor incluiu em sua revisão pesquisas realizadas desde 1º de janeiro de 1966 até 1º de setembro de 2010. Foram analisados um total 19 estudos de caso-controle e dois estudos de coorte, que contou com 543.220 pessoas.

Na análise conjunta de todos os estudos, o consumo de grandes quantidades de vegetais da família Allium, em comparação entre o consumo dos grupos de maior e menor ingestão, reduziu o risco de câncer.

Esta meta-análise, embora forneça fortes evidências de que o aumento do consumo de vegetais allium está associado com risco reduzido de câncer gástrico, devido à confusão potencial e erro de classificação do consumo, estes resultados devem ser considerados com cautela.


SIS/SAÚDE
BEM ESTAR DO CLICRBS
Café pode proteger mulheres de forma agressiva de câncer


O café pode proteger as mulheres de uma forma agressiva de câncer de mama, especialmente se tomadas cinco ou mais xícaras ao dia, de acordo com pesquisa que aparece nesta quarta-feira na publicação Breast Cancer Research. As mulheres que bebem bastante café têm possibilidades menores de desenvolver o chamado câncer de mama com receptores de estrogênios negativos, que não respondem a certos fármacos, por isso que a quimioterapia é geralmente a única opção.


Por este estudo, feito por analistas do Instituto Karolinska de Estocolmo, as mulheres que tomam muito café têm possibilidades menores de desenvolver o câncer do que aquelas que bebem pouco. Os investigadores analisaram os casos de 6 mil mulheres que entraram na menopausa. Assim, entre as que bebiam cinco xícaras ou mais de café ao dia o risco de desenvolver o câncer de mama se reduzia em 57% comparado com as que tomavam menos de uma xícara cheia.


"Acreditamos que o alto consumo diário de café está associado à significativa redução de câncer de mama com receptores de estrogênios negativos entre as mulheres que entraram na menopausa", assinalam os analistas na publicação. Outros estudos sugeriram que o café reduz o risco de outros cânceres, incluído o de próstata e o de fígado. Os pesquisadores do instituto acreditam que o café pode ter compostos que afetam diferentes tipos de câncer de mama.


Para a diretora de política da organização Breakthrough Breast Cancer, Caitlin Palframan, "o interessante é que esta investigação sugere que o café pode reduzir o risco de câncer de mama (de estrogênios) negativo". "Mas nem todos os estudos estão de acordo sobre os efeitos de consumir café e, portanto, não encorajaríamos as mulheres a aumentar o consumo de café para protegê-las do câncer de mama".


"O que sabemos é que as mulheres podem reduzir as possibilidades de desenvolver câncer de mama se mantêm bom peso, reduzem o consumo de álcool e fazem atividade física regularmente", acrescentou Palframan.


E F E
Um a cada sete derrames acontecem durante o sono


Foto: Getty Images


Após analisar 1.854 casos de pessoas que visitaram as emergências de hospitais por causa de derrames cerebrais, pesquisadores da Universidade de Cincinnati (EUA) descobriram que 14% dos AVCs isquêmicos acontecem durante o sono, reduzindo a chance de danos no cérebro pela rapidez no socorro, como divulgou a American Academy of Neurology em artigo publicado no periódico médico Neurology desta terça-feira (10).


O derrame isquêmico é causado por um bloqueio no fluxo de sangue cerebral, geralmente causado por um coágulo e o tratamento deve ser administrado em até poucas horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. "Quando a pessoa acorda por causa dos sinais do derrame, geralmente não recebe o tratamento adequado porque não sabemos precisar exatamente quando ele começou", disse Jason Mackey, coautor da pesquisa.


Quando o paciente procura o hospital em poucas horas após o início dos sintomas, os médicos administram uma droga chamada TPA que elimina o coágulo de sangue. Todavia, se passar muito tempo, o medicamento não pode ser usado, pois aumentaria a chance de uma hemorragia que pioraria o quadro do paciente. "Por isso é quase impossível usar tPA nos pacientes que acordaram com derrame e os danos cerebrais neles podem ser permanentes", explicou Byron K. Lee, professor associado da Universidade da Califórnia.


A principal recomendação médica é para que o paciente procure ajuda médica sempre que acordar com algum mal-estar, em especial se houver algum dos sintomas do AVC presente:
- Paralisia ou fraqueza na face ou membros, em especial em um único lado do corpo;
- Dificuldade súbita para andar ou manter o equilíbrio;
- Dificuldade súbita de enxergar;
- Fala enrolada;
- Confusão ou dificuldades para falar ou entender frases simples;
- Dor de cabeça severa e sem causa aparente.


Terra

terça-feira, 10 de maio de 2011

Broto de alfafa e feijão azuki são essenciais no prato dos vegetarianos, diz nutricionista

Francine Ferrari deu dicas sobre vegetarianismo
Broto de alfafa, feijão azuki e oleaginosas são alimentos que não podem faltar à mesa de um vegetariano. Essa foi uma das dicas da nutricionista Francine Ferrari.


A nutricionista esclareceu as principais dúvidas dos internautas sobre o assunto durante mais de uma hora. Ela afirmou que, assim como quem come carne, os vegetarianos precisam seguir a "pirâmide alimentar", que mostra as quantidades dos diferentes nutrientes que devem ser ingeridos por dia.


Na base da pirâmide estão os alimentos que fornecem energia, como pães e cereais, que devem ser consumidos em maior quantidade. Em seguida vêm as frutas e verduras, que contêm fibras, vitaminas e sais minerais.


O próximo grupo de alimentos é o dos construtores, que fornecem proteínas, cálcio, ferro e zinco, como carne, ovos. feijão, leite e seus derivados. No topo da pirâmida estão óleos, gorduras, açúcares, balas e salgadinhos, que devem ser ingeridos em menor quantidade.


Substituição da carne


Para susbituir a carne no prato, os vegetarianos precisam ingerir grandes quantidades de alimentos ricos em ferro e proteínas, como feijão azuki, broto de alfafa e verduras de cor escura.


— Vamos fazer uma comparação: um bife pequeno equivale em medidas a um prato de sopa bem cheio de brócolis. Nos dois alimentos você precisa ingerir vitamina C para a maior absorção do ferro. Assim, sucos como abacaxi com hortelã, cenoura, laranja e couve manteiga, são ótimos e deliciosos — disse Francine durante o chat.


Ela indicou que a "dieta ideal" é diferente para cada pessoa, mas deu algumas dicas para os vegetarianos:


— Você pode consumir quatro frutas orgânicas por dia, muitos grãos como feijão, ervilha, lentilha, leite de aveia ou quinoa, massas, pães integrais e legumes e verduras de preferência cru — disse.


A nutricionista ressaltou a importância do consumo de alimentos crus, desde que sejam orgânicos, para evitar agrotóxicos nas cascas das frutas, por exemplo. Ela ainda indicou que a ingestão de suco de frutas com a comida ajuda na fixação de alguns nutrientes.


ClicRBS

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Videogame estimula adolescentes a comerem mais, diz estudo
Estudo canadense mostra que adolescentes tem ingestão calórica maior após gastarem tempo jogando vídeo game


Foto: Getty Images


Jogar videogame pode fazer garotos que estão na fase da adolescência comerem mais, de acordo com um estudo canadense divulgado pelo jornal britânico Daily mail. O levantamento mostrou que, após a prática, os garotos ingerem em média 163 calorias a mais do que comeriam normalmente.


O líder do estudo, Jean-Philippe Chaput, procurou saber se o videogame pode de fato afetar os hábitos de alimentação. Embora não tenha notado alterações nos níveis de hormônios do apetite, ele acredita que este tipo de atividade desencadeia um efeito de estresse mental.


Com isso, os garotos acabam satisfazendo a necessidade de uma "recompensa" exigida pelo cérebro por meio da comida. Além disso, ele acrescenta que a tendência é que as escolhas, nestes casos, sejam justamente os vilões da boa alimentação: opções carregadas em gordura e açúcar, como chocolates e biscoitos.


O especialista explica que o estresse mental causado pelo jogo de videogame pode enganar o cérebro, indicando que ele trabalhou demais e, por isso, precisa repor calorias.


Calorias perdidas, porém, recuperadas


Chaput também liderou um estudo no ano passado que testou adolescentes em duas situações. No primeiro dia, eles jogavam um jogo de futebol no videogame por uma hora depois de terem almoçado.


Na manhã seguinte, permaneciam em relaxamento antes do almoço e, então, iam pra casa e faziam registros do que comeram ao longo do dia.Os adolescentes gastaram mais energia jogando videogame do que relaxando, mas o consumo de comida foi mais recompensado do que a energia queimada naquele dia.


Chaput lembra que, ainda que os resultados da pesquisa não tenham mostrado um aumento de ingestão calórica muito expressivo, a longo prazo, os efeitos podem ser agravados. No entanto, para alívio geral da garotada, ele não culpa os videogames pela epidemia de obesidade infantil: "A prevenção de obesidade é complexa. Este é apenas um fator em do quadro geral", finaliza.


Terra
Chocolate e vinho juntos fazem bem à mente, diz pesquisa
Ricos em polifenóis, vinho e chocolate ajudam o cérebro
Combinação de vinho tinto e chocolate faz bem ao cérebro. Foto: Getty Images
 Foto: Getty Images
Cientistas da Northumbria University constataram que a combinação entre chocolate e vinho tinto faz bem para a mente. Segundo os pesquisadores, por serem ricos em polifenóis, a combinação dos dois alimentos ajuda a dilatar as veias, facilitando o suplemento de sangue ao cérebro, como divulgado no jornal britânico Daily Mail nesta sexta-feira (6).
De acordo com os pesquisadores, o aumento do fluxo sanguíneo no cérebro leva açucares e oxigênio ao órgão, tornando mais fácil e rápida a realização de cálculos complexos. Emma Wightman, líder da pesquisa, destacou que os efeitos são melhores percebidos em pessoas mais velhas, cujo fluxo sanguíneo cerebral tende a diminuir naturalmente.
Durante a pesquisa, voluntários tomaram cápsulas de resveratrol, um ingrediente "maravilhoso" do vinho tinto e tiveram seus cérebros escaneados. "Estudos mostram que o resveratrol só traz benefícios e não tem contraindicações, podendo ser ingerido em forma de suplementos", contou Emma ao jornal britânico. Crystal Haskell, supervisora da pesquisa, realizou testes com voluntários, substituindo o resveratrol pelos polifenóis do chocolate, e constatou que o doce é capaz de retardar o cansaço cerebral após exercícios matemáticos intensos. Assim, a combinação de vinho tinto e chocolate se torna ainda mais efetiva para a saúde mental.
Intolerância à lactose pode ser problema psicológico

Foto: Getty Images
Muitas pessoas suam frio quando pensam em uma simples xícara de café com leite, porque pensam nos terríveis sintomas da intolerância à lactose. Todavia, pesquisadores da Universidade de Milão descobriram que muitas pessoas que pensam ser intolerantes ao açúcar do leite estão, na verdade, com problemas emocionais como depressão, estresse e ansiedade, como divulgou o Daily Mail desta segunda-feira (9).

Embora os sintomas sejam reais, o problema está na cabeça e, ao cortar os alimentos derivados de leite da dieta, muitos dos pacientes que pensam ter intolerância à lactose acabam com falta de cálcio e problemas ósseos.

Os cientistas analisaram 100 pessoas que se queixavam de dores de estômago, diarreia e flatulência e que acreditavam ser intolerantes ao açúcar do leite e concluíram que muitos possuíam problemas psicológicos que geravam os mesmos sintomas. "Os médicos devem submeter o paciente com tais indícios a uma série de exames físicos e psicológicos antes de dar o diagnóstico de intolerância, assim como as pessoas devem procurar o médico antes de cortar o leite e seus derivados da dieta", anunciou Guido Basilico, líder da pesquisa.


Terra
Proteja-se dos 10 piores alimentos de todos os tempos para saúde
Refrigerante diet encabeça a lista da nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook


Há algumas semanas, a lista dos dez piores alimentos de todos os tempos, segundo a nutricionista canadense Michelle Schoffro Cook, se disseminou pela internet. Dentre eles, estavam o sorvete, a pizza, o cachorro-quente e o refrigerante. Que atire a primeira pedra quem nunca se rendeu a alguma dessas delícias! Mas o que pouca gente sabe é que os perigos desses alimentos vão muito além da questão estética; são um risco para a saúde.



Confira os comentários da nutricionista do Consultório Bem-Estar, Julia Dubin Melnick, sobre a lista dos alimentos indicados por Michelle:


:: 10º lugar: Sorvete
O que diz Michelle: Apesar de existirem versões mais saudáveis que os tradicionais sorvetes industrializados, o sorvete geralmente possui altos níveis de açúcar e gorduras trans, além de corantes e aromatizantes artificiais, muitos dos quais possuem substâncias químicas que podem causar danos no cérebro e no sistema nervoso.
O que diz Julia: Está de acordo com Michelle, mas ainda acrescenta que a maioria dos sorvetes apresenta gorduras que aumentam o colesterol ruim, o risco de infartos e acidentes vasculares cerebrais.


:: 9º lugar: Salgadinho de milho
O que diz Michelle: Afirma que desde o surgimento dos alimentos transgênicos, a maior parte do milho que comemos é um "Frankenfood", ou "comida Frankenstein". Ela aponta que esse alimento por causar flutuação dos níveis de açúcar no sangue, levando a mudanças no humor, ganho de peso, irritabilidade, entre outros sintomas. Além disso, a maior parte desses salgadinhos é frita em óleo, que vira ranço e está ligado a processos inflamatórios.
O que diz Julia: Explica que a maneira com que estes salgadinhos são apresentados é praticamente isenta de fibras. O milho é rico em fibras, mas o salgadinho perde completamente esse benefício.


:: 8º lugar: Pizza
O que diz Michelle: Nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de conservantes. Feitas de farinha branca, elas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.
O que diz Julia: Realmente, a farinha eleva o risco do sobrepeso e diabetes. Ainda quanto ao queijo no topo da pizza, além de ser extremamente calórico e gorduroso, é muito salgado, o que aumenta o risco de obesidade, infarto e hipertensão.


:: 7º lugar: Batata frita
O que diz Michelle: Batatas fritas contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, como também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.
O que diz Julia: Essa maneira de apresentação da batata, ou seja, frita, realmente não traz nenhum beneficio a saúde, apenas faz mal. A recomendação é evitar.


:: 6 lugar: Salgadinhos de batata
O que diz Michelle: Além de causarem todos os danos das batatas fritas comuns e não trazerem nenhum benefício nutricional, esses salgadinhos contêm níveis mais altos de acrilamida, que também é cancerígena.
O que diz Julia: Salgadinhos não são nutritivos, não têm vitaminas ou minerais, servem somente como ingestão de calorias vazias em termos de nutrição.


:: 5º lugar: Bacon
O que diz Michelle: O consumo diário de carnes processadas, como bacon, pode aumentar o risco de doenças cardíacas em 42% e de diabetes em 19%. Um estudo da Universidade de Columbia descobriu ainda que comer 14 porções de bacon por mês pode danificar a função pulmonar e aumentar o risco de doenças ligadas ao órgão.
O que diz Julia: O bacon é comprovadamente uma fonte de muita gordura saturada, aquela que aumenta o colesterol ruim. Deve ser banido.


:: 4º lugar: Cachorro-quente
O que diz Michelle: Um estudo da Universidade do Havaí pode comprovar que o consumo de cachorros-quentes e outras carnes processadas amplia o risco de câncer de pâncreas em 67%. Um ingrediente encontrado tanto no cachorro-quente quanto no bacon é o nitrito de sódio, uma substância cancerígena relacionada a doenças como leucemia em crianças e tumores cerebrais em bebês. Outros estudos apontaram que a substância pode desencadear câncer colorretal.
O que diz Julia: A salsicha é uma grande vilã, pois apresenta muito sódio, aumentando o risco de hipertensão em adultos e crianças.


:: 3º lugar: Donuts (Rosquinhas)

O que diz Michelle: Entre 35% e 40% da composição dos donuts é de gorduras trans, "o pior tipo de gordura que você pode ingerir", alerta a nutricionista. Essa substância está relacionada a doenças cardíacas e cerebrais, além de câncer. Para completar, esses alimentos são repletos de açúcar, condicionadores de massa artificiais e aditivos alimentares, e contém, em média, 300 calorias cada.
O que diz Julia: São alimentos que apresentam muito açucar e gordura, aumentando o risco de obesidade e diabetes.


:: 2º lugar: Refrigerante
O que diz Michelle: De acordo com uma pesquisa do Dr. Joseph Mercola, "uma lata de refrigerante possui em média 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 e 55 mg de cafeína, além de estar repleta de corantes artificiais e sulfitos". Além disso, essa bebida é extremamente ácida, sendo necessários 30 copos de água para neutralizar essa acidez, que pode ser muito perigosa para os rins. Para completar, ela informa que os ossos funcionam como uma reserva de minerais, como o cálcio, que são despejados no sangue para ajudar a neutralizar a acidez causada pelo refrigerante, enfraquecendo os ossos e podendo levar a doenças como osteoporose, obesidade, cáries e doenças cardíacas.
O que diz Julia: Concorda plenamente com Michelle. Diz que o refrigerante não traz nenhum benefício à saúde, muito pelo contrário, só faz mal.


:: 1º lugar: Refrigerante Diet
O que diz Michelle: É o pior alimento de todos os tempos", pois, além de possuir todos os problemas dos refrigerantes tradicionais, as versões diet contêm aspartame, que agora é chamado de AminoSweet. De acordo com uma pesquisa de Lynne Melcombe, essa substância está relacionada a uma lista de doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar e por açúcar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça e enxaquecas, perda auditiva, palpitações cardíacas, hiperatividade, insônia, dor nas articulações, dificuldade de aprendizagem, TPM, cãibras musculares, problemas reprodutivos e até mesmo a morte. Os efeitos do aspartame podem ser confundidos com a doença de Alzheimer, síndrome de fadiga crônica, epilepsia, vírus de Epstein-Barr, doença de Huntington, hipotireoidismo, doença de Lou Gehrig, síndrome de Lyme, doença de Ménière, esclerose múltipla, e pós-pólio.
O que diz Julia: Refrigerante normal, diet, light, zero... São todos extremamente prejudiciais à saúde.
O quanto antes parar de ingerir, melhor.


BEM-ESTAR DO CLICRBS

terça-feira, 3 de maio de 2011

Perigo aos iniciantes
Levantamento aponta que 90% dos praticantes não consultam médicos antes de começar


Foto: Getty Images



Um levantamento realizado pela Secretaria de Estado da Saúde da capital paulista, com base nas informações do Ambulatório Médico Esportivo do hospital estadual Ipiranga, apontou que 90% dos esportistas amadores não realizam consultas médicas ou exames cardiológicos antes de começarem a praticar uma atividade física. Por isso, a quantidade de lesões musculares provocadas pelo erro de treinamento é grande.


Segundo o estudo, entre as lesões mais frequentes que acometem os esportistas, 70% ocorrem no joelho e os outros 30% estão divididos entre lesões musculares, entorses de tornozelo, fraturas e contusões.


Para o diretor do Ambulatório, Ricardo Galotti, esses números revelam uma situação preocupante. “Se uma pessoa com patologias cardíacas praticar um esporte que exija muito esforço, ela poderá ter complicações que podem levá-la a morte. As patologias ortopédicas também podem piorar com uma atividade física inapropriada”, explica.


“Passar por uma consulta médica antes de iniciar qualquer prática esportiva é fundamental para prevenir complicações de saúde e para saber qual é o exercício é mais adequado ao quadro clínico de cada pessoa”, completa Galotti.


O Ambulatório Médico Esportivo do Hospital Ipiranga é especializado em orientações esportivas para atletas, profissionais ou não, prescrição de exercícios físicos e tratamento de lesões. Os atendimentos ocorrem todas as quintas-feiras, a partir das 12h30, para pacientes com encaminhamento de postos de saúde ou outros serviços.


Terra
W Run
Cirurgia a laser pode ser solução para problemas de visão comuns depois dos 40 anos
Especialista aponta cirurgia a laser como importante recurso para corrigir presbiopia e acabar com troca-troca de óculos



A presbiopia é a condição mais comum na meia-idade. Alguns sentem o problema se aproximando antes dos 40 anos. Mas a maioria das pessoas provavelmente enfrentará dificuldades para enxergar de perto antes de completar 50 anos. O que mais incomoda na condição é a perda de acomodação, ou seja, a pessoa passa a aproximar e afastar dos olhos o que deseja ler até encontrar uma posição mais cômoda para enxergar com nitidez.


— A principal queixa dos pacientes na faixa dos 40 anos é a necessidade de carregar sempre três óculos: o de sol (que não se deve dispensar nem nos dias nublados) um para enxergar de longe e outro de perto — diz o médico oftalmologista Renato Neves.

De acordo com o especialista, a cirurgia a laser é um dos recursos mais indicados para quem quer por fim ao interminável troca-troca de óculos.


— Depois da cirurgia, o paciente pode ir ao cinema e preencher um cheque sem precisar ficar alternando os óculos. Aliás, em 98% dos casos não há necessidade de nenhum tipo de óculos sequer, somente o de sol — explica.


Segundo o médico, não há técnica que apresente melhores resultados, por enquanto, do que a combinação do uso de técnicas com laser. De acordo Renato, a tecnologia permite verificar os problemas ocorridos quando a luz atinge os olhos com 25 vezes mais precisão do que métodos antigos.


O oftalmologista afirma que essa análise de frente de onda detecta pequenas alterações da visão que vão além dos erros de refração, como miopia, astigmatismo e hipermetropia. Sendo assim, cada paciente tem um tratamento personalizado que torna a córnea perfeita do ponto de vista óptico.

— Estudos mostram que praticamente a totalidade das pessoas submetidas à técnica atingiram mais do que 20/20 de visão, ou seja, visão mais que perfeita — finaliza.


BEM-ESTAR DO CLICRBS